Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1934 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1934 / 2158 Next Page
Page Background

1934

Em relação à mobilidade urbana sustentável, o poder público da cidade estipulou como objetivos a

serem alcançados até 2025 que 75% dos deslocamentos diários sejam feitos a pé, bicicleta ou por

transporte público; que 50% das viagens ao trabalho ou escola sejam feitos de bicicleta e que o

transporte público não seja emissor de carbono (COMISSÃO EUROPEIA, 2015).

De modo geral, na Dinamarca, percebe-se uma forte tradição do uso da bicicleta para deslocar-se

nas cidades. O ciclismo é, para a maioria dos dinamarqueses, associado a sensações de liberdade

e saúde (RUBY, 2016). A estrutura cicloviária de Copenhague é composta por cerca de 350

quilômetros de ciclovias, 23 quilômetros de ciclofaixas, e 43 quilômetros de ciclovias-verdes em

parques. Em relação ao uso dessa infraestrutura, os deslocamentos para escolas ou trabalho feitos

em bicicletas correspondem acerca de 36% do total, resultando num montante diário de 1.200.000

quilômetros pedalados diariamente (KAPLAN et al., 2014).

O planejamento da estrutura cicloviária é realizado tendo como objetivo a redução do tempo das

viagens realizadas de bicicleta, tornando mais atrativa que os demais modais pela sua praticidade.

Dessa forma, cerca de 90% dos ciclistas admitem que o menor tempo de viagem é o principal fator

para a escolha do ciclismo para deslocamentos (COLVILLE, 2015)

4.2 Nantes (França)

Nantes é uma cidade situada na região oeste da França (Figura 1), distante 385 Km da capital Paris,

e 50 Km da costa do Oceano Atlântico. Sendo a sexta maior cidade do país, com 299.682 habitantes

(NANTES METROPOLE, 2016). A cidade é centro da conurbação Nantes Métropole, reunindo 24

municipalidades das cidades e vilarejos sob uma administração regional que gerencia transporte e

planejamento urbano. De acordo com Auran (2012) a conurbação compreende 602.923 habitantes.

Nantes foi a primeira cidade da França a reintroduzir bondes elétricos no transporte público, os

chamados tramways (HEATHER, 2013). A valorização do transporte público e de meios alternativos

de deslocamento é uma das prioridades nos projetos de requalificação urbana da cidade. Nos

últimos 10 anos, Nantes desenvolveu uma política de transporte focada no uso de transporte público

e bicicletas. Reconfigurações urbanas no centro foram planejadas para minimizar o uso de carros

e otimizar as condições para a circulação de pedestres e ciclistas (COMISSÃO EUROPEIA, 2013).

No ano de 2004, a revista Time Magazine elegeu Nantes como “mais agradável cidade para viver

na Europa”, e no ano de 2013 a Comissão Europeia de Meio Ambiente atribuiu à cidade o título de

Capital Verde Europeia (COMISSÃO EUROPEIA, 2013).

No que concerne a mobilidade ativa, especificamente as bicicletas, a administração pública de

Nantes implementou um programa de ações integradas visando o incentivo aos deslocamentos

diários de bicicleta. O Plan Vélo abrange soluções de estacionamentos, espaços públicos para uso

desse modal e aumento da rede cicloviária (ALLEN, 2013).

O conjunto de ações voltadas ao deslocamentos realizados em bicicletas tem por objetivo aumentar

a porcentagem de 5% atuais para de 12% até o ano de 2030 (ALLEN, 2013). Em comparação com

outras cidades do mundo, Nantes ocupa o 7º lugar dentre as cidades “amigas da bicicleta” segundo

o ranking Copenhagenize (CDC, 2015).