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Figura 3.

Pontuação única e intensidade de impacto das misturas por porcentagem de BRRP

5. CONCLUSÃO

Os resultados deste estudo revelaram que a influência que a incorporação do BRRP exerce no

impacto ambiental do CAA não foi positiva no cenário analisado, devido ao seu alto consumo

energético para transformar o pneu em um material granular combinado com uma matriz

energética baseada em fontes não renováveis. Vale salientar que o benefício de prover um

descarte alternativo para o pneu não foi atribuído aos traços de CAA, isto é, a borracha foi

analisada como uma matéria-prima de impacto nulo, incorporando o impacto de produção apenas

referente ao consumo energético e o transporte. Esta decisão está vinculada ao escopo do

trabalho, de avaliar o impacto do CAA e não de diferentes alternativas de fim-de-vida para os

pneus inservíveis. O uso de uma maior escala produtiva e mais eficiente energeticamente da

reciclagem do pneu, e ainda, com o provimento da energia de fontes renováveis, beneficiaria o

aspecto ambiental do uso do BRRP no CAA.

AGRADECIMENTOS

Expressamos nossos agradecimentos à FAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito

Santo) pelo fomento da bolsa de pesquisador capixaba, à CAPES (Coordenação de

Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pela bolsa de mestrado, e à ACV Brasil que

forneceu a ferramenta computacional para realizar as simulações.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AL-TAYEB

et al.

Effect of partial replacement of sand by recycled fine crumb rubber on the

performance of hybrid rubberized-normal concrete under impact load: experiment and simulation.

Journal of Cleaner Production, n. 59, p 284-289, 2013.

CELIK, K.

et al.

Mechanical properties, durability, and life-cycle assessment of self-consolidating

concrete mixtures made with blended Portland cements containing fly ash and limestone powder.

Cement & Concrete Composites, n. 56, p. 59–72, 2015.