Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1863 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1863 / 2158 Next Page
Page Background

1863

Com relação à saúde pública, sabe-se que andar de bicicleta gera inúmeros benefícios, reduzindo

custos com tratamentos de doenças cardiovasculares e pulmonares, ou com a obesidade e

sedentarismo, além disso, a ONU (2003) destaca que aproximadamente a cada US$

1 dólar

investido na promoção de atividade física pode-se evitar o gasto de cerca de US$

3 dólares em

tratamentos de saúde.

Como principais dificuldades destaca-se que Passo Fundo possui uma área central sobrecarregada

onde concentram-se a maior parte dos estabelecimentos comerciais e de serviços, ou seja, uma

parcela significativa da população necessita deslocar-se diariamente para estas áreas para

trabalhar ou realizar suas atividades. Pode-se dizer que 50% das estações da cidade estão

localizadas na área central, ou seja, o sistema ainda não atinge as áreas mais periféricas, já que

atualmente o sistema conta com somente 10 estações e está em fase inicial. Constatou-se também

alguns casos de furto ou abandono em locais inapropriados das bicicletas pertencentes ao sistema,

refletindo uma das maiores dificuldades, apontam alguns jornais locais como o Diário da Manhã,

que noticiou furtos ainda na fase experimental do sistema (CRIVELLO; ZORZETTO, 2016).

4.2 Capital Bakeshare- Washington

A cidade de Washington, D.C. (Distrito de Colúmbia) é a capital dos Estados Unidos e situa-se a

leste do país. Ela possui população de aproximadamente 658 mil habitantes e destaca-se por

abrigar as importantes sedes do governo americano. Quanto à mobilidade, a maior parte das

famílias em Washington possuem 1 carro e 36,1% da população utiliza transporte público para

realizar seus deslocamentos, seguidos pelos 35,1% que utilizam carro particular (DATAUSA, 2016).

Em 2008 uma parceria público-privado lançou o primeiro sistema de compartilhamento de bicicletas

totalmente automático do país, o chamado

Smartbike

. O sistema piloto contava com 10 estações e

um total de 120 bicicletas espalhadas pela cidade. No entanto, a ideia não foi bem aceita pela

população pelo fato de a rede ser muito pequena e o número de bicicletas ser insuficiente, além de

as estações terem sido posicionadas muito distantes umas das outras (ITDP, 2014).

O Distrito de Columbia decidiu reformular todo o sistema e em 2010 o

Smartbike

foi substituído pelo

Capital Bikeshare

, que continha 1.100 bicicletas distribuídas em 116 estações disponíveis 24 horas

por dia. As estações eram totalmente sem fio e alimentadas por energia solar. Para utilização das

bicicletas os usuários cadastravam-se e recebiam pelo correio um cartão magnético (ITDP, 2014).

Atualmente, o sistema conta com mais de 400 estações contendo cerca de 3500 bicicletas. Segundo

dados fornecidos pelo site

Capital Bikeshare

(2016), em outubro de 2015, o total de viagens

realizadas foi de 318.811 e um total de 923.645,97 quilômetros percorridos.

Capital Bikeshare

(2016), aponta que os usuários podem cadastrar-se para utilizar o sistema por

um dia, três dias, um mês ou um ano. A primeira meia hora de cada viagem é grátis e para cada

período subsequente de 30 minutos são cobradas taxas adicionais. Através do site é possível

acompanhar a situação em cada uma das estações em tempo real, além disso, o site também

disponibiliza o mapa de ciclovias da cidade, trilhas, rotas existentes e outras informações que

podem contribuir para a segurança dos usuários. Por fim, o

Capital Bikeshare

não fornece capacete

para os usuários, no entanto, aconselha que os mesmos adquiram um próprio, como incentivo, os

usuários cadastrados no sistema recebem 10% de desconto na compra de capacetes e acessórios

para andar de bicicleta.

Em uma pesquisa de satisfação realizada em novembro de 2014 com 4.314 membros do

Capital

Bikeshare,

constatou-se que as principais dificuldades dos usuários estavam relacionadas a longa

distância entre algumas estações e áreas que careciam de estações ou mais bicicletas. A empresa

responsável utilizou-se desta pesquisa para expandir a rede, aumentando a densidade em algumas

estações e implantando estações em áreas não abrangidas pelo sistema (CAPITAL BIKESHARE,