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1.4.1 Espaços educadores sustentáveis
A Educação ambiental, para Trajber e Sato (2010), cumpre papel importante quando se consideram
processos de transformação socioambientais capazes de ressignificar tempos e espaços escolares.
Ela favorece a participação de múltiplos atores no processo educativo e aponta outros percursos
possíveis a serem trilhados pela escola e comunidade, com a adoção de princípios e práticas sociais
sustentáveis. Nesse sentido, Escolas Sustentáveis podem se tornar referências para suas
comunidades, promovendo uma gestão mais democrática, participativa e de reorganização do
currículo.
Para Gallo e Ruffino (2009), espaços educadores são aqueles capazes de demonstrar alternativas
viáveis para a sustentabilidade, estimulando as pessoas a desejarem realizar ações conjuntas em
prol da coletividade e reconhecerem a necessidade de se educarem nesse sentido.
De acordo com Trajber e Sato (2010), o Plano Nacional sobre Mudança do Clima prevê a
implementação de programas de espaços educadores sustentáveis via readequação de prédios e
de gestão, bem como investimento na formação de professores e inserção dessa temática nos
currículos escolares.
Sendo assim, a criação dos espaços escolares sustentáveis e a relação com a EA são, segundo
Kowaltowski (2011):
"[...] imprescindível que os conceitos sobre conservação de recursos naturais,
gastos energéticos e conforto no ambiente sejam corretamente ensinados aos
estudantes. Além do contato em sala de aula com o professor e da leitura sobre o
assunto, é fundamental que o ambiente seja rico em informações. Para criar um
edifício escolar de alto desempenho, não basta explorar estratégias bioclimáticas e
de conservação natural; são necessários ajustes no papel dos educadores, da
comunidade e dos alunos nesse processo."
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) é o órgão centralizado da prefeitura e tem por objetivo
principal elaborar, implantar e coordenar a política de educação adotada pelo município. Neste
cenário, a SMED auxiliou a comunidade escolar na construção de dois anexos com características
de Espaços Educadores Sustentáveis, sendo uma na Escola Municipal de Ensino Fundamental
(EMEF) Rincão e outra na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Osmar dos Santos Freitas,
com o propósito de impulsionar as práticas da EA nas escolas.
Desta forma, para delimitar o artigo a análise realizada está pautada nas obras dos espaços
educadores sustentáveis executados e os conceitos ambientais aplicados às edificações,
restringindo-se às estratégias utilizadas nos prédios e o envolvimento dos alunos e professores.
Com isso, se pretende responder a seguinte problematização: A EA quando aplicada encontra na
arquitetura dos espaços educadores sustentáveis o suporte necessário?
2. OBJETIVO
O presente artigo tem por objetivo investigar a aplicação da EA em duas escolas municipais e
relacionar com os espaços educadores sustentáveis presentes nas respectivas escolas, avaliando
a percepção dos alunos e professores quanto a arquitetura empregada e o suporte dado pelo prédio
à aprendizagem.
3. MÉTODO DE PESQUISA
A pesquisa se caracterizou como sendo exploratória, utilizando como métodos a Pesquisa
Bibliográfica; na busca de referencial teórico para as questões relativas a educação ambiental, as
leis que a regem e a definição teórica dos espaços educadores sustentáveis; e o Estudo de Caso;
com o intuito de descrever a situação do contexto que está sendo investigado em ambas as escolas.