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mistura dos materiais para a produção do CAA, foram utilizados os dados de consumo energético
(eletricidade, diesel e gás natural) padrão do banco de dados referente à produção de 1m³ na
central de concreto, excluindo processos referentes à manutenção e infraestrutura. As matrizes
energéticas utilizadas do Ecoinvent para a reciclagem dos pneus foram: WECC (
Western
Electricity Coordinating Counsil
), referente a uma região dos EUA que inclui a Califórnia; e BR
referente à matriz brasileira, para análise de sensibilidade do BRRP.
3.4 Avaliação de impacto (AICV)
Nesta etapa são calculados os potenciais impactos com base nos dados do inventário. A AICV é
composta de três etapas obrigatórias: seleção das categorias de impacto, classificação dos
impactos (alocação dos dados de ICV para as referentes categorias); e caracterização (agregação
dos resultados de ICV em indicadores que integram o inventário em uma unidade padrão), sendo
estas etapas realizadas automaticamente no
software
, após a definição do inventário e a escolha
do método de impacto. Etapas adicionais também estão disponíveis e podem ser empregadas,
tais como normalização, ponderação e pontuação única. O método de impacto escolhido para
este estudo foi o Impact2002+, devido à sua abrangência de categorias de impacto orientada a
problemas (
midpoints
) e danos (
endpoints
) (JOLLIET
et al
., 2003).
Neste estudo foram selecionadas, nas categorias de impacto
midpoints,
os impactos de
respiratórios inorgânicos, aquecimento global e energia não renovável. Estão categorias foram
escolhidas devido a serem as três mais relevantes dentre as quinze categorias do método
escolhido, representando de 93 a 94% dos impactos totais. Ademais, foi utilizado o resultado final
de pontuação única, em conjunto com um indicador de intensidade de impacto, definido como o
impacto total de pontuação única dividido pela resistência à compressão a 28 dias.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados nas Figuras 1, 2 e 3 estão normatizados para a unidade Pt utilizada no método de
impacto Impact2002+ a fim de facilitar a comparação entre as diferentes categorias, sendo 1 Pt o
impacto médio, de uma categoria de impacto específica, que foi causado por uma pessoa na
Europa durante um ano (sendo mPt e µPt, 10
-3
e 10
-6
, respectivamente). Na figura 1, Tabela 3 e
nas análises, para efeito de melhor representar a comparação de impacto entre os agregados
miúdos, utilizou-se o valor de 2,7 kg de areia, pois nos estudos avaliados esse valor corresponde
volumetricamente a 1 kg de BRRP, e a substituição é realizada em volume. Ademais, o impacto
do BRRP possui grande sensibilidade devido a ser oriundo de um processo de reciclagem que
pode ter um consumo energético variável devido ao tamanho da planta fabril, da distância de
transporte, entre outros fatores. Portanto, a fim de considerar essa sensibilidade e criar uma
melhor comparação visual dos resultados, utilizou-se na Figura 1 uma variação de 30% dos
resultados numéricos do impacto ambiental de cada categoria em relação ao valor calculado.
Além disso, a influência que a matriz energética causa no impacto do BRRP também foi avaliada
nesta primeira comparação, utilizando-se a matriz brasileira (BRRP BR) como alternativa para o
processo de reciclagem.
Como se pode observar na Figura 1 e Tabela 3, o impacto ambiental nas três categorias
midpoints
analisadas do BRRP foi muito superior à da areia (de 300 a 650%, aproximadamente), isto se
devendo ao alto consumo de energia necessária para realizar a reciclagem do pneu, bem como a
matriz utilizada para gerar essa energia – matriz norte-americana com grande proporção de
origem não renovável. Nota-se que com o uso da matriz brasileira (BRRP BR) – maior proporção
de fonte renovável - os valores das três categorias de impacto analisadas se aproximam ao da