Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1929 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1929 / 2158 Next Page
Page Background

1929

perspectiva ambiental, mais eficientes do ponto de vista econômico e promotores da equidade

social.

No entanto, o ambiente construído favorável ao ciclista exige a ampliação da infraestrutura

cicloviária – sobretudo ciclovias e bicicletários – assim como a mudança nas formas de

planejamento, impactando na construção da paisagem e tornando-a mais dinâmica na escala

humana.

Diante do caso do BRT Transcarioca, como importante eixo de transporte no Rio de Janeiro, tornar

seu entorno mais ciclável, por meio das dimensões apontadas, significa também atender às

diretrizes indicadas no plano de mobilidade da cidade, bem como na política de transportes na

escala nacional, promovendo a sustentabilidade também nos deslocamentos urbanos.

Todavia, nota-se que estas práticas ainda estão pouco consolidadas no ambiente carioca, em

especial na área analisada, apresentando contradições mesmo na implantação do modal BRT. Com

isso, torna-se necessário que a forma urbana responda a essa demanda por mudança no paradigma

dos transportes, favorecendo a ciclabilidade no entorno das estações do BRT, de modo a incentivar

a integração entre o BRT e a bicicleta, a partir das particularidades dos diferentes contextos urbanos

ao longo do trajeto Transcarioca.

Dessa forma, a integração entre o BRT Transcarioca e a bicicleta pode se tornar um elemento

fundamental para a transformação das práticas de deslocamentos, a fim de promover a mobilidade

sustentável no Rio de Janeiro.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALEXANDRE, R. W. C.; BALASSIANO, R. BRT no Rio de Janeiro: Implicações para Mobilidade

Urbana. X Rio de Transportes, p. 1–12, 2012.

AQUINO, A. P. P.; ANDRADE, N. P. Integração intermodal entre bicicleta e trem: definição,

características e uso. Revista dos Transportes Públicos - ANTP, v. Ano 30/31, n. 3o e 4o semestre,

2008.

AQUINO, A. P. P. Análise das Potencialidades da Integração entre Trem e Bicicleta e da sua

Viabilidade em um Aglomerado Urbano Brasileiro. João Pessoa, 163p., 2007. Dissertação

(Mestrado) - Universidade Federal da Paraíba.

CERVERO, R.; CALDWELL, B.; CUELLAR, J. Bike-and-Ride: Build It and They Will Come. Journal

of Public Transportation. V.16. No.4. p.83-105, 2013.

FERREIRA, E. A. Integração com o Transporte Não-Motorizado. In: Integração nos Transportes

Públicos. ANTP, 2007.

ITDP BRASIL. Padrão de Qualidade TOD (2013). Disponível em: <http://itdpbrasil.org.br/padrao-de-

qualidade-tod/> Acesso em 01/07/2016

ITDP BRASIL. Análise de Impacto do BRT TransCarioca na Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro

(2015). Disponível em <

http://itdpbrasil.org.br/brt-transcarioca-relatorio-da-analise-de-impacto/

>

Acesso em: 14/03/2017.