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Com estes dados é possível analisar as grandes diferenças entre as 3 cidades. As escalas,

densidades e áreas de cobertura dos sistemas de compartilhamento de bicicletas são distintas, no

entanto, quanto ao número de usuários cadastrados no sistema, Passo Fundo e Washington não

estão distantes, considerando-se a densidade demográfica em cada uma destas cidades. Este

elevado número de usuários cadastrados na cidade de Passo Fundo reforça a necessidade de

ampliação do sistema existente.

Também é importante destacar as grandes diferenças de valores correspondentes aos

investimentos iniciais nas 3 cidades, já que isso reflete-se na infraestrutura e eficiência do serviço

ofertado. Além disso, nas cidades internacionais estudadas, o serviço não é gratuito e os usuários

acabam contribuindo para a geração de receita para a manutenção e ampliação dos sistemas, o

que não ocorre na cidade brasileira, já que atualmente a Prefeitura Municipal de Passo Fundo arca

com todos os custos existentes.

4.5 Levantamento de iniciativas e estratégias compatíveis

A partir da análise dos estudos de caso dos sistemas implantados em Washington e Barcelona foi

possível detectar algumas estratégias que podem ser replicadas na cidade de Passo Fundo a fim

de aumentar a eficiência do sistema “Passo Fundo Vai de Bici”. Dentre elas destacam-se:

A possibilidade de parcerias entre o governo local e empresas privadas, como por exemplo, a

possibilidade de as empresas utilizarem as paradas de ônibus da cidade ou as próprias estações

para publicidade poderiam gerar o recolhimento de recursos para contribuir para a manutenção

do sistema. Também quanto à parceria entre governo local e empresas, a exemplo de

Washington, poderiam ser realizadas parcerias com lojas de bicicletas e acessórios presentes

na cidade, promovendo descontos na compra de capacetes e itens para ciclismo. Esta ação

poderia reforçar hábitos mais saudáveis de mobilidade junto à população da cidade.

A disponibilidade de algumas bicicletas elétricas, como acontece em Barcelona, poderia

potencializar o uso do sistema, já que a cidade de Passo Fundo possui áreas com topografia

acidentada que se apresentam como obstáculos para viagens de bicicleta.

Pesquisas de satisfação como as aplicadas em Washington e Barcelona, poderiam ser

replicadas em Passo Fundo com o intuito de reconhecer as principais dificuldades percebidas

pelos usuários na utilização do sistema, e a partir daí, desenvolver estratégias de melhorias.

A disponibilidade de informações nos sites tanto do

Capital Bikeshare

quanto do

Bicing

mostrou-

se uma importante ferramenta para os usuários. A cidade de Passo Fundo poderia investir neste

aspecto, fornecendo maiores informações acerca da rede cicloviária existente na cidade, das

melhores rotas para viagens de bicicleta, das estações mais utilizadas em cada mês e de dados

gerais acerca do uso das bicicletas, potencializando o sistema local.

Os projetos de ampliação da rede de bicicletas compartilhadas deve ser desenvolvido em

conjunto com a ampliação da rede cicloviária, com o objetivo de facilitar as viagens dos usuários

e garantir uma maior segurança dos mesmos.

5. CONCLUSÃO

Objetivando fazer um estudo inicial e buscar comparações e soluções compatíveis para o caso da

cidade de Passo Fundo, além de analisar algumas contribuições provenientes das bicicletas

compartilhadas na sustentabilidade urbana, com os resultados deste artigo foi possível perceber

alguns avanços quanto a soluções empregadas que potencializaram o uso das bicicletas e a

aceitação por parte da população nas cidades de Washington e Barcelona, como as pesquisas de

satisfação e as parcerias com empresas privadas.