461
119. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NACONSTRUÇÃO CIVIL EA
PRODUÇÃO EM ESCALADAHABITAÇÃO NO BRASIL: CONFORMAÇÕES E
CONTRAPONTOS
GARCIA, Camila M.*
1
(camila.mgarcia@hotmail.com); SHIMBO, Lucia Z.
1
(luciashimbo@gmail.com)
1
Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU-USP), Brasil
RESUMO
A pesquisa aborda a questão da formação profissional de trabalhadores da construção civil no
contexto de crescimento da produção habitacional ocorrida no Brasil a partir dos anos 2000,
fomentada pela abertura ao capital das grandes empresas construtoras e por programas
habitacionais. Serão analisados processos recentes sob a ótica de duas vertentes: uma de acordo
com a lógica da produção habitacional em larga escala, chamada de “conformação”, e seu
“contraponto”, experiências nacionais ou internacionais que buscam aliar conhecimentos técnicos
a uma formação mais ampla, visando também o desenvolvimento social. Foi adotada a abordagem
de pesquisa qualitativa, utilizando-se combinadamente a pesquisa bibliográfica, a pesquisa
documental e a pesquisa de campo. Foram escolhidas quatro experiências para aprofundar a
análise das duas vertentes: Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI), Brasil; Instituto da
Construção, Brasil; Centro Experimental de la Vivienda Económica (CEVE), Córdoba, Argentina;
Mulheres de São Carlos Construindo Autonomia, Brasil. Como resultados, é possível perceber, por
um lado, que a formação profissional promovida pelo setor privado e por parcerias público-privadas
está intimamente relacionada às profundas transformações ocorridas no setor imobiliário e da
construção civil, dentro de um contexto mais amplo de financeirização da economia e de difusão do
paradigma produtivo da flexibilização do trabalho. Por outro, iniciativas como a do CEVE, promovida
pelo terceiro setor, articulado com o setor público e/ou com o setor privado, diferem-se por atingirem
uma intervenção direta na realidade de populações de baixa renda, urbanas ou rurais, através da
transferência tecnológica de sistemas construtivos “apropriados e apropriáveis” e da lógica de
gestão integral do habitat, que aborda a questão habitacional em um contexto mais amplo de
problemática social.
Palavras-chave:
Construção civil; Formação profissional; Política habitacional; Mercado imobiliário;
Transferência tecnológica.
PROFESSIONAL EDUCATION IN CONSTRUCTION AND LARGE-SCALE
HOUSING PRODUCTION IN BRASIL: CONFORMATIONS AND
COUNTERPOINTS
ABSTRACT
This research addresses the problem of professional education in construction, in context of
increasing of housing production in large-scale occurred in Brasil from the 2000s, along with the
phenomenon of opening up the capital of big construction companies. Will be analyzed qualitatively
the recent processes of professional education, from the point of view of two strands: one in
agreement with the large scale housing production logic, called “conformation”, and its
“counterpoint”, which refers to national or international experiences that combine technical
knowledges with a wider and more critical education, with the goal of social development. It was