1869
115. PERCEPÇÃO DOS PEDESTRES SOBRE A QUALIDADE DA
MICROACESSIBILIDADE
PIRES, Isabela Batista*
1
(isabelaba@gmail.com); ROSSETTO, Heloísa de Freitas
Zanella
2
(heloisa_zanella@hotmail.com); BASSO, Fábio Albert
2
(fabioalbertbasso@yahoo.com.br);
MAGAGNIN, Renata Cardoso
1
(magagnin@faac.unesp.br); FARIA, Obede Borges
1
(obede.faria@gmail.com)
1
Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP-PPGARQ), Brasil
2
Universidade Paulista (UNIP), Brasil
*
Autor correspondente
RESUMO
Este artigo visa identificar o nível de satisfação dos pedestres em relação à microacessibilidade em
um percurso entre ponto de ônibus e Shopping, na cidade de Bauru (SP). A metodologia consistiu
na aplicação de entrevista estruturada, a pedestres e usuários de transporte público. Os critérios
avaliados foram: a qualidade de calçadas, pontos de ônibus e travessias. Os resultados
evidenciaram que aspectos de conforto relacionados aos pontos de ônibus obtiveram pior avaliação,
enquanto aspectos de segurança associados às travessias foram melhor classificados. Em relação
às calçadas, os problemas apontados também se relacionaram a fatores de conforto. Estes
resultados podem auxiliar os gestores públicos municipais na proposição de ações efetivas para
melhorar a caminhabilidade local, tornando este percurso mais seguro aos pedestres. A
metodologia utilizada pode ser replicada para identificar o nível de satisfação dos usuários em
relação a infraestrutura destinada ao pedestre de outros recortes espaciais.
Palavras-chave:
Percepção do usuário; Infraestrutura de pedestres; Microacessibilidade;
Mobilidade urbana.
PEDESTRIANS PERCEPTION ABOUT THE QUALITY OF
MICROACCESSIBILITY
ABSTRACT
This paper aims to identify pedestrians’ level of satisfaction in relation to micro accessibility in a route
between bus stop and Shopping, in the city of Bauru (SP). The methodology consisted in the
application of a structured interview to pedestrians and users of public transport. The criteria
evaluated were: quality of sidewalks, bus stops and crossings. The results showed that aspects of
comfort related to the bus stops obtained the worse evaluation, while security aspects associated to
crossings were better classified. In relation to sidewalks the mentioned problems were also related
to comfort factors. These results can help municipal public managers in proposing effective actions
to improve local walkability by making this route safer for pedestrians. The methodology used can
be replicated to identify users level of satisfaction in relation to pedestrians infrastructure in others
spatial cuts.
Keywords:
User perception; Pedestrian infrastructure; Micro accessibility; Urban mobility.
1. INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas nota-se um aumento significativo de estudos relacionados à mobilidade e a
acessibilidade urbana (VILLAROUCO, 2011). Estes conceitos visam estudar meios de