1875
dos pisos encontrados é de ladrilho hidráulico e concreto bruto, o que facilita a caminhabilidade no
local e apesar de alguns pontos apresentarem inclinações transversais acentuadas, este aspecto
foi bem avaliado na média geral pelos entrevistados, com exceção da avaliação dos idosos.
As características relativas aos
Pontos de Ônibus
que obtiveram os piores resultados reflete a
insatisfação dos usuários em relação à infraestrutura do transporte público. Elas estão associadas
à
Qualidade das informações sobre os horários das linhas no painel informativo do ponto de ônibus
,
Q
ualidade das informações sobre as linhas de ônibus no painel informativo do ponto de ônibus
,
Qualidade da cobertura do ponto de ônibus em relação à proteção contra chuva
e
Qualidade da
cobertura ponto de ônibus em relação ao sombreamento
corresponderam ao que foi observado
in
loco
pelos especialistas, ou seja, os painéis informativos são praticamente inexistentes e quando
presentes as informações são desatualizadas e insuficientes. Todos os pontos de ônibus existentes
no percurso são também abrigo de passageiros (possuem cobertura), porém não cumprem a função
de proteção contra intempéries, segundo os entrevistados, por serem muitos estreitos e sem
proteções laterais.
A
largura disponível para circulação nas calçadas em frente ao ponto de ônibus
foi considerada
insuficiente em função da quantidade de pessoas que utilizam o local. Vários pedestres afirmaram
ter a necessidade de transitar na rua devido à aglomeração de pessoas nas calçadas aguardando
os ônibus (Figura 4a).
Figura 4.
Levantamento fotográfico dos pontos de ônibus do percurso avaliado
(a)
(b)
(c)
A
Qualidade dos equipamentos, sinalizações e facilidades nas travessias próximas ao ponto de
ônibus
obteve resultado superior aos outras categorias, apesar de alguns usuários de transporte
público apontarem para a ausência de faixas e semáforos para pedestres nas proximidades do
ponto de ônibus. Além disso, os pontos estão localizados em sua maioria no meio das quadras, o
que pode induzir travessias perigosas, principalmente na avenida (Figura 4b, c).
Figura 5.
Levantamento fotográfico das travessias do percurso avaliado
(a)
(b)
(c)
Os aspectos relacionados às
Travessias
,
Tempo disponível para a travessia de pedestres nos
semáforos
(de 40 segundos),
Visão da aproximação dos veículos na travessia
e
Condição piso do