455
Figura 3.
Ampliação destinada a sala de educação infantil da EMEI Osmar dos Santos Freitas
(a)
(b)
Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SMED)
Este trabalho foi realizado em duas escolas da rede municipal de Educação, sendo uma de ensino
fundamental, a EMEF Rincão e a outra voltada para a educação infantil, a EMEI Osmar dos Santos
Freitas. Ambas possuem iniciativas voltadas para a EA, tendo na edificação um suporte para
disseminação dos conceitos ambientais. Para a análise destas questões foram empregados
questionários e entrevistas aos usuários dos edifícios conforme os modelos descritos na Tabela 1.
Para a realização das entrevistas, foram elaborados dois questionários e uma atividade, sendo um
questionário direcionado aos diretores e professores e outro para as crianças. Para a EMEF Rincão,
foi realizada uma entrevista com o diretor da escola e explicado o objetivo geral das perguntas, que
buscou constatar o conhecimento dos professores acerca das políticas de EA, sua aplicabilidade e
a percepção dos alunos na relação Educação Ambiental e Arquitetura. A escola realizou uma
programação especial para esta atividade, onde foram aplicados os questionários aos alunos da
turma do LIAU.
As questões elencadas estão descritas conforme a Tabela 1, onde o questionário (a) é destinado
aos professores e o (b) aos alunos do Ensino Fundamental: