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atratividade não apenas como a estética do ambiente, mas uma junção de conforto, conveniência
e agradabilidade. O conforto pode tratar tanto de conforto climático como de limpeza das ruas,
condições da superfície de caminhada e sombreamento das vias. A segurança dos pedestres é
relativa à redução de conflitos entre pessoas e veículos, facilidade de locomoção no espaço e
separação adequada entre o tráfego e os pedestres, enquanto a seguridade relaciona-se a
ambientes com boa visibilidade e bem iluminados.
Tabela 1.
Aspectos a serem investigados junto aos pedestres
Conforto
Atratividade Seguridade
Segurança
Calçadas
Largura efetiva
Condição do piso
Aderência da superfície
Inclinação transversal
Arborização Iluminação
pública
Equipamentos nas
travessias
Pontos de
ônibus
Largura efetiva
Qualidade dos bancos
Qualidade da cobertura
Informações horários e
linhas
---
---
Equipamentos nas
travessias;
Travessias
Condição do piso
---
---
Tempo de travessia
Visão de aprox. veículos
A partir das características físicas selecionadas foram elaboradas dezessete questões fechadas, de
múltipla escolha, onde os entrevistados deveriam avaliar a qualidade das calçadas, das travessias
e dos pontos de ônibus utilizando uma escala de 1 a 5, sendo o valor (1) péssimo, (2) ruim, (3)
regular, (4) bom e (5) ótimo. Optou-se pela inserção do item "Não Avalia" em função dos pedestres
que não utilizam transporte público e são incapazes de avaliar os critérios relacionados aos pontos
de ônibus.
As questões relacionadas as características das calçadas foram: 1)
largura disponível para
circulação na calçada
; 2)
condição do piso da calçada (qualidade da manutenção)
; 3)
aderência da
superfície do piso da calçada
; 4)
qualidade da arborização
; 5)
qualidade da iluminação pública
; 6)
variação do perfil transversal das calçadas
; e 7)
qualidade dos equipamentos, sinalizações e
facilidades nas travessias (rebaixos de calçada)
.
Aquelas referentes as características dos pontos de ônibus foram: 1)
largura disponível para
circulação nas calçadas em frente ao ponto de ônibus
; 2)
qualidade das informações sobre os
horários das linhas no painel informativo do ponto de ônibus
; 3)
qualidade das informações sobre
as linhas de ônibus no painel informativo do ponto de ônibus
; 4)
qualidade dos equipamentos,
sinalizações e facilidades nas travessias próximas ao ponto de ônibus
; 5)
qualidade dos bancos no
ponto de ônibus
; 6)
qualidade da cobertura do ponto de ônibus em relação à proteção contra chuva
;
e 7)
qualidade da cobertura do ponto de ônibus em relação ao sombreamento
.
Em relação as características das travessias as questões foram: 1)
condição piso do leito carroçável
nas áreas de travessia de pedestres (qualidade da manutenção)
; 2)
tempo disponível para a
travessia de pedestres nos semáforos
; e 3)
visão da aproximação dos veículos na travessia
.
O Método da Avaliação Multicritério, através do método de escala de 5 pontos, foi utilizado para
interpretar as respostas dos entrevistados, pois permitiu a avaliação de múltiplos critérios
(MAGAGNIN, 2008). Este método utiliza graus de preferência de cada avaliador a partir de uma
escala de cinco níveis de importância. A análise dos resultados, neste método, é realizada por meio
da normalização das questões (critérios). Estas foram transformadas em indicadores para que em
seguida fossem calculados os valores médios de cada uma, por avaliador, para tornar possível sua