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Figura 3.
Pontuação única e intensidade de impacto das misturas por porcentagem de BRRP
5. CONCLUSÃO
Os resultados deste estudo revelaram que a influência que a incorporação do BRRP exerce no
impacto ambiental do CAA não foi positiva no cenário analisado, devido ao seu alto consumo
energético para transformar o pneu em um material granular combinado com uma matriz
energética baseada em fontes não renováveis. Vale salientar que o benefício de prover um
descarte alternativo para o pneu não foi atribuído aos traços de CAA, isto é, a borracha foi
analisada como uma matéria-prima de impacto nulo, incorporando o impacto de produção apenas
referente ao consumo energético e o transporte. Esta decisão está vinculada ao escopo do
trabalho, de avaliar o impacto do CAA e não de diferentes alternativas de fim-de-vida para os
pneus inservíveis. O uso de uma maior escala produtiva e mais eficiente energeticamente da
reciclagem do pneu, e ainda, com o provimento da energia de fontes renováveis, beneficiaria o
aspecto ambiental do uso do BRRP no CAA.
AGRADECIMENTOS
Expressamos nossos agradecimentos à FAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito
Santo) pelo fomento da bolsa de pesquisador capixaba, à CAPES (Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pela bolsa de mestrado, e à ACV Brasil que
forneceu a ferramenta computacional para realizar as simulações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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et al.
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performance of hybrid rubberized-normal concrete under impact load: experiment and simulation.
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Mechanical properties, durability, and life-cycle assessment of self-consolidating
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