457
a) Conhecimento Teórico acerca da EA:
Para a educação infantil, as três professoras afirmam ter conhecimento sobre a Educação ambiental
e sua importância para o cotidiano. Mas apenas uma das educadoras, ou seja, 33% da amostragem
afirma conhecer a Lei 9.975/99.
Os professores do ensino fundamental são unânimes ao afirmarem o conhecimento sobre a
educação ambiental e a PNEA.
b) Aplicabilidade da Educação Ambiental
Na EMEI, foi possível verificar que 100% das professoras entendem que a aplicação da EA é muito
inicial, onde as experiências com a horta e o reaproveitamento da água são pequenas iniciativas
dentro da amplitude do tema. Reconhecem a edificação com a cobertura vegetal, mas consideram
que não está incorporada na rotina Escolar. A participação da comunidade foi apontada,
demonstrando que ela existe, mas ainda de forma reduzida, em parte pelo pouco incentivo da SMED
e em outro pela aplicação de questões relacionadas à EA apenas em determinadas datas
comemorativas ligadas ao meio ambiente.
Na EMEF, a aplicação da EA de forma transversal na escola encontra certo receio em 40% dos
participantes. No quesito da participação da comunidade escolar, a maioria afirma que alunos e pais
são participativos e salientam a necessidade de ampliação das atividades.
c) Percepção dos Espaços Educadores Sustentáveis
A escola Infantil apresentou nas questões relativas à arquitetura sustentável; tendo o uso de
cobertura vegetal e o reaproveitamento das águas pluviais como estratégias; o entendimento dos
conceitos gerais e afirmam que poderiam ser usados didaticamente, através da consciência e
atividades com as crianças e comunidade. Afirmam que estas estratégias seriam positivas, pois
auxiliaria na transversalidade da EA.
A escola fundamental demonstrou que questões sobre arquitetura sustentável e suas estratégias
passivas de projeto são de conhecimento do corpo docente entrevistado e que a aplicação destes
é importante para a disseminação de conceitos ligados a EA. Também são unanimes ao
reconhecerem a importância da bio arquitetura nas práticas pedagógicas da educação ambiental
em todo o currículo escolar.
4.1.2 Alunos do Ensino Fundamental
Os alunos que participaram da atividade para o preenchimento das respostas do questionário foram
ao todo 8, com idades que variam dos 11 aos 16 anos. A pergunta inicial, que objetiva verificar o
nível de entendimento dos alunos a respeito da EA, demonstrou que 25% entendem o tema de
forma mais ampla, onde o meio ambiente e as relações pessoais são integrantes do assunto. Os
75% restantes vinculam a EA apenas a questões ecológicas. O entendimento sobre o amplo tema
da sustentabilidade é percebido por muitos quantos a seus conceitos e vincula principalmente ao
consumo responsável sem comprometer as gerações futuras. Temas como a separação do lixo, o
reaproveitamento e uso racional da água, a horta e a composteira são mencionados. Ao serem
confrontados com a pergunta sobre como a escola poderia se tornar mais sustentável, os itens que
mais se destacaram foram: gastar menos papel, uso racional da água, salas ao ar livre,
reaproveitamento das águas pluviais e a criação de áreas sombreadas. O entendimento dos alunos
a respeito da arquitetura sustentável e as estratégias que deveria possuir apresentaram respostas
diretamente ligadas ao quiosque sustentável, onde itens como o telhado verde, reaproveitamento
das águas pluviais e materiais recicláveis de baixo impacto ambiental foram bastantes destacados.
Todos reconhecem o LIAU como uma edificação sustentável.