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2014). Nesta pesquisa constatou-se que os motivos das viagens são principalmente para atividades
pessoais, no entanto, 36% dos usuários declararam utilizar as bicicletas para deslocarem-se a
trabalho seis ou mais vezes por mês. Também constatou-se que as bicicletas são muito utilizadas
para complementar viagens de metrô e ônibus e a maioria dos usuários interessa-se pela criação
de um mesmo cartão que lhes permita acesso às bicicletas e também às outras modalidades de
transporte público. Verificou-se que 40% dos usuários que utilizam as bicicletas estão substituindo
o transporte público, 37% estão substituindo caminhadas e que somente 6% substituem o veículo
particular (já que 43% dos entrevistados não possuem carro particular), 6% estão substituindo o taxi
e apenas 5% substituem o uso de bicicleta particular.
Com relação aos impactos ao meio ambiente, um dado de destaque nesta pesquisa é que 8% dos
membros do sistema venderam seus veículos particulares após começarem a utilizar as bicicletas
e destes, 81% afirmam que o
Capital Bikeshare
foi um fator decisivo para o desejo de vender o
veículo. Também constatou-se que 25% dos usuários entrevistados reduziram suas quilometragens
percorridas de automóvel, sendo que a redução média foi de 254 km por ano.
Quanto aos aspectos econômicos, os entrevistados afirmaram economizar cerca de US$ 13,00 por
semana em transporte, ou seja, cerca de US$ 710 ao longo do ano. Também constatou-se que os
usuários das bicicletas dirigiam cerca de 2.830 milhas em automóveis por ano antes de ingressar
no sistema, e após começarem a utilizar as bicicletas esta distância foi reduzida para 2.672 milhas,
cerca de 158 milhas a menos, refletindo na economia de combustível.
O sistema
Capital BikeShare
atinge uma parcela significativa da população local e 80% dos usuários
declararam que utilizam as bicicletas por ser a maneira mais fácil e rápida de chegarem aos seus
destinos. Também 80% dos entrevistados afirmaram utilizar bicicleta para deslocarem-se com mais
frequência após a implantação do sistema.
Quanto às principais reclamações dos usuários constatadas na pesquisa, 35% dos mesmos
declararam já ter tido problemas mecânicos com as bicicletas, 34% tiveram problemas com a falta
de vagas para devolver a bicicleta e 28% tiveram problemas com o cartão magnético (CAPITAL
BIKESHARE, 2014).
4.3
Bicing
- Barcelona
A cidade de Barcelona localiza-se na Espanha e é a capital da Catalunha. Ela possui cerca de
1.611.800 habitantes e é considerada o maior centro industrial do país (AJUNTAMENT DE
BARCELONA, 2016). Desde o ano de 2007 a cidade tem operado um dos maiores sistemas de
compartilhamento de bicicletas do mundo chamado
Bicing
. Ele é gerido e mantido pela Câmara
bicicletas distribuídas nas cerca de 420 estações. Um grande diferencial é que Barcelona também
possui bicicletas elétricas, distribuídas em 46 estações, que complementam o sistema de
compartilhamento e facilitam viagens mais longas e percursos em áreas com topografia mais
íngreme. No entanto, para utilização destas bicicletas são cobradas taxas diferenciadas.
Segundo o site do
Bicing
(2017), os primeiros trinta minutos de cada viagem são incluídos na taxa
paga no momento do cadastro e válido por um ano, excedido este tempo são cobradas taxas
adicionais. As viagens podem durar no máximo duas horas e os usuários retiram e devolvem as
bicicletas através de cartão magnético e totem automatizado para autoatendimento.
As bicicletas podem ser utilizadas de segunda a quinta-feira das 05h às 02h e fora desta janela de
tempo elas somente podem ser devolvidas. Nas sextas-feiras podem ser utilizadas de 05h às 03h
e aos sábados e domingos o serviço funciona 24 horas.
A maioria das estações
Bicing
está localizada próxima as entradas das estações de metrô, trem e
estacionamentos públicos. O site do
Bicing
disponibiliza mapa com a localização de todas as
estações, incluindo as das bicicletas elétricas, onde se pode acompanhar a situação em tempo real
de cada uma delas, ou seja, número de bicicletas e vagas disponíveis. Em relação às bicicletas