1856
tal iniciativa. O programa define três etapas, sendo que as duas primeiras têm início e fim
definidos: a praça de um dia (
One Day Plaza
) e praça temporária (
Interim Plaza
). Ambas servem
como teste e avaliação para instalação permanente do projeto selecionado (
Permanent Plaza
),
pois, para tornar-se permanente, o projeto precisa atender às expectativas do programa acerca
de sua qualidade, mobilizar a comunidade, entre outros aspectos. Isso revela que áreas
destinadas para vitalidade urbana foram colocadas em pauta e alguns resultados gerais de curto
e longo prazo foram importantes para compreender a abrangência dessa iniciativa. O NYCDOT
(2012) detectou em algumas intervenções, incentivos à vitalidade econômica, queda do número
de acidentes e conflitos entre veículos e pedestres, satisfação e aumento do número de usuários
se apropriando do espaço público.
Figuras 9:
Diagrama do Gehl Architects para o NYC Plaza Program.
Figuras 10, 11:
Antes e depois da intervenção em
Pearl Street Plaza, Nova Iorque.
Fonte 9: NYCDOT & NYCPLAZA, 2016, p.2. Fonte 10,11: NYCDOT & NYCPLAZA, 2016, p.5.
Ações Fase 0 como esta podem transformar positivamente áreas residuais, subutilizadas, de difícil
acesso ou inseguras em espaços públicos usando materiais de baixo custo e de fácil instalação.
Essas experiências têm o potencial de delimitar áreas mais seguras para pedestres, ativar
espaços públicos evidenciando possibilidades de mudanças e encorajar o Transporte Ativo,
impulsionando a caminhabilidade e a vitalidade das ruas.
3.2.2. Iniciativas Temporárias
Dentre as iniciativas temporárias que visam valorizar o Transporte Ativo e reivindicar os
desequilíbrios entre oportunidades para pedestres e veículos motorizados são as chamadas
Vagas Vivas. A substituição de vagas de estacionamento de rua pela instalação de áreas para
permanência, as vagas vivas subvertem seu uso original e funcionam como locais de convívio
social e convites para as pessoas usarem o espaço viário destinado originalmente para carros.
Segundo, a
National Association of City Transportation Officials
- NACTO (2013), faixas de
estacionamento têm o potencial para sediar uma grande variedade de usos além do que é
destinado a elas originalmente e impulsionar a vitalidade urbana.
Termo traduzido do inglês “walkability” utilizado para designar o indicador quantitativo e qualitativo
para medir o quão convidativa uma área pode ser para os pedestres.