1929
perspectiva ambiental, mais eficientes do ponto de vista econômico e promotores da equidade
social.
No entanto, o ambiente construído favorável ao ciclista exige a ampliação da infraestrutura
cicloviária – sobretudo ciclovias e bicicletários – assim como a mudança nas formas de
planejamento, impactando na construção da paisagem e tornando-a mais dinâmica na escala
humana.
Diante do caso do BRT Transcarioca, como importante eixo de transporte no Rio de Janeiro, tornar
seu entorno mais ciclável, por meio das dimensões apontadas, significa também atender às
diretrizes indicadas no plano de mobilidade da cidade, bem como na política de transportes na
escala nacional, promovendo a sustentabilidade também nos deslocamentos urbanos.
Todavia, nota-se que estas práticas ainda estão pouco consolidadas no ambiente carioca, em
especial na área analisada, apresentando contradições mesmo na implantação do modal BRT. Com
isso, torna-se necessário que a forma urbana responda a essa demanda por mudança no paradigma
dos transportes, favorecendo a ciclabilidade no entorno das estações do BRT, de modo a incentivar
a integração entre o BRT e a bicicleta, a partir das particularidades dos diferentes contextos urbanos
ao longo do trajeto Transcarioca.
Dessa forma, a integração entre o BRT Transcarioca e a bicicleta pode se tornar um elemento
fundamental para a transformação das práticas de deslocamentos, a fim de promover a mobilidade
sustentável no Rio de Janeiro.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALEXANDRE, R. W. C.; BALASSIANO, R. BRT no Rio de Janeiro: Implicações para Mobilidade
Urbana. X Rio de Transportes, p. 1–12, 2012.
AQUINO, A. P. P.; ANDRADE, N. P. Integração intermodal entre bicicleta e trem: definição,
características e uso. Revista dos Transportes Públicos - ANTP, v. Ano 30/31, n. 3o e 4o semestre,
2008.
AQUINO, A. P. P. Análise das Potencialidades da Integração entre Trem e Bicicleta e da sua
Viabilidade em um Aglomerado Urbano Brasileiro. João Pessoa, 163p., 2007. Dissertação
(Mestrado) - Universidade Federal da Paraíba.
CERVERO, R.; CALDWELL, B.; CUELLAR, J. Bike-and-Ride: Build It and They Will Come. Journal
of Public Transportation. V.16. No.4. p.83-105, 2013.
FERREIRA, E. A. Integração com o Transporte Não-Motorizado. In: Integração nos Transportes
Públicos. ANTP, 2007.
ITDP BRASIL. Padrão de Qualidade TOD (2013). Disponível em: <http://itdpbrasil.org.br/padrao-de-
qualidade-tod/> Acesso em 01/07/2016
ITDP BRASIL. Análise de Impacto do BRT TransCarioca na Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro
(2015). Disponível em <
http://itdpbrasil.org.br/brt-transcarioca-relatorio-da-analise-de-impacto/>
Acesso em: 14/03/2017.