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1.4.1 Espaços educadores sustentáveis

A Educação ambiental, para Trajber e Sato (2010), cumpre papel importante quando se consideram

processos de transformação socioambientais capazes de ressignificar tempos e espaços escolares.

Ela favorece a participação de múltiplos atores no processo educativo e aponta outros percursos

possíveis a serem trilhados pela escola e comunidade, com a adoção de princípios e práticas sociais

sustentáveis. Nesse sentido, Escolas Sustentáveis podem se tornar referências para suas

comunidades, promovendo uma gestão mais democrática, participativa e de reorganização do

currículo.

Para Gallo e Ruffino (2009), espaços educadores são aqueles capazes de demonstrar alternativas

viáveis para a sustentabilidade, estimulando as pessoas a desejarem realizar ações conjuntas em

prol da coletividade e reconhecerem a necessidade de se educarem nesse sentido.

De acordo com Trajber e Sato (2010), o Plano Nacional sobre Mudança do Clima prevê a

implementação de programas de espaços educadores sustentáveis via readequação de prédios e

de gestão, bem como investimento na formação de professores e inserção dessa temática nos

currículos escolares.

Sendo assim, a criação dos espaços escolares sustentáveis e a relação com a EA são, segundo

Kowaltowski (2011):

"[...] imprescindível que os conceitos sobre conservação de recursos naturais,

gastos energéticos e conforto no ambiente sejam corretamente ensinados aos

estudantes. Além do contato em sala de aula com o professor e da leitura sobre o

assunto, é fundamental que o ambiente seja rico em informações. Para criar um

edifício escolar de alto desempenho, não basta explorar estratégias bioclimáticas e

de conservação natural; são necessários ajustes no papel dos educadores, da

comunidade e dos alunos nesse processo."

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) é o órgão centralizado da prefeitura e tem por objetivo

principal elaborar, implantar e coordenar a política de educação adotada pelo município. Neste

cenário, a SMED auxiliou a comunidade escolar na construção de dois anexos com características

de Espaços Educadores Sustentáveis, sendo uma na Escola Municipal de Ensino Fundamental

(EMEF) Rincão e outra na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Osmar dos Santos Freitas,

com o propósito de impulsionar as práticas da EA nas escolas.

Desta forma, para delimitar o artigo a análise realizada está pautada nas obras dos espaços

educadores sustentáveis executados e os conceitos ambientais aplicados às edificações,

restringindo-se às estratégias utilizadas nos prédios e o envolvimento dos alunos e professores.

Com isso, se pretende responder a seguinte problematização: A EA quando aplicada encontra na

arquitetura dos espaços educadores sustentáveis o suporte necessário?

2. OBJETIVO

O presente artigo tem por objetivo investigar a aplicação da EA em duas escolas municipais e

relacionar com os espaços educadores sustentáveis presentes nas respectivas escolas, avaliando

a percepção dos alunos e professores quanto a arquitetura empregada e o suporte dado pelo prédio

à aprendizagem.

3. MÉTODO DE PESQUISA

A pesquisa se caracterizou como sendo exploratória, utilizando como métodos a Pesquisa

Bibliográfica; na busca de referencial teórico para as questões relativas a educação ambiental, as

leis que a regem e a definição teórica dos espaços educadores sustentáveis; e o Estudo de Caso;

com o intuito de descrever a situação do contexto que está sendo investigado em ambas as escolas.