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acarretam os diferentes níveis de utilização de bicicleta, partindo do pressuposto que tais níveis
deveriam ser proporcionais às facilidades proporcionadas pelas políticas públicas.
Para o desenvolvimento do estudo, serão analisadas as ações e programas implementados
pelas municipalidades que objetivem incrementar o ciclismo urbano como modal de
transporte, assim como bem realizar um levantamento da oferta de infraestrutura cicloviária
existente, de modo a realizar análises comparativas entre as duas cidades. Com os
resultados obtidos, pretende-se colaborar para a identificação de ações com maior potencial
de efetividade, e assim, auxiliar nas tomadas de decisão a serem tomadas por
municipalidades em planos de promoção ao ciclismo.
2. OBJETIVO
Diante do cenário apresentado, o objetivo deste trabalho consiste em compreender como as
políticas públicas e infraestrutura voltadas ao uso da bicicleta contribuem para a adoção do ciclismo
nas cidades de Nantes e Copenhagen. Para tanto, objetiva-se, especificadamente: diagnosticar as
políticas públicas de incentivo ao uso de bicicleta nessas cidades; realizar análises sintáticas das
malhas cicloviárias existentes nas cidades para posterior comparação e, por fim, identificar os
conjuntos de ações que apresentam maior efetividade na atratividade e conveniência para os
deslocamentos de bicicleta.
3. MÉTODO DE PESQUISA
A presente pesquisa utiliza o método qualitativo. Para tanto, foi conduzida à partir de duas: as
políticas públicas de promoção à adoção do ciclismo como meio de transporte e a infraestrutura
cicloviária existente nas cidades estudadas. O estudo também utiliza aspectos do método
quantitativo, nas análises dos padrões de deslocamentos nas cidades estudadas.
O levantamento das políticas públicas e campanhas de promoção da bicicleta como meio de
transporte foi realizado por meio de análise documental nos planos de mobilidade urbana e planos
setoriais e outros documentos oficiais relevantes para a organização da mobilidade urbana.
Para o levantamento e diagnóstico da rede pistas cicláveis, os foram obtidos por meio de pesquisa
iconográfica e documental em plataformas públicas de divulgação de informações das cidades
citadas. Uma vez conhecidas as redes de pistas cicláveis, elas serão analisadas por meio da sintaxe
espacial, com auxílio do software DephtmapX, onde foram realizados testes de conectividade,
abrangência e integração das redes de ciclovias.
Por fim, realizou-se uma análise comparativa das duas cidades, por meio do cruzamento dos dados
levantados e índices de adoção da bicicleta.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1 Copenhagen (Dinamarca)
Copenhagen é a capital e maior cidade da Dinamarca, abrigando uma população urbana de 591.481
habitantes em sua municipalidade, e de 1.280.371 habitantes na região metropolitana (STADBANK,
2016). Situa-se na costa oriental da Ilha de Seeland (Figura 1), próxima do estreito de Oresund que
separa a Dinamarca da Suécia. Laureada do prêmio Capital Verde Europeia no ano de 2014, a
cidade investe em parcerias público-privadas com o intuito de fomentar o desenvolvimento
sustentável da cidade.