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tal iniciativa. O programa define três etapas, sendo que as duas primeiras têm início e fim

definidos: a praça de um dia (

One Day Plaza

) e praça temporária (

Interim Plaza

). Ambas servem

como teste e avaliação para instalação permanente do projeto selecionado (

Permanent Plaza

),

pois, para tornar-se permanente, o projeto precisa atender às expectativas do programa acerca

de sua qualidade, mobilizar a comunidade, entre outros aspectos. Isso revela que áreas

destinadas para vitalidade urbana foram colocadas em pauta e alguns resultados gerais de curto

e longo prazo foram importantes para compreender a abrangência dessa iniciativa. O NYCDOT

(2012) detectou em algumas intervenções, incentivos à vitalidade econômica, queda do número

de acidentes e conflitos entre veículos e pedestres, satisfação e aumento do número de usuários

se apropriando do espaço público.

Figuras 9:

Diagrama do Gehl Architects para o NYC Plaza Program.

Figuras 10, 11:

Antes e depois da intervenção em

Pearl Street Plaza, Nova Iorque.

Fonte 9: NYCDOT & NYCPLAZA, 2016, p.2. Fonte 10,11: NYCDOT & NYCPLAZA, 2016, p.5.

Ações Fase 0 como esta podem transformar positivamente áreas residuais, subutilizadas, de difícil

acesso ou inseguras em espaços públicos usando materiais de baixo custo e de fácil instalação.

Essas experiências têm o potencial de delimitar áreas mais seguras para pedestres, ativar

espaços públicos evidenciando possibilidades de mudanças e encorajar o Transporte Ativo,

impulsionando a caminhabilidade e a vitalidade das ruas.

3.2.2. Iniciativas Temporárias

Dentre as iniciativas temporárias que visam valorizar o Transporte Ativo e reivindicar os

desequilíbrios entre oportunidades para pedestres e veículos motorizados são as chamadas

Vagas Vivas. A substituição de vagas de estacionamento de rua pela instalação de áreas para

permanência, as vagas vivas subvertem seu uso original e funcionam como locais de convívio

social e convites para as pessoas usarem o espaço viário destinado originalmente para carros.

Segundo, a

National Association of City Transportation Officials

- NACTO (2013), faixas de

estacionamento têm o potencial para sediar uma grande variedade de usos além do que é

destinado a elas originalmente e impulsionar a vitalidade urbana.

Termo traduzido do inglês “walkability” utilizado para designar o indicador quantitativo e qualitativo

para medir o quão convidativa uma área pode ser para os pedestres.