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acarretam os diferentes níveis de utilização de bicicleta, partindo do pressuposto que tais níveis

deveriam ser proporcionais às facilidades proporcionadas pelas políticas públicas.

Para o desenvolvimento do estudo, serão analisadas as ações e programas implementados

pelas municipalidades que objetivem incrementar o ciclismo urbano como modal de

transporte, assim como bem realizar um levantamento da oferta de infraestrutura cicloviária

existente, de modo a realizar análises comparativas entre as duas cidades. Com os

resultados obtidos, pretende-se colaborar para a identificação de ações com maior potencial

de efetividade, e assim, auxiliar nas tomadas de decisão a serem tomadas por

municipalidades em planos de promoção ao ciclismo.

2. OBJETIVO

Diante do cenário apresentado, o objetivo deste trabalho consiste em compreender como as

políticas públicas e infraestrutura voltadas ao uso da bicicleta contribuem para a adoção do ciclismo

nas cidades de Nantes e Copenhagen. Para tanto, objetiva-se, especificadamente: diagnosticar as

políticas públicas de incentivo ao uso de bicicleta nessas cidades; realizar análises sintáticas das

malhas cicloviárias existentes nas cidades para posterior comparação e, por fim, identificar os

conjuntos de ações que apresentam maior efetividade na atratividade e conveniência para os

deslocamentos de bicicleta.

3. MÉTODO DE PESQUISA

A presente pesquisa utiliza o método qualitativo. Para tanto, foi conduzida à partir de duas: as

políticas públicas de promoção à adoção do ciclismo como meio de transporte e a infraestrutura

cicloviária existente nas cidades estudadas. O estudo também utiliza aspectos do método

quantitativo, nas análises dos padrões de deslocamentos nas cidades estudadas.

O levantamento das políticas públicas e campanhas de promoção da bicicleta como meio de

transporte foi realizado por meio de análise documental nos planos de mobilidade urbana e planos

setoriais e outros documentos oficiais relevantes para a organização da mobilidade urbana.

Para o levantamento e diagnóstico da rede pistas cicláveis, os foram obtidos por meio de pesquisa

iconográfica e documental em plataformas públicas de divulgação de informações das cidades

citadas. Uma vez conhecidas as redes de pistas cicláveis, elas serão analisadas por meio da sintaxe

espacial, com auxílio do software DephtmapX, onde foram realizados testes de conectividade,

abrangência e integração das redes de ciclovias.

Por fim, realizou-se uma análise comparativa das duas cidades, por meio do cruzamento dos dados

levantados e índices de adoção da bicicleta.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 Copenhagen (Dinamarca)

Copenhagen é a capital e maior cidade da Dinamarca, abrigando uma população urbana de 591.481

habitantes em sua municipalidade, e de 1.280.371 habitantes na região metropolitana (STADBANK,

2016). Situa-se na costa oriental da Ilha de Seeland (Figura 1), próxima do estreito de Oresund que

separa a Dinamarca da Suécia. Laureada do prêmio Capital Verde Europeia no ano de 2014, a

cidade investe em parcerias público-privadas com o intuito de fomentar o desenvolvimento

sustentável da cidade.