452
Esta estrutura está distribuída em diversas regiões da cidade, em sua maioria em áreas de
vulnerabilidade social. Para demonstrar o território abrangido pela RME, a Figura 1 ilustra a posição
de cada escola e demonstra o potencial de alcance da educação no município com a disseminação
dos conceitos da EA.
Figura 8.
Mapa com a localização das escolas que compõe a RME no município de Porto Alegre, cada
círculo no mapa representa uma edificação escolar
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
Neste contexto, a escola se destaca na disseminação dos conceitos ambientais e da visão integrada
de mundo, com a criação de espaços escolares que estejam alinhados com as questões ambientais,
auxiliando desta maneira na aplicação transversal da EA .
1.4 Arquitetura escolar como promotora da educação ambiental
De acordo com Fumagalli (2016), o próprio espaço da escola é educador, uma vez que este afeta
de forma profunda as ações e comportamentos, não só das crianças, mas dos projetistas,
educadores e funcionários, por se tratar de um contexto de atividades inter-relacionado.
Portanto, a criação de espaços que proporcionem atividades ligadas a EA e contribuam para o
aprendizado nas escolas são representados pelos Espaços Educadores Sustentáveis.