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possui cerca de 125.644 veículos motorizados (DENATRAN, 2016), ou seja, um veículo para cada

1,6 moradores. O Plano de Mobilidade de Passo Fundo (2014) mostra que a cidade possui

infraestrutura dedicada à mobilidade acima da média nacional, no entanto, enfrenta sérios

problemas de congestionamentos e acidentes de trânsito.

Conscientes desta realidade, o poder local implantou o sistema de compartilhamento de bicicletas

em maio de 2016, a fim de incentivar a mobilidade ativa e reduzir o uso do automóvel particular.

Conforme o site do sistema “Passo Fundo Vai de Bici” (2017), a rede possui um total de 110

bicicletas distribuídas nas 10 estações inseridas na cidade e um total de 150 vagas. Os usuários

que possuírem interesse em utilizar o sistema devem realizar um cadastro e posteriormente podem

retirar e devolver as bicicletas na estação desejada diariamente das 06h às 22h. As estações de

Passo Fundo pertencem à chamada quarta geração do sistema, já que elas possuem totem

automatizado para autoatendimento. Cada bicicleta pode ser utilizada por duas horas consecutivas

sem nenhum custo.

Segundo relatórios coletados com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo (2017), referentes ao

intervalo do dia 12 de maio de 2016 ao dia 20 de janeiro de 2017, cerca e 70% dos usuários do

sistema são homens e aproximadamente 65% destes usuários possui faixa etária entre 20 e 40

anos. Quanto à escolaridade, 28% dos usuários possui ensino médio completo e 25% possui ensino

superior incompleto. Aproximadamente 30% dos usuários não possui renda, 25% recebe de 1 a 2

salários mínimos mensais e 18% recebe até 1 salário mínimo. Cerca de 73% dos usuários utilizam

as bicicletas durante os dias da semana e 48% utilizam no intervalo do meio-dia até às 18 horas,

com um tempo médio de 27 minutos por viagem.

Até o dia 20 de janeiro de 2017 foram percorridos 275.803 km com as bicicletas pertencentes ao

sistema e um total de viagens realizadas de 57.145, ou seja, uma média de 225 viagens diárias.

Os relatórios gerados pela Prefeitura Municipal (2017), utilizados como forma de publicidade pela

mesma, estimam que com estas viagens sendo realizadas de bicicletas estejam sendo poupados

cerca de 216.200 kg de CO

2,

ou seja, o equivalente a 145.330 km percorridos a menos por

automóveis movidos a combustíveis de origem fóssil. Porém, não é possível afirmar cientificamente

que este resultado esteja realmente coerente, já que não é correto afirmar que todas as pessoas

que utilizaram a bicicleta para se deslocar iriam utilizar um automóvel ou qualquer outro veículo

motorizado, no caso de não terem acesso ao sistema de compartilhamento de bicicletas. No

entanto, pode-se destacar que outros estudos já foram desenvolvidos acerca deste tema, utilizando-

se algumas ferramentas de Avaliação Pós Ocupação (APO), onde foram aplicados questionários

em 100 usuários do “Passo Fundo Vai de Bici”, constatando-se que 25% dos mesmos estão

substituindo viagens de transporte público e 25% estão substituindo viagens de carro particular

(SARAIVA; MUSSI; RIBEIRO, 2017). Com isso, pode-se constatar que há contribuições para o

aumento na qualidade do ar e a redução dos congestionamentos, no entanto, estas contribuições

não podem, ainda, ser quantificadas com precisão.

Também, segundo os dados coletados junto a Prefeitura Municipal de Passo Fundo até o dia 20 de

janeiro de 2017, haviam aproximadamente 20.000 usuários cadastrados no sistema, o que aponta

para uma aceitação e grande interesse por parte da população passofundense quanto ao sistema

de bicicletas compartilhadas.

Quanto aos aspectos sociais, destaca-se que as bicicletas estão disponíveis para toda a população,

ou seja, proporcionando uma maneira fácil e rápida de se deslocar na cidade. Além disso, por ser

um programa gratuito, as bicicletas aumentam as chances de acessibilidade para a população de

baixa renda e contribuem para aspectos econômicos, já que reduzem os custos diários em

deslocamentos, seja para aqueles que dependem do transporte público ou para aqueles que

dependem de automóvel particular e estão optando pela substituição.