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2014). Nesta pesquisa constatou-se que os motivos das viagens são principalmente para atividades

pessoais, no entanto, 36% dos usuários declararam utilizar as bicicletas para deslocarem-se a

trabalho seis ou mais vezes por mês. Também constatou-se que as bicicletas são muito utilizadas

para complementar viagens de metrô e ônibus e a maioria dos usuários interessa-se pela criação

de um mesmo cartão que lhes permita acesso às bicicletas e também às outras modalidades de

transporte público. Verificou-se que 40% dos usuários que utilizam as bicicletas estão substituindo

o transporte público, 37% estão substituindo caminhadas e que somente 6% substituem o veículo

particular (já que 43% dos entrevistados não possuem carro particular), 6% estão substituindo o taxi

e apenas 5% substituem o uso de bicicleta particular.

Com relação aos impactos ao meio ambiente, um dado de destaque nesta pesquisa é que 8% dos

membros do sistema venderam seus veículos particulares após começarem a utilizar as bicicletas

e destes, 81% afirmam que o

Capital Bikeshare

foi um fator decisivo para o desejo de vender o

veículo. Também constatou-se que 25% dos usuários entrevistados reduziram suas quilometragens

percorridas de automóvel, sendo que a redução média foi de 254 km por ano.

Quanto aos aspectos econômicos, os entrevistados afirmaram economizar cerca de US$ 13,00 por

semana em transporte, ou seja, cerca de US$ 710 ao longo do ano. Também constatou-se que os

usuários das bicicletas dirigiam cerca de 2.830 milhas em automóveis por ano antes de ingressar

no sistema, e após começarem a utilizar as bicicletas esta distância foi reduzida para 2.672 milhas,

cerca de 158 milhas a menos, refletindo na economia de combustível.

O sistema

Capital BikeShare

atinge uma parcela significativa da população local e 80% dos usuários

declararam que utilizam as bicicletas por ser a maneira mais fácil e rápida de chegarem aos seus

destinos. Também 80% dos entrevistados afirmaram utilizar bicicleta para deslocarem-se com mais

frequência após a implantação do sistema.

Quanto às principais reclamações dos usuários constatadas na pesquisa, 35% dos mesmos

declararam já ter tido problemas mecânicos com as bicicletas, 34% tiveram problemas com a falta

de vagas para devolver a bicicleta e 28% tiveram problemas com o cartão magnético (CAPITAL

BIKESHARE, 2014).

4.3

Bicing

- Barcelona

A cidade de Barcelona localiza-se na Espanha e é a capital da Catalunha. Ela possui cerca de

1.611.800 habitantes e é considerada o maior centro industrial do país (AJUNTAMENT DE

BARCELONA, 2016). Desde o ano de 2007 a cidade tem operado um dos maiores sistemas de

compartilhamento de bicicletas do mundo chamado

Bicing

. Ele é gerido e mantido pela Câmara

bicicletas distribuídas nas cerca de 420 estações. Um grande diferencial é que Barcelona também

possui bicicletas elétricas, distribuídas em 46 estações, que complementam o sistema de

compartilhamento e facilitam viagens mais longas e percursos em áreas com topografia mais

íngreme. No entanto, para utilização destas bicicletas são cobradas taxas diferenciadas.

Segundo o site do

Bicing

(2017), os primeiros trinta minutos de cada viagem são incluídos na taxa

paga no momento do cadastro e válido por um ano, excedido este tempo são cobradas taxas

adicionais. As viagens podem durar no máximo duas horas e os usuários retiram e devolvem as

bicicletas através de cartão magnético e totem automatizado para autoatendimento.

As bicicletas podem ser utilizadas de segunda a quinta-feira das 05h às 02h e fora desta janela de

tempo elas somente podem ser devolvidas. Nas sextas-feiras podem ser utilizadas de 05h às 03h

e aos sábados e domingos o serviço funciona 24 horas.

A maioria das estações

Bicing

está localizada próxima as entradas das estações de metrô, trem e

estacionamentos públicos. O site do

Bicing

disponibiliza mapa com a localização de todas as

estações, incluindo as das bicicletas elétricas, onde se pode acompanhar a situação em tempo real

de cada uma delas, ou seja, número de bicicletas e vagas disponíveis. Em relação às bicicletas