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110. EDUCAÇÃOAMBIENTAL E O EDIFÍCIO ESCOLAR NAREDE MUNICIPAL

DE ENSINO DE PORTOALEGRE

O CASO DAS ESCOLAS RINCÃO E OSMAR SANTOS FREITAS

SOARES, Fabiano Silva

1

*

, EDELWEISS, Roberta Krahe

2

1

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil

2

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil / Universidad de la Costa (CUC),

Colômbia

RESUMO

A Educação Ambiental (EA) surge com o objetivo principal de combater a crise do meio ambiente

que ameaça a existência de todos os habitantes da terra. A partir da urgência da inserção da EA

em programas educacionais, presencia-se, em escala global, a criação de leis e decretos com o

objetivo de viabilizar ações que informem e eduquem a sociedade em geral. No Brasil, a Política

Nacional de Educação Ambiental (PNEA) serve como mediadora dessas ações. O artigo parte do

pressuposto de que arquitetura escolar, por sua vez, deve proporcionar o suporte necessário à

educação e, em concordância com a EA, a escola deve estar comprometida com as questões

ambientais. O objetivo do artigo é, a partir de relatos de usuários do edifício escolar, investigar a

aplicação da EA em duas escolas municipais de Porto Alegre e a relação com os espaços

educadores sustentáveis construídos nestes locais. O método utilizado foi a revisão bibliográfica e

o estudo de caso com a aplicação de questionários a professores e alunos. Como resultado, foi

possível verificar que a aplicação da EA encontra suporte nos espaços educadores sustentáveis e

confirma que a relação entre a arquitetura sustentável e a EA podem contribuir para a disseminação

dos preceitos ambientais.

Palavras-chave:

Educação ambiental, escola sustentável, Porto Alegre.

ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SCHOOL BUILDING IN NETWORK

PORTO ALEGRE TEACHING MUNICIPAL

THE CASE OF SCHOOLS RINCÃO AND OSMAR DOS SANTOS FREITAS

ABSTRACT

Environmental Education (EA) emerges with the main objective of fighting the environmental crisis

that threatens the existence of all the inhabitants of the earth. From the urgency of the insertion of

the EA into educational programs, the creation of laws and decrees is present on a global scale with

the objective of enabling actions that inform and educate society in general. In Brazil, the National

Environmental Education Policy (PNEA) serves as a mediator of these actions. The article assumes

that school architecture, in turn, must provide the necessary support for education and, in agreement

with EA, the school must be committed to environmental issues. The purpose of the article is, based

on reports from users of the school building, to investigate the application of EA in two municipal

schools in Porto Alegre and the relationship with the sustainable educational spaces built in these

places. The method used was the bibliographic review and the case study with the application of

questionnaires to teachers and students. As a result, it was possible to verify that the application of

EA finds support in the sustainable educational spaces and confirm that the relation between the

sustainable architecture and the EA can contribute to the dissemination of environmental precepts.

Keywords:

Environmental education, sustainable school, Porto Alegre.