Table of Contents Table of Contents
Previous Page  456 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 456 / 2158 Next Page
Page Background

456

Tabela 1:

Questionários aplicados aos professores (a) e alunos do ensino fundamental (b).

1. Qual a experiência da escola com a EA? As práticas realizadas

estão ligadas a questões pedagógicas apenas? A arquitetura é

integrante desta experiência?

2. Existe algum incentivo por parte da SMED para que as escolas

adotem essas atividades? Qual o suporte dado?

3. A escola tem conhecimento da lei 9795 /99 que rege a Política

Nacional de Educação Ambiental (PNEA)?

4. Nas atividades realizadas pela escola no que diz respeito a EA, a

participação dos alunos, professores e comunidade é satisfatória?

Como poderiam ser ampliadas?

5. Os professores da escola estão preparados para trabalhar a EA de

forma interdisciplinar?

6.Na

sua visão, o que é um prédio sustentável?

7. Se uma edificação escolar possuir sobre o seu telhado uma

cobertura vegetal; o que propicia maior conforto térmico no ambiente

interno; como a escola trabalharia esta questão com os alunos e

comunidade?

8. O aproveitamento das águas pluviais é uma estratégia bastante útil

no que diz respeito a economia de água, principalmente se a usarmos

para limpeza de piso e rega de jardim, como os professores poderão

trabalhar com os alunos a consciência ecológica deste ato?

9. Em linhas gerais, como um edifício escolar sustentável pode auxiliar

no ensino da EA em todo o currículo?

1. Na sua opinião, o que é

educação ambiental?

2. Sabes definir o que é

sustentabilidade?

3. Quais atividades que aprende

na escola e que poderia fazer em

casa?

4. O que a escola poderia fazer

para se tornar mais sustentável?

5. Você sabe o que é um prédio

sustentável? O que ele deveria

possuir?

6. Você já percebeu que a sua

escola possui uma edificação

sustentável? O que aprendeu com

o prédio? Quais a lições que

podes levar para sua vida?

a)

b)

Fonte: autor

Quanto aos professores da EMEI, as perguntas foram as mesmas aplicadas aos da EMEF, para os

alunos da escola infantil, foi elaborada uma única pergunta e organizada uma atividade com as

crianças das duas turmas de jardim A (crianças de 4 e 5 anos). A pergunta a ser respondida foi

formulada desta forma:

Vamos desenhar a nossa escola?

Para obter as respostas, a atividade na EMEI Osmar dos Santos Freitas foi dividida em dois blocos,

no bloco 2, a turma composta por 13 crianças circulou pela escola para um contato visual com os

elementos arquitetônicos, de convívio, recreação e paisagísticos que integram os espaços físicos

antes de executar a tarefa e no bloco 1, a turma com 15 crianças realizou a atividade sem esta

dinâmica. A interpretação destes dados foi realizada com a coleta dos desenhos e entrevista

individual, onde cada aluno explicou o seu trabalho e o significado de seus desenhos.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1.1 Professores:

Para melhor estruturar a análise, destacamos os três itens que formam o objetivo das 9 perguntas

realizadas, são eles: O conhecimento teórico acerca da EA, a aplicabilidade da Educação Ambiental

e a percepção dos espaços educadores sustentáveis. Foram destacadas três professoras da

educação infantil para responder o questionário, a diretora da escola e duas educadoras. Quantos

aos professores do Ensino fundamental, as perguntas foram encaminhadas para cinco deles, sendo

o diretor e quatro professores que exercem as atividades em sala de aula.