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a) Conhecimento Teórico acerca da EA:

Para a educação infantil, as três professoras afirmam ter conhecimento sobre a Educação ambiental

e sua importância para o cotidiano. Mas apenas uma das educadoras, ou seja, 33% da amostragem

afirma conhecer a Lei 9.975/99.

Os professores do ensino fundamental são unânimes ao afirmarem o conhecimento sobre a

educação ambiental e a PNEA.

b) Aplicabilidade da Educação Ambiental

Na EMEI, foi possível verificar que 100% das professoras entendem que a aplicação da EA é muito

inicial, onde as experiências com a horta e o reaproveitamento da água são pequenas iniciativas

dentro da amplitude do tema. Reconhecem a edificação com a cobertura vegetal, mas consideram

que não está incorporada na rotina Escolar. A participação da comunidade foi apontada,

demonstrando que ela existe, mas ainda de forma reduzida, em parte pelo pouco incentivo da SMED

e em outro pela aplicação de questões relacionadas à EA apenas em determinadas datas

comemorativas ligadas ao meio ambiente.

Na EMEF, a aplicação da EA de forma transversal na escola encontra certo receio em 40% dos

participantes. No quesito da participação da comunidade escolar, a maioria afirma que alunos e pais

são participativos e salientam a necessidade de ampliação das atividades.

c) Percepção dos Espaços Educadores Sustentáveis

A escola Infantil apresentou nas questões relativas à arquitetura sustentável; tendo o uso de

cobertura vegetal e o reaproveitamento das águas pluviais como estratégias; o entendimento dos

conceitos gerais e afirmam que poderiam ser usados didaticamente, através da consciência e

atividades com as crianças e comunidade. Afirmam que estas estratégias seriam positivas, pois

auxiliaria na transversalidade da EA.

A escola fundamental demonstrou que questões sobre arquitetura sustentável e suas estratégias

passivas de projeto são de conhecimento do corpo docente entrevistado e que a aplicação destes

é importante para a disseminação de conceitos ligados a EA. Também são unanimes ao

reconhecerem a importância da bio arquitetura nas práticas pedagógicas da educação ambiental

em todo o currículo escolar.

4.1.2 Alunos do Ensino Fundamental

Os alunos que participaram da atividade para o preenchimento das respostas do questionário foram

ao todo 8, com idades que variam dos 11 aos 16 anos. A pergunta inicial, que objetiva verificar o

nível de entendimento dos alunos a respeito da EA, demonstrou que 25% entendem o tema de

forma mais ampla, onde o meio ambiente e as relações pessoais são integrantes do assunto. Os

75% restantes vinculam a EA apenas a questões ecológicas. O entendimento sobre o amplo tema

da sustentabilidade é percebido por muitos quantos a seus conceitos e vincula principalmente ao

consumo responsável sem comprometer as gerações futuras. Temas como a separação do lixo, o

reaproveitamento e uso racional da água, a horta e a composteira são mencionados. Ao serem

confrontados com a pergunta sobre como a escola poderia se tornar mais sustentável, os itens que

mais se destacaram foram: gastar menos papel, uso racional da água, salas ao ar livre,

reaproveitamento das águas pluviais e a criação de áreas sombreadas. O entendimento dos alunos

a respeito da arquitetura sustentável e as estratégias que deveria possuir apresentaram respostas

diretamente ligadas ao quiosque sustentável, onde itens como o telhado verde, reaproveitamento

das águas pluviais e materiais recicláveis de baixo impacto ambiental foram bastantes destacados.

Todos reconhecem o LIAU como uma edificação sustentável.