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b). Normas para a realização da ACV em concretos também já estão disponíveis (ISO, 2014). A
ACV é composta de quatro etapas: definição de objetivo e escopo; inventário do ciclo de vida
(ICV); avaliação do impacto do ciclo de vida (AICV); e interpretação. As três primeiras etapas
serão descritas nas subseções 3.2 a 3.4 e a interpretação será realizada na seção de resultados.
As escolhas metodológicas adotadas para a avaliação e os resultados apresentados neste
trabalho constituem parte de uma dissertação de mestrado de um dos autores (COELHO, 2016).
Os traços de CAA analisados foram obtidos de artigos de revistas internacionais indexadas com
alto fator de impacto, onde foram avaliadas as propriedades técnicas mecânicas da incorporação
do resíduo de borracha de pneu no CAA. Foi empregado o
software
SimaPro versão 8.2 (2016)
para auxiliar na modelagem e cálculo da avaliação ambiental, em conjunto com o banco de dados
Ecoinvent 3.2 (MORENO RUIZ
et al
., 2015) e fontes da literatura.
3.1 Artigos e traços avaliados
Os traços utilizados foram obtidos de dois estudos internacionais: o de Ismail; Hassan (2016), com
33 traços de CAA, e o trabalho de Yung; Yung; Hua (2013), com 13 traços de CAA. Informações
gerais relevantes sobre os traços dos estudos são apresentados na Tabela 1. Os traços
apresentam um alto consumo de material cimentício (mc), variando de 500 a 600 kg/m³, com uma
resistência aos 28 dias (fc28) não muito elevada, variando de 12 a 53 MPa, aproximadamente.
Observa-se então um rendimento de ligante (kg de mc/MPa) muito baixo, variando de
aproximadamente 9,5 a 41, já notando-se que são traços que não alcançam um objetivo global de
sustentabilidade, devido ao ligante ser o principal responsável pelo impacto ambiental do
concreto. Ademais, o ligante principal utilizado é o cimento Portland convencional (Tipo I
americano ou equivalente), com teor de clínquer de 95%, que possui custo e impacto ambiental de
produção mais elevado em comparação a cimentos compostos. Contudo, os pesquisadores
utilizaram esse cimento devido a ser o mais puro, sendo prática comum o seu uso em estudos
laboratoriais que visam avaliar as propriedades técnicas mecânicas e de durabilidade de CAAs
produzidos com adições/substituições.
Tabela 1.
Informações gerais sobre os artigos e os traços
Autores
Ismail; Hassan (2016)
Yung; Yung; Hua (2013)
Nº de traços
33
13
mc (C+AM) (kg/m³)
500 a 550
600
a/mc
0,4
0,35
AM (tipo)
EGAF, CV, MC
EGAF, CV
AM (kg/m³)
0 a 165
300
% BRRP
0 a 50
0 a 20
Areia (kg/m³)
456 a 981
708 a 885
Brita (kg/m³)
636 a 687
888
Aditivo (kg/m³)
0,57 a 8,95
7,8
fc28 (Mpa)
12,1 a 52,95
19,21 a 32,07
Nota: C: Cimento; AM: Adições minerais; mc: materiais cimentícios; a: água; CV: cinzas volantes; EGAF:
escória granulada de alto-forno; MC: metacaulim; %BRRP: teor de substituição em volume da areia por
resíduo de borracha de pneu reciclado; fc28: resistência à compressão a 28 dias.
Ismail; Hassan (2016) utilizaram um resíduo com a curva granulométrica definida, com mais de
90% entre de 1 a 5 mm, já Yung; Yung; Hua (2013) utilizaram duas granulometrias mais finas,