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149. O EFEITO DA INCORPORAÇÃO DA BORRACHA DE RESÍDUO DE
PNEU NO IMPACTO AMBIENTAL DO CONCRETO AUTOADENSÁVEL:
UMA ABORDAGEM DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA
ZULCÃO, Robson*
1
(robsonzulcao@gmail.com); COELHO, Felipe Zanellato
1
(fcz_0019@outlook.com); CALMON, João Luiz
1
(joao.gama@ufes.br)
1
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brazil
*
Autor correspondente
RESUMO
Alternativas devem ser buscadas para o reuso e reciclagem de pneus inservíveis. A incorporação
da borracha reciclada de resíduo de pneu (BRRP) em concreto vem sendo substancialmente
pesquisada para avaliar sua influência nas propriedades do concreto. Contudo, a avaliação
ambiental de seu uso ainda é pouco pesquisada quantitativamente. A metodologia da avaliação
do ciclo de vida (ACV) pode ser aplicada para verificar como uma mudança na composição do
material afeta o seu desempenho ambiental. Neste estudo, uma ACV simplificada foi realizada
para avaliar como o resíduo de borracha de pneu impacta no desempenho ambiental do concreto
autoadensável (CAA) em um cenário específico. Foi utilizado o
software
SimaPro para auxiliar na
avaliação em conjunto com dados da literatura e do banco de dados Ecoinvent. Os resultados
mostram que apesar de ser uma alternativa para o fim-de-vida dos pneus, o alto consumo de
energia para o seu processamento combinado a uma matriz energética majoritariamente não
renovável traz uma grande desvantagem para seu uso no CAA.
Palavras-chave:
Avaliação do ciclo de vida (ACV); Concreto; Resíduo de borracha de pneu,
Reciclagem.
THE EFFECT OF THE INCORPORATION OF WASTE RUBBER TYRE IN
SELF-COMPACTING CONCRETE ENVIRONMENTAL IMPACT: A LIFE
CYCLE ASSESSMENT APPROACH
ABSTRACT
Alternatives must be sought to reuse and recycle scrap tyres. The incorporation of waste tyre
rubber into concrete has been substantially researched to evaluate its influence in concrete
properties. However, the environmental assessment of its use is actually little researched
quantitatively. Life-cycle assessment (LCA) methodology can be applied to verify how a change in
material composition affects its environmental performance. In this study, a simplified LCA has
been applied to evaluate how waste rubber tyre impacts in self-compacting concrete (SCC)
environmental performance in a specific scenario. It was used the SimaPro software to assist in
the assessment along with data from the literature and the Ecoinvent database. The results show
that despite of being an alternative to the end-of-life for the tyres, the high energy consumption for
its processing combined with an electricity grid mainly non-renewable brings a huge downside for
its implementation into SCC.
Keywords:
Life-cycle assessment (LCA); Concrete; Waste rubber tyre; Recycling