1861
marcada pela inserção da tecnologia de cartão inteligente, possibilitando controle das bicicletas em
tempo real (IPTD, 2014; DEMAIO, 2009
).
As últimas inovações nos sistemas de compartilhamento
são a presença de placas solares para fornecer energia às estações, estações móveis e uso de
cartões universais que possibilitam a integração com outras modalidades de transporte (ITDP,
2014). Atualmente, segundo o mapa mundial desenvolvido por DeMaio (2017), cerca de 1100
cidades no mundo aderiram as bicicletas compartilhadas, contribuindo com a qualidade do ar, o
aumento da segurança nas cidades, a dinâmica dos deslocamentos e principalmente com a
qualidade de vida da população.
Esta pesquisa busca fazer uma análise inicial do sistema “Passo Fundo vai de Bici”, localizado na
cidade de Passo Fundo/RS, Brasil e torna-se relevante à medida que cresce a necessidade de
reflexão acerca de novas estratégias mais sustentáveis para os deslocamentos urbanos, não
somente nas megacidades mas também nas cidades de médio porte, como no caso estudado. Os
resultados desta pesquisa podem contribuir para estudos futuros acerca do tema.
2. OBJETIVO
O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um estudo preliminar do sistema “Passo Fundo
Vai de Bici”, recentemente inaugurado na cidade de Passo Fundo, analisando-se os dados
disponíveis a fim de estudar como o mesmo está contribuindo para um ambiente urbano mais
sustentável, destacando-se pontos positivos e identificando atuais e futuros desafios do mesmo,
complementado e comparando-o com casos internacionais bem-sucedidos.
3. MÉTODO DE PESQUISA
Esta pesquisa possui caráter qualitativo baseando-se em uma análise comparativa de estudos de
caso, já que, segundo Yin (2001), o estudo de caso permite uma compreensão de fenômenos a
partir da coleta de dados e análise dos mesmos. Esta pesquisa foi dividida nas seguintes etapas:
Etapa 1:
Desenvolvimento de diagnóstico preliminar do sistema “Passo Fundo Vai de Bici” a partir
da coleta de dados junto à Prefeitura Municipal de Passo Fundo.
Etapa 2:
Desenvolvimento de estudos de caso das cidades de Washington- EUA, que possui o
sistema
“Capital Bikeshare”
e da cidade de Barcelona- Espanha, com o sistema
“Bicing”
. Estas
cidades foram escolhidas pelo fato de, apesar de possuírem distintas densidades demográficas,
servirem como bons exemplos onde se pode extrair conhecimento das experiências passadas pelas
mesmas e identificar estratégias exitosas.
Etapa 3:
Levantamento de dados para comparação de alguns indicadores comuns na literatura
acerca dos sistemas de compartilhamento de bicicletas nas 3 cidades estudadas. Além de um
levantamento de iniciativas realizadas nos casos internacionais estudados que podem contribuir
para o sucesso do “Passo Fundo Vai de Bici”, com a identificação de possíveis desafios futuros, já
que as cidade de Washington e Barcelona possuem o sistema em operação a 7 e 10 anos,
respectivamente.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4.1 Passo Fundo Vai de Bici
A cidade de Passo Fundo está localizada ao norte do estado do Rio Grande do Sul (Brasil) e possui
população de aproximadamente 197.700 habitantes (IBGE, 2017). Ela atrai milhares de pessoas
por ser considerada polo regional de saúde e educação. Quanto à mobilidade urbana, Passo Fundo