Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1938 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1938 / 2158 Next Page
Page Background

1938

(2015) e Danton (2015) é inversamente proporcional à fluidez dos trajetos e, assim, tem influência

direta na atratividade destes deslocamentos.

Na análise sintática dos mapas axiais da infraestrutura cicloviária de Nantes e Copenhagen pode-

se perceber os diferentes índices integração global dos sistemas, permitindo uma análise

comparativa entre as duas e a identificação de características morfológicas mais favoráveis ao

ciclismo.

Figura 3

: Mapa de Integração Global das malhas cicloviárias de Nantes e Copenhagen

Elaboração própria com base nos dados de Auran (2014) e City of Copenhagen (2013)

Os mapas de calor gerados pela análise sintática, considerando os níveis de Integração Global

(Figura 3), demonstram a maior uniformidade de integração na malha cicloviária de Copenhagen,

enquanto, em Nantes, a maior irregularidade do traçado aliada à sua característica radial resulta

numa malha cicloviária menos integrada, apresentando áreas segregadas nas regiões periféricas

assim como em sua região central.

No caso de Copenhagen, percebe-se o grande número de eixos contínuos, que permitem deslocar-

se por várias regiões da cidade necessitando poucos passos topológicos. Enquanto, na cidade de

Nantes, o traçado irregular obriga os ciclistas a realizarem constantes mudanças de direção. Essa

necessidade de mudança de direções resulta em desconforto nos deslocamentos, uma vez que o

número de retomadas de velocidades a serem efetuadas aumenta.

Dessa forma, um dos fatores, dentre vários, que podem ser associados à menor adesão do ciclismo

observado em Nantes, é a influência do seu traçado na conveniência dos deslocamentos de

bicicleta. Esse contexto também corrobora os estudos de Fraser & Lock (2011) e Danton (2015),

que demonstram que ciclistas preferem rotas que inflijam baixa necessidade de trocas de

velocidade e direção, limitando o número de retomadas e, consequentemente, diminuindo o esforço

físico.