Table of Contents Table of Contents
Previous Page  455 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 455 / 2158 Next Page
Page Background

455

Figura 3.

Ampliação destinada a sala de educação infantil da EMEI Osmar dos Santos Freitas

(a)

(b)

Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SMED)

Este trabalho foi realizado em duas escolas da rede municipal de Educação, sendo uma de ensino

fundamental, a EMEF Rincão e a outra voltada para a educação infantil, a EMEI Osmar dos Santos

Freitas. Ambas possuem iniciativas voltadas para a EA, tendo na edificação um suporte para

disseminação dos conceitos ambientais. Para a análise destas questões foram empregados

questionários e entrevistas aos usuários dos edifícios conforme os modelos descritos na Tabela 1.

Para a realização das entrevistas, foram elaborados dois questionários e uma atividade, sendo um

questionário direcionado aos diretores e professores e outro para as crianças. Para a EMEF Rincão,

foi realizada uma entrevista com o diretor da escola e explicado o objetivo geral das perguntas, que

buscou constatar o conhecimento dos professores acerca das políticas de EA, sua aplicabilidade e

a percepção dos alunos na relação Educação Ambiental e Arquitetura. A escola realizou uma

programação especial para esta atividade, onde foram aplicados os questionários aos alunos da

turma do LIAU.

As questões elencadas estão descritas conforme a Tabela 1, onde o questionário (a) é destinado

aos professores e o (b) aos alunos do Ensino Fundamental: