Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1869 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1869 / 2158 Next Page
Page Background

1869

115. PERCEPÇÃO DOS PEDESTRES SOBRE A QUALIDADE DA

MICROACESSIBILIDADE

PIRES, Isabela Batista*

1

(isabelaba@gmail.com

); ROSSETTO, Heloísa de Freitas

Zanella

2

(heloisa_zanella@hotmail.com

); BASSO, Fábio Albert

2

(fabioalbertbasso@yahoo.com.br

);

MAGAGNIN, Renata Cardoso

1

(magagnin@faac.unesp.br

); FARIA, Obede Borges

1

(obede.faria@gmail.com

)

1

Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP-PPGARQ), Brasil

2

Universidade Paulista (UNIP), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

Este artigo visa identificar o nível de satisfação dos pedestres em relação à microacessibilidade em

um percurso entre ponto de ônibus e Shopping, na cidade de Bauru (SP). A metodologia consistiu

na aplicação de entrevista estruturada, a pedestres e usuários de transporte público. Os critérios

avaliados foram: a qualidade de calçadas, pontos de ônibus e travessias. Os resultados

evidenciaram que aspectos de conforto relacionados aos pontos de ônibus obtiveram pior avaliação,

enquanto aspectos de segurança associados às travessias foram melhor classificados. Em relação

às calçadas, os problemas apontados também se relacionaram a fatores de conforto. Estes

resultados podem auxiliar os gestores públicos municipais na proposição de ações efetivas para

melhorar a caminhabilidade local, tornando este percurso mais seguro aos pedestres. A

metodologia utilizada pode ser replicada para identificar o nível de satisfação dos usuários em

relação a infraestrutura destinada ao pedestre de outros recortes espaciais.

Palavras-chave:

Percepção do usuário; Infraestrutura de pedestres; Microacessibilidade;

Mobilidade urbana.

PEDESTRIANS PERCEPTION ABOUT THE QUALITY OF

MICROACCESSIBILITY

ABSTRACT

This paper aims to identify pedestrians’ level of satisfaction in relation to micro accessibility in a route

between bus stop and Shopping, in the city of Bauru (SP). The methodology consisted in the

application of a structured interview to pedestrians and users of public transport. The criteria

evaluated were: quality of sidewalks, bus stops and crossings. The results showed that aspects of

comfort related to the bus stops obtained the worse evaluation, while security aspects associated to

crossings were better classified. In relation to sidewalks the mentioned problems were also related

to comfort factors. These results can help municipal public managers in proposing effective actions

to improve local walkability by making this route safer for pedestrians. The methodology used can

be replicated to identify users level of satisfaction in relation to pedestrians infrastructure in others

spatial cuts.

Keywords:

User perception; Pedestrian infrastructure; Micro accessibility; Urban mobility.

1. INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas nota-se um aumento significativo de estudos relacionados à mobilidade e a

acessibilidade urbana (VILLAROUCO, 2011). Estes conceitos visam estudar meios de