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5. CONCLUSÃO
As características morfológicas das malhas cicloviárias tem influencia direta na atratividade dos
deslocamentos por bicicleta. Em traçados urbanos irregulares, onde a fluidez dos trajetos pode ser
prejudicada, devem ser implementadas, pelo poder público, estratégias de planejamento cicloviário
que permitam maior fluidez nestes deslocamentos, dentres as quais pode-se indicar priorização dos
ciclistas em detrimento de modais motorizados ao atravessarem cruzamentos. Além disso, o
planejamento cicloviário deve ser realizado, em conjunto com políticas públicas, de modo a
minimizar os obstáculos e a necessidade de paradas, sobretudo em trajetos longos como os centro-
periferia, de forma a compensar as irregularidades do traçado e otimizar o tempo de trajeto.
As análises sintáticas podem constituir-se numa ferramenta efetiva para estudos comparativos de
malhas cicloviárias, porém, sua efetividade pode ser melhorada ao incluir dados de distribuição
populacional à estes estudos.
Considerando a importância dada ao prêmio Capital Verde Europeia, a qual reconhece cidades com
ações eficazes na promoção da sustentabiildade urbana, tornando-as modelos para as demais,
sugere-se que seja traçado um panorama geral das políticas pró-bicicleta implementadas nas 8
capitais laureadas até o momento.
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