Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1859 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1859 / 2158 Next Page
Page Background

1859

65. BICICLETAS COMPARTILHADAS E SUSTENTABILIDADE URBANA:

OS CASOS DE PASSO FUNDO, WASHINGTON E BARCELONA

SARAIVA, Paola Pol*

1

(paolapol.arquitetura@gmail.com

); RIBEIRO, Lauro André

2

(lauro.ribeiro@imed.edu.br

)

¹ Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica da Faculdade

Meridional (PPGARQ - IMED), Brasil

2

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica da Faculdade

Meridional (PPGARQ - IMED), Brasil e INESCC, Portugal

*

Autor correspondente

RESUMO

Há uma percepção crescente de que são necessárias novas estratégias para os deslocamentos

urbanos, pois os atuais padrões de mobilidade geram sucessivos problemas tanto para a saúde

humana quanto para o meio ambiente. Neste contexto, os sistemas de compartilhamento de

bicicletas estão ganhando popularidade em cidades do mundo todo. A Prefeitura da cidade de

Passo Fundo/RS- Brasil recentemente implementou o sistema “Passo Fundo Vai de Bici”, com o

intuito de reduzir o uso do automóvel e contribuir para meta de ser uma cidade mais sustentável.

Este trabalho tem por objetivo principal desenvolver um estudo preliminar voltado ao sistema da

cidade de Passo Fundo, além de complementá-lo com estudos de outras cidades que possuam

sistemas de compartilhamento de bicicletas bem-sucedidos, a fim de entender como estes sistemas

contribuem para a sustentabilidade urbana, além de identificar as dificuldades de implantação e

aceitação por parte da população. O método utilizado foi o desenvolvimento de um diagnóstico

preliminar do sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade de Passo Fundo e análise de

estudos de caso internacionais na literatura para complementação e comparação. Os resultados

mostram que, apesar do sistema ter sido implementado recentemente na cidade brasileira, já se

percebe um considerável número total de viagens realizadas e um consequente aumento da

acessibilidade para a população local, já que o sistema é totalmente gratuito. Também foi possível

identificar quais foram as dificuldades iniciais para implementação do sistema, como por exemplo

um grande número de bicicletas furtadas desde o início de sua operação. Com este estudo concluiu-

se que iniciativas que promovam a mobilidade ativa, como o caso das bicicletas compartilhadas,

tendem a gerar inúmeros impactos positivos e melhorias nos deslocamentos urbanos, saúde dos

seus habitantes e imagem da cidade, que passa a ser mais dinâmica e moderna.

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável; Mobilidade ativa; Bicicletas compartilhadas; Passo

Fundo.

BIKE SHARING AND URBAN SUSTAINABILITY: CASES OF PASSO

FUNDO, WASHINGTON AND BARCELONA

ABSTRACT

There is an increasing understanding that new strategies for urban displacement are necessary as

current mobility patterns generate several problems for both human health and the environment. In

this context, bicycle sharing systems are gaining popularity in cities around the world. The city of

Passo Fundo/RS- Brazil recently implemented the "Passo Fundo Vai de Bici" system with the aim of

reducing car use and contributing to the goal of being a more sustainable city. This paper aims to

develop a preliminary study of the bike sharing system of Passo Fundo and compare it with other