Table of Contents Table of Contents
Previous Page  458 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 458 / 2158 Next Page
Page Background

458

4.1.3 Crianças da Educação Infantil

Para a análise dos resultados, foi separado 13 palavras relacionadas com o assunto e a frequência

que apareceram nos desenhos das crianças. A Figura 5 apresenta o gráfico com o percentual de

ocorrências.

Figura 5.

Gráfico com o percentual de ocorrências das palavras mais citadas em ambas as turmas

Fonte: Autor

O gráfico demonstra que o item

outros

(carros, armários, móveis em geral, poste de iluminação,

estrelas, céu, chuva, sol, policial, colchão e etc.) apresentou o maior percentual de representações

gráficas pelas crianças, com um total de aproximadamente 26%. O

telhado verde

apresentou um

percentual bastante baixo, apenas 2,6%. Mas se considerados os itens

porta, janela, telhado e

telhado verde

juntos; itens estes que nos desenhos analisados representam o prédio escolar; o

percentual assume um valor bastante elevado de 41%.

5. CONCLUSÃO

Após a análise dos dados levantados, foi possível concluir que os professores da educação infantil

ainda carecem de maiores incentivos e capacitação sobre a política de educação ambiental e a lei

que a rege. De acordo com as respostas, esperam um aporte maior da SMED e demonstram

expectativas positivas para a implantação de uma política de educação ambiental por parte da

Secretaria de Educação. Também são enfáticos ao afirmarem que arquitetura sustentável dos

prédios escolares pode contribuir significativamente para a disseminação dos conceitos de EA de

maneira transversal no currículo.

O mesmo questionário aplicado aos professores da escola de ensino fundamental apresentou uma

consciência mais ampla, tanto no sentido teórico quanto na experiência prática. Estes educadores

estão mais afinados com os conceitos e os entrevistados demonstraram conhecimento acerca do

tema. Um ponto positivo é o fato de todos reconhecerem a importância do prédio sustentável e a

forma didática que este pode prover os conceitos da EA.

Quanto aos alunos, as crianças da educação infantil demonstraram através de seus desenhos,

pinturas e colagens a percepção dos prédios da escola, o que aponta para o desencadeamento de

projetos de arquitetura sustentável, para que possam vir a incorporar em seus cotidianos as

questões ambientais e sociais relativas à EA. Já os alunos da escola fundamental demonstram o