1865
elétricas, elas possuem um motor que necessita que o usuário pedale para carregar, elas podem
atingir uma velocidade máxima de 20 km/h.
Também segundo o site do
Bicing
(2016)
,
em outubro de 2016 haviam sido realizadas 1.327.460
viagens e um total de 10.656.181 viagens realizadas somente no ano de 2016. Percorre-se cerca
de 600 km por bicicleta por mês.
Em uma pesquisa de satisfação realizada com os usuários, os dois maiores problemas detectados
foram a impossibilidade de encontrar uma bicicleta quando o usuário deseja iniciar sua viagem
devido a ausência de bicicletas e a impossibilidade de deixar a bicicleta na estação desejada devido
a ausencia de vagas livres. Neste sentido, o sistema
Bicing
possui furgões para redistribuição das
bicicletas quando determinadas estações estão cheias ou vazias. Os usuários podem solicitar a
redistribuição por telefone quando observarem estas situações, no entanto ná prática, os usuários
não esperam pela chegada dos furgões e acabam desistindo ou tendo que caminhar até outra
estação, já que os furgões não possuem horário fixo nem garantem um tempo de resposta máximo
(KALTENBRUNNER et al., 2010).
4.4 Dados comparativos
A seguir, na Tabela 1 são apresentados os principais indicadores das 3 cidades estudadas neste
artigo.
Tabela 1.
Dados gerais para comparação entre os sistemas de compartilhamento de bicicletas
Sistema
Dados
Passo Fundo Vai de Bici
Passo Fundo
Capital Bike Share
Washington
Bicing
Barcelona
Data de início da
operação
Maio de 2016
a
Setembro de 2010
d
Março de 2007
d
Área de cobertura
(Raio de 500m entorno
de cada estação)
5,7 km²
b
57 km²
d
42km²
d
Número de estações
10
a
400
e
420
g
Número de bicicletas
110
a
3.500
e
6.000
g
Densidade das
estações
1,75
b
4,2
d
10,3
d
Número de usuários
cadastrados
19.723
a
31.700
e
103.330
g
População da área de
cobertura
1.440
b
225.894
d
652.433
d
Número de viagens
por dia por bicicletas
2,2
b
4 a 5 em média no verão
f
5,5 em média ao ano
g
Operadora
Mobhis Automação
Urbana
a
Alta Bicycle Share
d
Clear Channel
e cidade de Barcelona
d
Custo Inicial
R$ 400.000
c
US$ 5.000.000
e
€ 15.900.000
h
Receita
Prefeitura Municipal de
Passo Fundo
c
Taxas de adesão e
utilização e publicidade
e
Taxas de adesão e
utilização e publicidade
g
Fontes: a. PASSO FUNDO VAI DE BICI, 2017
b. DESENVOLVIDO PELOS AUTORES, 2017
c. PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO FUNDO, 2016
d. ITDP, 2014
e. CAPITAL BIKE SHARE, 2016
f. FISHMAN, 2015
g. BICING, 2017
h. BARCELONA, 2009