1936
dos poderes públicos e os índices de utilização do ciclismo para deslocamentos nos seus contextos
urbanos.
Tabela 1.
Ações de promoção ao ciclismo urbano adotadas em Nantes e Copenhagen
Estratégias
Benefício aos ciclistas
Nantes
Copenhagen
Bike Box:
área demarcada entre
a faixa de pedestres e
a linha de parada dos
automóveis
em
cruzamentos.
Facilita a visualização dos ciclistas pelos
motoristas, uma vez que os ciclistas
posicionam-se em frente aos automóveis.
Além disso, esse avanço em relação aos
automóveis provê maior segurança aos
ciclistas realizarem conversões ou seguir
na mesma direção, por estarem no campo
de visão de motoristas e mais próximos ao
cruzamento.
Não consta
Bike
boxes
instalados em
cruzamentos de
maior fluxo;
Sinaleira
específica
para ciclistas, com
abertura anterior à dos
automóveis
Provê aos ciclistas o tempo necessário
para realizar uma conversão ou atravessar
o cruzamento antes que os automóveis o
façam, evitando conflitos. Pode funcionar
em associação às faixas de retenção.
Estratégia
implementada:
Instaladas em
cruzamentos de
maior fluxo.
Estratégia
implementada:
Instaladas em
cruzamentos de
maior fluxo, em
conjunto
com
Bike Boxes;
Permissão para cruzar
semáforo
fechado
quando da ausência
de pedestres e carros
no cruzamento
Permite maior fluidez no trajeto, ao reduzir
os tempos de parada e, em cruzamentos
com baixo fluxo,
Estratégia
implementada:
Permitido
na
área central;
Estratégia
implementada
Blue cycle crossings:
Linhas ou marcações
no
interior
dos
cruzamentos
indicando trajeto dos
ciclistas
Orienta os ciclistas em cruzamentos
complexos, onde os padrões de trajetos
podem não ser viáveis.
Não consta
Estratégia
implementada
Ilhas de separação de
tráfego
Fornecem espaço exclusivo aos ciclistas
parados em cruzamentos complexos.
Não consta
Estratégia
implementada
Integração
com
transporte público:
Presença
de
bicicletários
e/ou
estações de bicicletas
compartilhadas
nas
paradas de ônibus
e/estações de trem e
VLT.
Permissão
para
transporte
de
bicicletas nos modais.
Promove o uso da bicicleta como
complemento para deslocamentos longos,
ao possibilitar seu uso no trajeto entre o
ponto de partida até o modal de transporte
coletivo e, posteriormente, até o destino
final;
Estratégia
implementada:
Estratégia
implementada: