Table of Contents Table of Contents
Previous Page  452 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 452 / 2158 Next Page
Page Background

452

Esta estrutura está distribuída em diversas regiões da cidade, em sua maioria em áreas de

vulnerabilidade social. Para demonstrar o território abrangido pela RME, a Figura 1 ilustra a posição

de cada escola e demonstra o potencial de alcance da educação no município com a disseminação

dos conceitos da EA.

Figura 8.

Mapa com a localização das escolas que compõe a RME no município de Porto Alegre, cada

círculo no mapa representa uma edificação escolar

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Neste contexto, a escola se destaca na disseminação dos conceitos ambientais e da visão integrada

de mundo, com a criação de espaços escolares que estejam alinhados com as questões ambientais,

auxiliando desta maneira na aplicação transversal da EA .

1.4 Arquitetura escolar como promotora da educação ambiental

De acordo com Fumagalli (2016), o próprio espaço da escola é educador, uma vez que este afeta

de forma profunda as ações e comportamentos, não só das crianças, mas dos projetistas,

educadores e funcionários, por se tratar de um contexto de atividades inter-relacionado.

Portanto, a criação de espaços que proporcionem atividades ligadas a EA e contribuam para o

aprendizado nas escolas são representados pelos Espaços Educadores Sustentáveis.