Table of Contents Table of Contents
Previous Page  464 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 464 / 2158 Next Page
Page Background

464

metodológicas de pesquisas documental e de campo. A documental envolveu levantamento de

informações e documentos sobre a atuação da iniciativa. A pesquisa de campo recorreu a

procedimentos de observação e reflexão acerca de atividades cotidianas e de entrevistas em

profundidade com envolvidos.

Dentro das “conformidades”, buscou-se contemplar processos de formação profissional que

respondessem às demandas do mercado em contexto de intensificação das atividades da

construção civil, e que demonstrassem as relações entre o Estado e o setor privado nesse contexto.

O SENAI foi escolhido por ser uma instituição de referência e abrangência nacional em formação

profissional em geral e também para a construção civil. É uma instituição que nasce da iniciativa

privada, mas integra o quadro das entidades paraestatais, ou seja, que exercem atividades de

interesse público, mas sem vínculos administrativos com o Estado. Base do estudo de caso, a

Escola SENAI “ORLANDO LAVIERO FERRAIUOLO", localizada na Grande São Paulo, voltada

exclusivamente para a construção civil. O Instituto da Construção pertence ao universo de iniciativas

privadas de formação profissional para a construção civil, escolhida por seu maior porte dentre as

demais e pela sua forte atuação no estado de São Paulo e nos demais estados do país. Por se

tratar de uma instituição privada, o acesso a informações documentais foi mais restrito. Entrou-se

em contato com duas unidades do Instituto da Construção: uma localizada em Ribeirão Preto,

escolhida pela proximidade com a sede da pesquisa (São Carlos); outra, localizada em Campo

Limpo na Grande São Paulo, escolhida pelo seu grande porte (possui cerca de 900 alunos) e por

estar localizada na capital do Estado.

Dentro dos “contrapontos”, buscou-se contemplar processos de formação profissional que não

somente respondessem às demandas do mercado em contexto de intensificação das atividades da

construção civil, mas também aliassem objetivos de desenvolvimento social ou de uma formação

integral do indivíduo ou de comunidades. O projeto “Mulheres de São Carlos Construindo

Autonomia” foi selecionado como estudo de caso por ser uma iniciativa que está no âmbito das

políticas públicas, e também pela sua forte abordagem social, uma vez que visa à qualificação

profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social para a construção civil, setor de mão

de obra historicamente masculina. O projeto ocorre na cidade sede da pesquisa, São Carlos.

Ocorreram visitas no prédio do Centro Público de Economia Solidária de São Carlos, órgão que

desenvolveu o projeto, e visitas à própria sede do projeto. O CEVE foi selecionado como estudo de

caso por ser uma instituição do terceiro setor que promove ações de transferência tecnológica e de

desenvolvimento integral dos setores de baixa renda da população, realizando ações pontuais em

municípios da Argentina. O contato mais próximo com a instituição ocorreu na ocasião de um

estágio de curta duração em sua sede em Córdoba, na Argentina.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1. Conformações: a formação de trabalhadores na construção civil no SENAI e no Instituto

da Construção

O estudo da atuação do SENAI possibilitou uma maior compreensão sobre as parcerias público-

privadas no âmbito de políticas públicas atualmente implantadas no país voltadas para a formação

profissional. O crescimento nas atividades também acarretou em um outro fenômeno, que foi um

verdadeiro boom no surgimento de iniciativas privadas de formação profissional para a construção

civil, que pode ser exemplificado a partir da atuação Instituto da Construção.