Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1936 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1936 / 2158 Next Page
Page Background

1936

dos poderes públicos e os índices de utilização do ciclismo para deslocamentos nos seus contextos

urbanos.

Tabela 1.

Ações de promoção ao ciclismo urbano adotadas em Nantes e Copenhagen

Estratégias

Benefício aos ciclistas

Nantes

Copenhagen

Bike Box:

área demarcada entre

a faixa de pedestres e

a linha de parada dos

automóveis

em

cruzamentos.

Facilita a visualização dos ciclistas pelos

motoristas, uma vez que os ciclistas

posicionam-se em frente aos automóveis.

Além disso, esse avanço em relação aos

automóveis provê maior segurança aos

ciclistas realizarem conversões ou seguir

na mesma direção, por estarem no campo

de visão de motoristas e mais próximos ao

cruzamento.

Não consta

Bike

boxes

instalados em

cruzamentos de

maior fluxo;

Sinaleira

específica

para ciclistas, com

abertura anterior à dos

automóveis

Provê aos ciclistas o tempo necessário

para realizar uma conversão ou atravessar

o cruzamento antes que os automóveis o

façam, evitando conflitos. Pode funcionar

em associação às faixas de retenção.

Estratégia

implementada:

Instaladas em

cruzamentos de

maior fluxo.

Estratégia

implementada:

Instaladas em

cruzamentos de

maior fluxo, em

conjunto

com

Bike Boxes;

Permissão para cruzar

semáforo

fechado

quando da ausência

de pedestres e carros

no cruzamento

Permite maior fluidez no trajeto, ao reduzir

os tempos de parada e, em cruzamentos

com baixo fluxo,

Estratégia

implementada:

Permitido

na

área central;

Estratégia

implementada

Blue cycle crossings:

Linhas ou marcações

no

interior

dos

cruzamentos

indicando trajeto dos

ciclistas

Orienta os ciclistas em cruzamentos

complexos, onde os padrões de trajetos

podem não ser viáveis.

Não consta

Estratégia

implementada

Ilhas de separação de

tráfego

Fornecem espaço exclusivo aos ciclistas

parados em cruzamentos complexos.

Não consta

Estratégia

implementada

Integração

com

transporte público:

Presença

de

bicicletários

e/ou

estações de bicicletas

compartilhadas

nas

paradas de ônibus

e/estações de trem e

VLT.

Permissão

para

transporte

de

bicicletas nos modais.

Promove o uso da bicicleta como

complemento para deslocamentos longos,

ao possibilitar seu uso no trajeto entre o

ponto de partida até o modal de transporte

coletivo e, posteriormente, até o destino

final;

Estratégia

implementada:

Estratégia

implementada: