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dos pisos encontrados é de ladrilho hidráulico e concreto bruto, o que facilita a caminhabilidade no

local e apesar de alguns pontos apresentarem inclinações transversais acentuadas, este aspecto

foi bem avaliado na média geral pelos entrevistados, com exceção da avaliação dos idosos.

As características relativas aos

Pontos de Ônibus

que obtiveram os piores resultados reflete a

insatisfação dos usuários em relação à infraestrutura do transporte público. Elas estão associadas

à

Qualidade das informações sobre os horários das linhas no painel informativo do ponto de ônibus

,

Q

ualidade das informações sobre as linhas de ônibus no painel informativo do ponto de ônibus

,

Qualidade da cobertura do ponto de ônibus em relação à proteção contra chuva

e

Qualidade da

cobertura ponto de ônibus em relação ao sombreamento

corresponderam ao que foi observado

in

loco

pelos especialistas, ou seja, os painéis informativos são praticamente inexistentes e quando

presentes as informações são desatualizadas e insuficientes. Todos os pontos de ônibus existentes

no percurso são também abrigo de passageiros (possuem cobertura), porém não cumprem a função

de proteção contra intempéries, segundo os entrevistados, por serem muitos estreitos e sem

proteções laterais.

A

largura disponível para circulação nas calçadas em frente ao ponto de ônibus

foi considerada

insuficiente em função da quantidade de pessoas que utilizam o local. Vários pedestres afirmaram

ter a necessidade de transitar na rua devido à aglomeração de pessoas nas calçadas aguardando

os ônibus (Figura 4a).

Figura 4.

Levantamento fotográfico dos pontos de ônibus do percurso avaliado

(a)

(b)

(c)

A

Qualidade dos equipamentos, sinalizações e facilidades nas travessias próximas ao ponto de

ônibus

obteve resultado superior aos outras categorias, apesar de alguns usuários de transporte

público apontarem para a ausência de faixas e semáforos para pedestres nas proximidades do

ponto de ônibus. Além disso, os pontos estão localizados em sua maioria no meio das quadras, o

que pode induzir travessias perigosas, principalmente na avenida (Figura 4b, c).

Figura 5.

Levantamento fotográfico das travessias do percurso avaliado

(a)

(b)

(c)

Os aspectos relacionados às

Travessias

,

Tempo disponível para a travessia de pedestres nos

semáforos

(de 40 segundos),

Visão da aproximação dos veículos na travessia

e

Condição piso do