Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1854 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1854 / 2158 Next Page
Page Background

1854

Figura 3.

Voluntários do projeto

Better Block

criam nova calçada em Oak Cliff, EUA.

Figura 4.

Ciclofaixas em

North Hill Better Block in Akron, Ohio, 2015

.

Fonte 3: Texas Observer. Disponível em:

https://www.texasobserver.org/building-a-better-block-in- oak-cliff/

Acesso em 10 mar 2017. Fonte 4: Better Block. Disponível

e

m:http://betterblock.org/blog/2016/01/13/better-block-foundation-to-help-people-build-more-vibrant- connected-communities-with-775000-from-knight-foundation/

Acesso em 15 jul 2016.

Figura 5.

Ilha para pedestres em Nova Iorque.

Figura 6.

Otimização de cruzamento proposta pela

Prefeitura de São Paulo.

Fonte 5: NACTO. Disponível em

: http://nacto.org/publication/urban-street-design-guide/interim- design- strategies/moving-the-curb/

Acesso em 14 jul 2016. Fonte 6: Companhia de Engenharia de

Tráfego. Disponível em

: http://www.cetsp.com.br/noticias/2015/01/28/secretario-jilmar-tatto-vistoria- a-nova-faixa-diagonal-da-avenida-ipiranga-com-avenida-sao-joao.aspx/

Acesso em 10 mar 2017.

3.1.2. Iniciativas temporárias

Como exemplo de ação temporária que visa proteger e priorizar os modais do Transporte Ativo

destacamos o fechamento temporário de vias que interrompe o tráfego de veículos, apenas

permitindo o uso de meios não motorizados. Esse tipo de experiência temporária demonstra a

variedade de maneiras em que as ruas podem ser utilizadas, ativando espaços públicos da cidades

e impulsionando o Transporte Ativo. Fechamentos temporários de vias também podem servir como

fase inicial ou de teste para projetos futuros, ou simplesmente podem oferecer incentivos ao

caminhar e ao pedalar aos fins de semana ou fora dos horários de pico (NACTO, 2013). Além disso,

essas experiências direcionam a atenção para potencialidades dos espaços públicos da cidade em

proporcionar áreas mais agradáveis para pedestres e ciclistas.

Segundo o

Urban Street Design Guide

(NACTO, 2013), alguns tipos de fechamentos temporários

de vias podem ser destacados, como: ruas recreativas, ruas pedonais e ruas abertas. As ruas

recreativas (

Play Streets

) são muitas vezes consideradas extensões de escolas ou áreas

residenciais delimitando espaços nas vias voltados para atividades culturais e de lazer infantis.