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1. INTRODUÇÃO

A disposição correta dos resíduos sólidos é um tema de grande importância na atualidade, dentre

os quais se destaca a disposição dos pneus inservíveis. O seu descarte atualmente é realizado de

diversas formas, como queima e aterro. Estas formas são consideradas inadequadas, pois

causam sérios danos ambientais. No caso da queima, a emissão de gases tóxicos polui o ar e

ainda pode contaminar o solo e a água. E o seu acúmulo em aterros favorece a reprodução de

mosquitos que atuam como vetores e causam diversas doenças.

Na construção civil, o pneu pode ser empregado em obras geotécnicas, como combustível nos

fornos de fabricação de cimento e como agregado em concretos asfálticos e concretos de cimento

(ISMAIL; HASSAN, 2016; THOMAS; GUPTA, 2016; FERALDI

et al

., 2013). Para a fabricação de

agregado a partir do pneu é realizada trituração, moagem e classificação do material granular,

chamado neste estudo de borracha reciclada de resíduo de pneu (BRRP), que varia usualmente

de 0,075 mm a 4,75 mm. Este processo de reciclagem produz como material não apenas a

borracha granulada, mas também fibras de nylon e fios de aço, que são separados da borracha

depois da trituração inicial (THOMAS; GUPTA, 2016; SIDDIQUE; NAIK, 2004).

O BRRP vem sendo estudado para seu emprego em misturas de concreto convencional, bem

como de concreto autoadensável (CAA), tendo este último seu emprego cada vez maior devido a

não necessidade de vibração para concretagem e a incorporar grandes quantidades de adições

minerais. Quanto às propriedades técnicas do concreto incorporando o BRRP, a trabalhabilidade é

reduzida, porém com o uso de aditivos químicos esse efeito pode ser reduzido (SILVA

et al.,

2015;

THOMAS; GUPTA, 2016). Ademais, o concreto com BRRP possui menor densidade devido à

menor massa específica da borracha em relação à areia. Em relação à influência do BRRP nas

propriedades mecânicas, os estudos notaram que as resistências à compressão, à tração e à

flexão são reduzidas (ISMAIL; HASSAN, 2016; THOMAS; GUPTA, 2016; YUNG; YUNG; HUA,

2013). Já em relação à resistência a impacto, estudos têm mostrado que o uso do BRRP é

benéfico, aumentando com o acréscimo de BRRP utilizada (AL-TAYEB

et al.,

2013).

Nesses estudos de avaliação das propriedades técnicas, costuma considerar-se como uma

verdade universal que a incorporação do BRRP na matriz do concreto ajuda a reduzir seu impacto

ambiental. Contudo, faltam estudos que forneçam uma quantificação de impacto ambiental da

influência do BRRP no concreto. A avaliação do ciclo de vida (ACV) é considerada uma

ferramenta importante para identificar soluções para gerenciamento de resíduos sólidos, tais como

pneus inservíveis (FERALDI

et al

., 2013; CORTI; LOMBARDI, 2004), e vêm também sendo cada

vez mais utilizada para avaliar a sustentabilidade de materiais de construção civil, tais como o

concreto (VIEIRA; CALMON; COELHO, 2016).

2. OBJETIVO

O objetivo deste estudo foi realizar uma ACV simplificada para avaliar a influência que a

incorporação do resíduo de borracha de pneu causa no desempenho ambiental do concreto

autoadensável em um cenário específico, avaliando a influência dos diferentes teores de

substituição do resíduo.

3. MÉTODO DE PESQUISA

O método utilizado nesta pesquisa segue as definições da ACV, uma ferramenta metodológica

que pode esclarecer como a modificação a composição de um produto altera o seu impacto

ambiental. Sua metodologia e princípios estão descritos nas normas internacionais da

International Organization for Standardization

(ISO) 14040:2006 e ISO 14044:2006 (ISO 2006a,