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149. O EFEITO DA INCORPORAÇÃO DA BORRACHA DE RESÍDUO DE

PNEU NO IMPACTO AMBIENTAL DO CONCRETO AUTOADENSÁVEL:

UMA ABORDAGEM DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA

ZULCÃO, Robson*

1

(robsonzulcao@gmail.com

); COELHO, Felipe Zanellato

1

(fcz_0019@outlook.com

); CALMON, João Luiz

1

(joao.gama@ufes.br

)

1

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brazil

*

Autor correspondente

RESUMO

Alternativas devem ser buscadas para o reuso e reciclagem de pneus inservíveis. A incorporação

da borracha reciclada de resíduo de pneu (BRRP) em concreto vem sendo substancialmente

pesquisada para avaliar sua influência nas propriedades do concreto. Contudo, a avaliação

ambiental de seu uso ainda é pouco pesquisada quantitativamente. A metodologia da avaliação

do ciclo de vida (ACV) pode ser aplicada para verificar como uma mudança na composição do

material afeta o seu desempenho ambiental. Neste estudo, uma ACV simplificada foi realizada

para avaliar como o resíduo de borracha de pneu impacta no desempenho ambiental do concreto

autoadensável (CAA) em um cenário específico. Foi utilizado o

software

SimaPro para auxiliar na

avaliação em conjunto com dados da literatura e do banco de dados Ecoinvent. Os resultados

mostram que apesar de ser uma alternativa para o fim-de-vida dos pneus, o alto consumo de

energia para o seu processamento combinado a uma matriz energética majoritariamente não

renovável traz uma grande desvantagem para seu uso no CAA.

Palavras-chave:

Avaliação do ciclo de vida (ACV); Concreto; Resíduo de borracha de pneu,

Reciclagem.

THE EFFECT OF THE INCORPORATION OF WASTE RUBBER TYRE IN

SELF-COMPACTING CONCRETE ENVIRONMENTAL IMPACT: A LIFE

CYCLE ASSESSMENT APPROACH

ABSTRACT

Alternatives must be sought to reuse and recycle scrap tyres. The incorporation of waste tyre

rubber into concrete has been substantially researched to evaluate its influence in concrete

properties. However, the environmental assessment of its use is actually little researched

quantitatively. Life-cycle assessment (LCA) methodology can be applied to verify how a change in

material composition affects its environmental performance. In this study, a simplified LCA has

been applied to evaluate how waste rubber tyre impacts in self-compacting concrete (SCC)

environmental performance in a specific scenario. It was used the SimaPro software to assist in

the assessment along with data from the literature and the Ecoinvent database. The results show

that despite of being an alternative to the end-of-life for the tyres, the high energy consumption for

its processing combined with an electricity grid mainly non-renewable brings a huge downside for

its implementation into SCC.

Keywords:

Life-cycle assessment (LCA); Concrete; Waste rubber tyre; Recycling