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110. EDUCAÇÃOAMBIENTAL E O EDIFÍCIO ESCOLAR NAREDE MUNICIPAL
DE ENSINO DE PORTOALEGRE
O CASO DAS ESCOLAS RINCÃO E OSMAR SANTOS FREITAS
SOARES, Fabiano Silva
1
*
, EDELWEISS, Roberta Krahe
2
1
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil
2
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil / Universidad de la Costa (CUC),
Colômbia
RESUMO
A Educação Ambiental (EA) surge com o objetivo principal de combater a crise do meio ambiente
que ameaça a existência de todos os habitantes da terra. A partir da urgência da inserção da EA
em programas educacionais, presencia-se, em escala global, a criação de leis e decretos com o
objetivo de viabilizar ações que informem e eduquem a sociedade em geral. No Brasil, a Política
Nacional de Educação Ambiental (PNEA) serve como mediadora dessas ações. O artigo parte do
pressuposto de que arquitetura escolar, por sua vez, deve proporcionar o suporte necessário à
educação e, em concordância com a EA, a escola deve estar comprometida com as questões
ambientais. O objetivo do artigo é, a partir de relatos de usuários do edifício escolar, investigar a
aplicação da EA em duas escolas municipais de Porto Alegre e a relação com os espaços
educadores sustentáveis construídos nestes locais. O método utilizado foi a revisão bibliográfica e
o estudo de caso com a aplicação de questionários a professores e alunos. Como resultado, foi
possível verificar que a aplicação da EA encontra suporte nos espaços educadores sustentáveis e
confirma que a relação entre a arquitetura sustentável e a EA podem contribuir para a disseminação
dos preceitos ambientais.
Palavras-chave:
Educação ambiental, escola sustentável, Porto Alegre.
ENVIRONMENTAL EDUCATION AND SCHOOL BUILDING IN NETWORK
PORTO ALEGRE TEACHING MUNICIPAL
THE CASE OF SCHOOLS RINCÃO AND OSMAR DOS SANTOS FREITAS
ABSTRACT
Environmental Education (EA) emerges with the main objective of fighting the environmental crisis
that threatens the existence of all the inhabitants of the earth. From the urgency of the insertion of
the EA into educational programs, the creation of laws and decrees is present on a global scale with
the objective of enabling actions that inform and educate society in general. In Brazil, the National
Environmental Education Policy (PNEA) serves as a mediator of these actions. The article assumes
that school architecture, in turn, must provide the necessary support for education and, in agreement
with EA, the school must be committed to environmental issues. The purpose of the article is, based
on reports from users of the school building, to investigate the application of EA in two municipal
schools in Porto Alegre and the relationship with the sustainable educational spaces built in these
places. The method used was the bibliographic review and the case study with the application of
questionnaires to teachers and students. As a result, it was possible to verify that the application of
EA finds support in the sustainable educational spaces and confirm that the relation between the
sustainable architecture and the EA can contribute to the dissemination of environmental precepts.
Keywords:
Environmental education, sustainable school, Porto Alegre.