456
Tabela 1:
Questionários aplicados aos professores (a) e alunos do ensino fundamental (b).
1. Qual a experiência da escola com a EA? As práticas realizadas
estão ligadas a questões pedagógicas apenas? A arquitetura é
integrante desta experiência?
2. Existe algum incentivo por parte da SMED para que as escolas
adotem essas atividades? Qual o suporte dado?
3. A escola tem conhecimento da lei 9795 /99 que rege a Política
Nacional de Educação Ambiental (PNEA)?
4. Nas atividades realizadas pela escola no que diz respeito a EA, a
participação dos alunos, professores e comunidade é satisfatória?
Como poderiam ser ampliadas?
5. Os professores da escola estão preparados para trabalhar a EA de
forma interdisciplinar?
6.Nasua visão, o que é um prédio sustentável?
7. Se uma edificação escolar possuir sobre o seu telhado uma
cobertura vegetal; o que propicia maior conforto térmico no ambiente
interno; como a escola trabalharia esta questão com os alunos e
comunidade?
8. O aproveitamento das águas pluviais é uma estratégia bastante útil
no que diz respeito a economia de água, principalmente se a usarmos
para limpeza de piso e rega de jardim, como os professores poderão
trabalhar com os alunos a consciência ecológica deste ato?
9. Em linhas gerais, como um edifício escolar sustentável pode auxiliar
no ensino da EA em todo o currículo?
1. Na sua opinião, o que é
educação ambiental?
2. Sabes definir o que é
sustentabilidade?
3. Quais atividades que aprende
na escola e que poderia fazer em
casa?
4. O que a escola poderia fazer
para se tornar mais sustentável?
5. Você sabe o que é um prédio
sustentável? O que ele deveria
possuir?
6. Você já percebeu que a sua
escola possui uma edificação
sustentável? O que aprendeu com
o prédio? Quais a lições que
podes levar para sua vida?
a)
b)
Fonte: autor
Quanto aos professores da EMEI, as perguntas foram as mesmas aplicadas aos da EMEF, para os
alunos da escola infantil, foi elaborada uma única pergunta e organizada uma atividade com as
crianças das duas turmas de jardim A (crianças de 4 e 5 anos). A pergunta a ser respondida foi
formulada desta forma:
Vamos desenhar a nossa escola?
Para obter as respostas, a atividade na EMEI Osmar dos Santos Freitas foi dividida em dois blocos,
no bloco 2, a turma composta por 13 crianças circulou pela escola para um contato visual com os
elementos arquitetônicos, de convívio, recreação e paisagísticos que integram os espaços físicos
antes de executar a tarefa e no bloco 1, a turma com 15 crianças realizou a atividade sem esta
dinâmica. A interpretação destes dados foi realizada com a coleta dos desenhos e entrevista
individual, onde cada aluno explicou o seu trabalho e o significado de seus desenhos.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1.1 Professores:
Para melhor estruturar a análise, destacamos os três itens que formam o objetivo das 9 perguntas
realizadas, são eles: O conhecimento teórico acerca da EA, a aplicabilidade da Educação Ambiental
e a percepção dos espaços educadores sustentáveis. Foram destacadas três professoras da
educação infantil para responder o questionário, a diretora da escola e duas educadoras. Quantos
aos professores do Ensino fundamental, as perguntas foram encaminhadas para cinco deles, sendo
o diretor e quatro professores que exercem as atividades em sala de aula.