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classificação em uma escala de 0 a 1 ponto, onde os valores próximos de 0 são as piores avaliações
e os próximos de 1 as melhores avaliações. Por fim, foi realizado um ordenamento que permitiu
identificar o grau de satisfação dos usuários em relação aos critérios avaliados.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nesta seção é apresentada a análise dos resultados das entrevistas, para identificar o nível de
satisfação dos usuários quanto à microacessibilidade do recorte espacial estudado. A Tabela 2
apresenta os indicadores (agrupados por tema, com as respectivas classificações por categorias)
com os valores da avaliação final das entrevistas e seu correspondente ordenamento parcial (ordem
dos indicadores por Tema) e ordenamento geral. A Figura 6 mostra a avaliação dos indicadores
agrupados por categoria.
Tabela 2.
Ordenamento dos indicadores (classificação pior-melhor)
Temas
Indicadores
Valor
final
Ordenamento
Parcial Geral
Calçadas
C
T1
Largura efetiva da calçada
0,0817
7
17
C
T2
Condição do piso da calçada
0,0547
1
4
C
T3
Aderência da superfície
0,0747
6
15
A
T4
Qualidade da arborização
0,0605
2
7
s
T5
Qualidade da iluminação pública
0,0614
4
10
C
T6
Variação do perfil transversal da calçada
0,0655
5
12
S
T7
Qualidade dos equipamentos nas travessias
0,0612
3
9
Pontos de
ônibus
C
T8
Largura efetiva da calçada no ponto de ônibus
0,0609
6
8
C
T9
Informações sobre horários no painel informativo
0,0476
2
2
C
T10
Informações sobre linhas no painel informativo
0,0472
1
1
S
T11
Qualidade dos equipamentos próximos ao ponto de
ônibus
0,0600
5
6
C
T12
Qualidade dos bancos no ponto de ônibus
0,0626
7
11
C
T13
Qualidade da cobertura em relação à chuva
0,0547
3
3
C
T14
Qualidade da cobertura em relação ao
sombreamento
0,0562
4
5
Travessias
C
T15
Condição piso rua nas travessias
0,0687
1
13
S
T16
Tempo de travessias de pedestres nos semáforos
0,0767
3
16
S
T17
Visão da aproximação dos veículos na travessia
0,0740
2
14
Os indicadores pior avaliados destacados em vermelho e os melhor avaliados destacados em verde.
Legenda:
Categorias - C - conforto; A - atratividade; S - segurança; s - seguridade.
Na avaliação parcial dos indicadores a característica que obteve a melhor avaliação no tema
calçada refere-se à largura efetiva e aquela com pior avaliação foi a condição do piso. A respeito
dos pontos de ônibus, os indicadores com melhor e pior classificação referem-se à qualidade dos
bancos e às informações sobre as linhas de ônibus, respectivamente. O indicador que recebeu pior
avaliação no domínio travessias foi a condição do piso e o melhor avaliado foi o tempo de travessia
nos semáforos.
Analisando os dados da tabela 2 e figura 6, de forma global, nota-se que os cinco indicadores com
pior avaliação pertencem à categoria conforto. Especificamente, na análise da categoria conforto
80% do total de indicadores é referente ao tema Pontos de ônibus e 20% ao tema Calçadas. Dentre