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1855

Ruas abertas (

Open Streets

) e pedonais destinam o uso da rua para o Transporte Ativo e oferecem

convites a permanência no espaço público.

Podemos destacar duas iniciativas que impulsionam o Transporte Ativo e que se tornaram

experiências regulares, mas que mantiveram seu caráter temporário. Como exemplo, temos o

movimento Playing Out criado pela sociedade civil em Bristol na Inglaterra e a Paulista Aberta em

São Paulo, Brasil. Em 2011, a Câmara Municipal de Bristol reconheceu os benefícios do

fechamento de vias para o lazer de crianças realizado por alguns pais na cidade e permitiu que

isso ocorresse regularmente, incentivando outros pais a fazerem o mesmo em outras ruas

(LYDON & GARCIA, 2015). No Brasil, em junho de 2016, a Prefeitura de São Paulo oficializou em

forma de decreto o fechamento da Avenida Paulista, que desde outubro de 2015 interrompe o

tráfego de veículos e é aberta exclusivamente para o uso dos modais do Transporte Ativo aos

domingos. Ambos os movimentos reivindicam espaços para lazer e para deslocamentos a pé e

de bicicleta com segurança e conforto, incentivam o uso de transportes alternativos e repensam

o uso dos veículos automotores na cidade.

Figura 7:

Playing Out, Bristol, Inglaterra.

Figura 8:

Paulista Aberta, São Paulo, Brasil.

Fonte 7:Playing Out. Disponível

e

m:http://pl ayingout.net/inspirationideas/exhibitionsprojects/playing-

exhibition-bristol-central-

library/ Acesso em 20 maio 2016. Fonte 8: Uol. Disponível em:

http://noticias.uol.com.br/album/2015/10/18/sem-carros-avenida-paulista-vira-espaco-de-lazer- aos-

domingos.htm. Acesso em 16 jul 2016.

3.2 SUBVERSÃO DE USOS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS

Nessa seção, apresentamos as ações que se propõem a subverter espaços públicos urbanos,

modificar usos e promover o estímulo à transformação de modos de vida, enaltecendo a importância

dos modais do Transporte Ativo em detrimento dos veículos automotores.

3.2.1. Ações Fase 0

Apresentamos a iniciativa que visa estabelecer praças em locais inesperados ilustrando a

importância da destinação de áreas livres públicas e da valorização dos deslocamentos não

motorizados. Como exemplo dessa iniciativa, o

New York City Plaza Program

(Programa de

Praças de Nova Iorque) lançado pelo Departamento de Transportes da cidade de Nova Iorque

(NYCDOT) em 2008, converte espaços viários nova-iorquinos subutilizados em áreas livres

públicas vibrantes e acessíveis para pedestres, e destinos caminháveis, por meio de parcerias

com organizações locais sem fins lucrativos e associações de moradores. (NYCDOT &

NYCPLAZA, 2016). Todo ano o NYCDOT convida organizações para enviarem propostas de

locais para novas praças. O programa conta com um mapeamento disponível online que delimita

áreas na cidade de Nova Iorque com deficiência de áreas livres ou preferenciais para receberem