1863
Com relação à saúde pública, sabe-se que andar de bicicleta gera inúmeros benefícios, reduzindo
custos com tratamentos de doenças cardiovasculares e pulmonares, ou com a obesidade e
sedentarismo, além disso, a ONU (2003) destaca que aproximadamente a cada US$
1 dólar
investido na promoção de atividade física pode-se evitar o gasto de cerca de US$
3 dólares em
tratamentos de saúde.
Como principais dificuldades destaca-se que Passo Fundo possui uma área central sobrecarregada
onde concentram-se a maior parte dos estabelecimentos comerciais e de serviços, ou seja, uma
parcela significativa da população necessita deslocar-se diariamente para estas áreas para
trabalhar ou realizar suas atividades. Pode-se dizer que 50% das estações da cidade estão
localizadas na área central, ou seja, o sistema ainda não atinge as áreas mais periféricas, já que
atualmente o sistema conta com somente 10 estações e está em fase inicial. Constatou-se também
alguns casos de furto ou abandono em locais inapropriados das bicicletas pertencentes ao sistema,
refletindo uma das maiores dificuldades, apontam alguns jornais locais como o Diário da Manhã,
que noticiou furtos ainda na fase experimental do sistema (CRIVELLO; ZORZETTO, 2016).
4.2 Capital Bakeshare- Washington
A cidade de Washington, D.C. (Distrito de Colúmbia) é a capital dos Estados Unidos e situa-se a
leste do país. Ela possui população de aproximadamente 658 mil habitantes e destaca-se por
abrigar as importantes sedes do governo americano. Quanto à mobilidade, a maior parte das
famílias em Washington possuem 1 carro e 36,1% da população utiliza transporte público para
realizar seus deslocamentos, seguidos pelos 35,1% que utilizam carro particular (DATAUSA, 2016).
Em 2008 uma parceria público-privado lançou o primeiro sistema de compartilhamento de bicicletas
totalmente automático do país, o chamado
Smartbike
. O sistema piloto contava com 10 estações e
um total de 120 bicicletas espalhadas pela cidade. No entanto, a ideia não foi bem aceita pela
população pelo fato de a rede ser muito pequena e o número de bicicletas ser insuficiente, além de
as estações terem sido posicionadas muito distantes umas das outras (ITDP, 2014).
O Distrito de Columbia decidiu reformular todo o sistema e em 2010 o
Smartbike
foi substituído pelo
Capital Bikeshare
, que continha 1.100 bicicletas distribuídas em 116 estações disponíveis 24 horas
por dia. As estações eram totalmente sem fio e alimentadas por energia solar. Para utilização das
bicicletas os usuários cadastravam-se e recebiam pelo correio um cartão magnético (ITDP, 2014).
Atualmente, o sistema conta com mais de 400 estações contendo cerca de 3500 bicicletas. Segundo
dados fornecidos pelo site
Capital Bikeshare
(2016), em outubro de 2015, o total de viagens
realizadas foi de 318.811 e um total de 923.645,97 quilômetros percorridos.
Capital Bikeshare
(2016), aponta que os usuários podem cadastrar-se para utilizar o sistema por
um dia, três dias, um mês ou um ano. A primeira meia hora de cada viagem é grátis e para cada
período subsequente de 30 minutos são cobradas taxas adicionais. Através do site é possível
acompanhar a situação em cada uma das estações em tempo real, além disso, o site também
disponibiliza o mapa de ciclovias da cidade, trilhas, rotas existentes e outras informações que
podem contribuir para a segurança dos usuários. Por fim, o
Capital Bikeshare
não fornece capacete
para os usuários, no entanto, aconselha que os mesmos adquiram um próprio, como incentivo, os
usuários cadastrados no sistema recebem 10% de desconto na compra de capacetes e acessórios
para andar de bicicleta.
Em uma pesquisa de satisfação realizada em novembro de 2014 com 4.314 membros do
Capital
Bikeshare,
constatou-se que as principais dificuldades dos usuários estavam relacionadas a longa
distância entre algumas estações e áreas que careciam de estações ou mais bicicletas. A empresa
responsável utilizou-se desta pesquisa para expandir a rede, aumentando a densidade em algumas
estações e implantando estações em áreas não abrangidas pelo sistema (CAPITAL BIKESHARE,