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1931

398. CICLISMO URBANO: POLÍTICAS PÚBLICAS E INFRAESTRUTURA

CICLOVIÁRIA EM NANTES (FRANÇA) E COPENHAGEN (DINAMARCA)

KUNZ, Maurício*

1

(mauricio_kunz@hotmail.com

); RIBEIRO, Lauro André

1

(lauro.ribeiro@imed.edu.br

); MUSSI, Andrea Quadrado

1

(andrea@imed.edu.br)

; NECKEL, Alcindo

1

(alcindo.neckel@imed.edu.br

)

1

Faculdade Meridional (IMED), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

As altas taxas de utilização de automóveis para deslocamentos nas cidades tem gerado graves

problemas de poluição do ar, congestionamentos e acidentes. Nesse contexto, percebe-se a

necessidade de repensar os modos de deslocamentos, de modo a incentivar os transportes

coletivos em detrimentos dos individuais motorizados, e principalmente, promover os modos de

deslocamento ativos, dentre eles destaca-se o uso da bicicleta. A adoção da bicicleta como meio

de transporte no ambiente urbano é, segundo Pucher e Buehler (2007), de grande interesse na

busca da mobilidade sustentável. No entanto, a conveniência do uso desse modal depende de uma

série de fatores, como a presença de infraestrutura adequada e segurança, que podem ser

aperfeiçoados por meio de ações e políticas públicas que incentivem tais deslocamentos. Desse

modo, a identificação e análise dos instrumentos e ações, realizados por gestores públicos, que

incentivam o ciclismo como meio de transporte constituem um importante assunto de pesquisa a

ser explorado. Nesse trabalho, propõe-se a identificação de tais medidas, formalizadas em seus

planos de mobilidade urbana, em duas cidades tomadas como estudo de caso, Nantes (França) e

Copenhague (Dinamarca). Por meio do diagnóstico das ações, projetos e diretrizes identificados

nos Planos de Mobilidade Urbana e Planos Diretores das referidas cidades, foi possível realizar

uma análise comparativa, bem como relacioná-las com a efetividade de implementação e suas

consequências na conveniência e adoção do transporte por bicicleta. A partir dos resultados obtidos

com a identificação dessas ações, pretende-se conceber propostas que venham a contribuir na

elaboração de estratégias de planejamento que incentivem modos alternativos de deslocamento.

Palavras-chave:

mobilidade ativa; bicicletas; políticas públicas; infraestrutura cicloviária.

URBAN CYCLING: PUBLIC POLICIES AND CYCLE INFRASTRUCTURE

IN NANTES (FRANCE) AND COPENHAGEN (DENMARK)

ABSTRACT

The high rates of car use for commuting in cities have generated serious problems of air pollution,

traffic jams and accidents. In this context, one can see the need to rethink the modes of

displacement, in order to encourage collective transportation in the detriment of motorized

individuals, and especially, to promote active modes of transportation, among which the use of

bicycles stands out. Bicycle adoption as a means of transport in the urban environment has a great

interest in the search for sustainable mobility. However, the convenience of using this modal

depends on a number of factors, such as the presence of adequate infrastructure and safety, which

can be enhanced through public actions and policies that encourage such transportation mode. In

this way, the identification and analysis of the instruments and actions carried out by public officials

that encourage cycling as a means of transportation constitute an important research subject to be