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b). Normas para a realização da ACV em concretos também já estão disponíveis (ISO, 2014). A

ACV é composta de quatro etapas: definição de objetivo e escopo; inventário do ciclo de vida

(ICV); avaliação do impacto do ciclo de vida (AICV); e interpretação. As três primeiras etapas

serão descritas nas subseções 3.2 a 3.4 e a interpretação será realizada na seção de resultados.

As escolhas metodológicas adotadas para a avaliação e os resultados apresentados neste

trabalho constituem parte de uma dissertação de mestrado de um dos autores (COELHO, 2016).

Os traços de CAA analisados foram obtidos de artigos de revistas internacionais indexadas com

alto fator de impacto, onde foram avaliadas as propriedades técnicas mecânicas da incorporação

do resíduo de borracha de pneu no CAA. Foi empregado o

software

SimaPro versão 8.2 (2016)

para auxiliar na modelagem e cálculo da avaliação ambiental, em conjunto com o banco de dados

Ecoinvent 3.2 (MORENO RUIZ

et al

., 2015) e fontes da literatura.

3.1 Artigos e traços avaliados

Os traços utilizados foram obtidos de dois estudos internacionais: o de Ismail; Hassan (2016), com

33 traços de CAA, e o trabalho de Yung; Yung; Hua (2013), com 13 traços de CAA. Informações

gerais relevantes sobre os traços dos estudos são apresentados na Tabela 1. Os traços

apresentam um alto consumo de material cimentício (mc), variando de 500 a 600 kg/m³, com uma

resistência aos 28 dias (fc28) não muito elevada, variando de 12 a 53 MPa, aproximadamente.

Observa-se então um rendimento de ligante (kg de mc/MPa) muito baixo, variando de

aproximadamente 9,5 a 41, já notando-se que são traços que não alcançam um objetivo global de

sustentabilidade, devido ao ligante ser o principal responsável pelo impacto ambiental do

concreto. Ademais, o ligante principal utilizado é o cimento Portland convencional (Tipo I

americano ou equivalente), com teor de clínquer de 95%, que possui custo e impacto ambiental de

produção mais elevado em comparação a cimentos compostos. Contudo, os pesquisadores

utilizaram esse cimento devido a ser o mais puro, sendo prática comum o seu uso em estudos

laboratoriais que visam avaliar as propriedades técnicas mecânicas e de durabilidade de CAAs

produzidos com adições/substituições.

Tabela 1.

Informações gerais sobre os artigos e os traços

Autores

Ismail; Hassan (2016)

Yung; Yung; Hua (2013)

Nº de traços

33

13

mc (C+AM) (kg/m³)

500 a 550

600

a/mc

0,4

0,35

AM (tipo)

EGAF, CV, MC

EGAF, CV

AM (kg/m³)

0 a 165

300

% BRRP

0 a 50

0 a 20

Areia (kg/m³)

456 a 981

708 a 885

Brita (kg/m³)

636 a 687

888

Aditivo (kg/m³)

0,57 a 8,95

7,8

fc28 (Mpa)

12,1 a 52,95

19,21 a 32,07

Nota: C: Cimento; AM: Adições minerais; mc: materiais cimentícios; a: água; CV: cinzas volantes; EGAF:

escória granulada de alto-forno; MC: metacaulim; %BRRP: teor de substituição em volume da areia por

resíduo de borracha de pneu reciclado; fc28: resistência à compressão a 28 dias.

Ismail; Hassan (2016) utilizaram um resíduo com a curva granulométrica definida, com mais de

90% entre de 1 a 5 mm, já Yung; Yung; Hua (2013) utilizaram duas granulometrias mais finas,