1931
398. CICLISMO URBANO: POLÍTICAS PÚBLICAS E INFRAESTRUTURA
CICLOVIÁRIA EM NANTES (FRANÇA) E COPENHAGEN (DINAMARCA)
KUNZ, Maurício*
1
(mauricio_kunz@hotmail.com); RIBEIRO, Lauro André
1
(lauro.ribeiro@imed.edu.br); MUSSI, Andrea Quadrado
1
(andrea@imed.edu.br); NECKEL, Alcindo
1
(alcindo.neckel@imed.edu.br)
1
Faculdade Meridional (IMED), Brasil
*
Autor correspondente
RESUMO
As altas taxas de utilização de automóveis para deslocamentos nas cidades tem gerado graves
problemas de poluição do ar, congestionamentos e acidentes. Nesse contexto, percebe-se a
necessidade de repensar os modos de deslocamentos, de modo a incentivar os transportes
coletivos em detrimentos dos individuais motorizados, e principalmente, promover os modos de
deslocamento ativos, dentre eles destaca-se o uso da bicicleta. A adoção da bicicleta como meio
de transporte no ambiente urbano é, segundo Pucher e Buehler (2007), de grande interesse na
busca da mobilidade sustentável. No entanto, a conveniência do uso desse modal depende de uma
série de fatores, como a presença de infraestrutura adequada e segurança, que podem ser
aperfeiçoados por meio de ações e políticas públicas que incentivem tais deslocamentos. Desse
modo, a identificação e análise dos instrumentos e ações, realizados por gestores públicos, que
incentivam o ciclismo como meio de transporte constituem um importante assunto de pesquisa a
ser explorado. Nesse trabalho, propõe-se a identificação de tais medidas, formalizadas em seus
planos de mobilidade urbana, em duas cidades tomadas como estudo de caso, Nantes (França) e
Copenhague (Dinamarca). Por meio do diagnóstico das ações, projetos e diretrizes identificados
nos Planos de Mobilidade Urbana e Planos Diretores das referidas cidades, foi possível realizar
uma análise comparativa, bem como relacioná-las com a efetividade de implementação e suas
consequências na conveniência e adoção do transporte por bicicleta. A partir dos resultados obtidos
com a identificação dessas ações, pretende-se conceber propostas que venham a contribuir na
elaboração de estratégias de planejamento que incentivem modos alternativos de deslocamento.
Palavras-chave:
mobilidade ativa; bicicletas; políticas públicas; infraestrutura cicloviária.
URBAN CYCLING: PUBLIC POLICIES AND CYCLE INFRASTRUCTURE
IN NANTES (FRANCE) AND COPENHAGEN (DENMARK)
ABSTRACT
The high rates of car use for commuting in cities have generated serious problems of air pollution,
traffic jams and accidents. In this context, one can see the need to rethink the modes of
displacement, in order to encourage collective transportation in the detriment of motorized
individuals, and especially, to promote active modes of transportation, among which the use of
bicycles stands out. Bicycle adoption as a means of transport in the urban environment has a great
interest in the search for sustainable mobility. However, the convenience of using this modal
depends on a number of factors, such as the presence of adequate infrastructure and safety, which
can be enhanced through public actions and policies that encourage such transportation mode. In
this way, the identification and analysis of the instruments and actions carried out by public officials
that encourage cycling as a means of transportation constitute an important research subject to be