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1. INTRODUÇÃO
A disposição correta dos resíduos sólidos é um tema de grande importância na atualidade, dentre
os quais se destaca a disposição dos pneus inservíveis. O seu descarte atualmente é realizado de
diversas formas, como queima e aterro. Estas formas são consideradas inadequadas, pois
causam sérios danos ambientais. No caso da queima, a emissão de gases tóxicos polui o ar e
ainda pode contaminar o solo e a água. E o seu acúmulo em aterros favorece a reprodução de
mosquitos que atuam como vetores e causam diversas doenças.
Na construção civil, o pneu pode ser empregado em obras geotécnicas, como combustível nos
fornos de fabricação de cimento e como agregado em concretos asfálticos e concretos de cimento
(ISMAIL; HASSAN, 2016; THOMAS; GUPTA, 2016; FERALDI
et al
., 2013). Para a fabricação de
agregado a partir do pneu é realizada trituração, moagem e classificação do material granular,
chamado neste estudo de borracha reciclada de resíduo de pneu (BRRP), que varia usualmente
de 0,075 mm a 4,75 mm. Este processo de reciclagem produz como material não apenas a
borracha granulada, mas também fibras de nylon e fios de aço, que são separados da borracha
depois da trituração inicial (THOMAS; GUPTA, 2016; SIDDIQUE; NAIK, 2004).
O BRRP vem sendo estudado para seu emprego em misturas de concreto convencional, bem
como de concreto autoadensável (CAA), tendo este último seu emprego cada vez maior devido a
não necessidade de vibração para concretagem e a incorporar grandes quantidades de adições
minerais. Quanto às propriedades técnicas do concreto incorporando o BRRP, a trabalhabilidade é
reduzida, porém com o uso de aditivos químicos esse efeito pode ser reduzido (SILVA
et al.,
2015;
THOMAS; GUPTA, 2016). Ademais, o concreto com BRRP possui menor densidade devido à
menor massa específica da borracha em relação à areia. Em relação à influência do BRRP nas
propriedades mecânicas, os estudos notaram que as resistências à compressão, à tração e à
flexão são reduzidas (ISMAIL; HASSAN, 2016; THOMAS; GUPTA, 2016; YUNG; YUNG; HUA,
2013). Já em relação à resistência a impacto, estudos têm mostrado que o uso do BRRP é
benéfico, aumentando com o acréscimo de BRRP utilizada (AL-TAYEB
et al.,
2013).
Nesses estudos de avaliação das propriedades técnicas, costuma considerar-se como uma
verdade universal que a incorporação do BRRP na matriz do concreto ajuda a reduzir seu impacto
ambiental. Contudo, faltam estudos que forneçam uma quantificação de impacto ambiental da
influência do BRRP no concreto. A avaliação do ciclo de vida (ACV) é considerada uma
ferramenta importante para identificar soluções para gerenciamento de resíduos sólidos, tais como
pneus inservíveis (FERALDI
et al
., 2013; CORTI; LOMBARDI, 2004), e vêm também sendo cada
vez mais utilizada para avaliar a sustentabilidade de materiais de construção civil, tais como o
concreto (VIEIRA; CALMON; COELHO, 2016).
2. OBJETIVO
O objetivo deste estudo foi realizar uma ACV simplificada para avaliar a influência que a
incorporação do resíduo de borracha de pneu causa no desempenho ambiental do concreto
autoadensável em um cenário específico, avaliando a influência dos diferentes teores de
substituição do resíduo.
3. MÉTODO DE PESQUISA
O método utilizado nesta pesquisa segue as definições da ACV, uma ferramenta metodológica
que pode esclarecer como a modificação a composição de um produto altera o seu impacto
ambiental. Sua metodologia e princípios estão descritos nas normas internacionais da
International Organization for Standardization
(ISO) 14040:2006 e ISO 14044:2006 (ISO 2006a,