Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1872 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1872 / 2158 Next Page
Page Background

1872

atratividade não apenas como a estética do ambiente, mas uma junção de conforto, conveniência

e agradabilidade. O conforto pode tratar tanto de conforto climático como de limpeza das ruas,

condições da superfície de caminhada e sombreamento das vias. A segurança dos pedestres é

relativa à redução de conflitos entre pessoas e veículos, facilidade de locomoção no espaço e

separação adequada entre o tráfego e os pedestres, enquanto a seguridade relaciona-se a

ambientes com boa visibilidade e bem iluminados.

Tabela 1.

Aspectos a serem investigados junto aos pedestres

Conforto

Atratividade Seguridade

Segurança

Calçadas

Largura efetiva

Condição do piso

Aderência da superfície

Inclinação transversal

Arborização Iluminação

pública

Equipamentos nas

travessias

Pontos de

ônibus

Largura efetiva

Qualidade dos bancos

Qualidade da cobertura

Informações horários e

linhas

---

---

Equipamentos nas

travessias;

Travessias

Condição do piso

---

---

Tempo de travessia

Visão de aprox. veículos

A partir das características físicas selecionadas foram elaboradas dezessete questões fechadas, de

múltipla escolha, onde os entrevistados deveriam avaliar a qualidade das calçadas, das travessias

e dos pontos de ônibus utilizando uma escala de 1 a 5, sendo o valor (1) péssimo, (2) ruim, (3)

regular, (4) bom e (5) ótimo. Optou-se pela inserção do item "Não Avalia" em função dos pedestres

que não utilizam transporte público e são incapazes de avaliar os critérios relacionados aos pontos

de ônibus.

As questões relacionadas as características das calçadas foram: 1)

largura disponível para

circulação na calçada

; 2)

condição do piso da calçada (qualidade da manutenção)

; 3)

aderência da

superfície do piso da calçada

; 4)

qualidade da arborização

; 5)

qualidade da iluminação pública

; 6)

variação do perfil transversal das calçadas

; e 7)

qualidade dos equipamentos, sinalizações e

facilidades nas travessias (rebaixos de calçada)

.

Aquelas referentes as características dos pontos de ônibus foram: 1)

largura disponível para

circulação nas calçadas em frente ao ponto de ônibus

; 2)

qualidade das informações sobre os

horários das linhas no painel informativo do ponto de ônibus

; 3)

qualidade das informações sobre

as linhas de ônibus no painel informativo do ponto de ônibus

; 4)

qualidade dos equipamentos,

sinalizações e facilidades nas travessias próximas ao ponto de ônibus

; 5)

qualidade dos bancos no

ponto de ônibus

; 6)

qualidade da cobertura do ponto de ônibus em relação à proteção contra chuva

;

e 7)

qualidade da cobertura do ponto de ônibus em relação ao sombreamento

.

Em relação as características das travessias as questões foram: 1)

condição piso do leito carroçável

nas áreas de travessia de pedestres (qualidade da manutenção)

; 2)

tempo disponível para a

travessia de pedestres nos semáforos

; e 3)

visão da aproximação dos veículos na travessia

.

O Método da Avaliação Multicritério, através do método de escala de 5 pontos, foi utilizado para

interpretar as respostas dos entrevistados, pois permitiu a avaliação de múltiplos critérios

(MAGAGNIN, 2008). Este método utiliza graus de preferência de cada avaliador a partir de uma

escala de cinco níveis de importância. A análise dos resultados, neste método, é realizada por meio

da normalização das questões (critérios). Estas foram transformadas em indicadores para que em

seguida fossem calculados os valores médios de cada uma, por avaliador, para tornar possível sua