458
4.1.3 Crianças da Educação Infantil
Para a análise dos resultados, foi separado 13 palavras relacionadas com o assunto e a frequência
que apareceram nos desenhos das crianças. A Figura 5 apresenta o gráfico com o percentual de
ocorrências.
Figura 5.
Gráfico com o percentual de ocorrências das palavras mais citadas em ambas as turmas
Fonte: Autor
O gráfico demonstra que o item
outros
(carros, armários, móveis em geral, poste de iluminação,
estrelas, céu, chuva, sol, policial, colchão e etc.) apresentou o maior percentual de representações
gráficas pelas crianças, com um total de aproximadamente 26%. O
telhado verde
apresentou um
percentual bastante baixo, apenas 2,6%. Mas se considerados os itens
porta, janela, telhado e
telhado verde
juntos; itens estes que nos desenhos analisados representam o prédio escolar; o
percentual assume um valor bastante elevado de 41%.
5. CONCLUSÃO
Após a análise dos dados levantados, foi possível concluir que os professores da educação infantil
ainda carecem de maiores incentivos e capacitação sobre a política de educação ambiental e a lei
que a rege. De acordo com as respostas, esperam um aporte maior da SMED e demonstram
expectativas positivas para a implantação de uma política de educação ambiental por parte da
Secretaria de Educação. Também são enfáticos ao afirmarem que arquitetura sustentável dos
prédios escolares pode contribuir significativamente para a disseminação dos conceitos de EA de
maneira transversal no currículo.
O mesmo questionário aplicado aos professores da escola de ensino fundamental apresentou uma
consciência mais ampla, tanto no sentido teórico quanto na experiência prática. Estes educadores
estão mais afinados com os conceitos e os entrevistados demonstraram conhecimento acerca do
tema. Um ponto positivo é o fato de todos reconhecerem a importância do prédio sustentável e a
forma didática que este pode prover os conceitos da EA.
Quanto aos alunos, as crianças da educação infantil demonstraram através de seus desenhos,
pinturas e colagens a percepção dos prédios da escola, o que aponta para o desencadeamento de
projetos de arquitetura sustentável, para que possam vir a incorporar em seus cotidianos as
questões ambientais e sociais relativas à EA. Já os alunos da escola fundamental demonstram o