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1873

classificação em uma escala de 0 a 1 ponto, onde os valores próximos de 0 são as piores avaliações

e os próximos de 1 as melhores avaliações. Por fim, foi realizado um ordenamento que permitiu

identificar o grau de satisfação dos usuários em relação aos critérios avaliados.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nesta seção é apresentada a análise dos resultados das entrevistas, para identificar o nível de

satisfação dos usuários quanto à microacessibilidade do recorte espacial estudado. A Tabela 2

apresenta os indicadores (agrupados por tema, com as respectivas classificações por categorias)

com os valores da avaliação final das entrevistas e seu correspondente ordenamento parcial (ordem

dos indicadores por Tema) e ordenamento geral. A Figura 6 mostra a avaliação dos indicadores

agrupados por categoria.

Tabela 2.

Ordenamento dos indicadores (classificação pior-melhor)

Temas

Indicadores

Valor

final

Ordenamento

Parcial Geral

Calçadas

C

T1

Largura efetiva da calçada

0,0817

7

17

C

T2

Condição do piso da calçada

0,0547

1

4

C

T3

Aderência da superfície

0,0747

6

15

A

T4

Qualidade da arborização

0,0605

2

7

s

T5

Qualidade da iluminação pública

0,0614

4

10

C

T6

Variação do perfil transversal da calçada

0,0655

5

12

S

T7

Qualidade dos equipamentos nas travessias

0,0612

3

9

Pontos de

ônibus

C

T8

Largura efetiva da calçada no ponto de ônibus

0,0609

6

8

C

T9

Informações sobre horários no painel informativo

0,0476

2

2

C

T10

Informações sobre linhas no painel informativo

0,0472

1

1

S

T11

Qualidade dos equipamentos próximos ao ponto de

ônibus

0,0600

5

6

C

T12

Qualidade dos bancos no ponto de ônibus

0,0626

7

11

C

T13

Qualidade da cobertura em relação à chuva

0,0547

3

3

C

T14

Qualidade da cobertura em relação ao

sombreamento

0,0562

4

5

Travessias

C

T15

Condição piso rua nas travessias

0,0687

1

13

S

T16

Tempo de travessias de pedestres nos semáforos

0,0767

3

16

S

T17

Visão da aproximação dos veículos na travessia

0,0740

2

14

Os indicadores pior avaliados destacados em vermelho e os melhor avaliados destacados em verde.

Legenda:

Categorias - C - conforto; A - atratividade; S - segurança; s - seguridade.

Na avaliação parcial dos indicadores a característica que obteve a melhor avaliação no tema

calçada refere-se à largura efetiva e aquela com pior avaliação foi a condição do piso. A respeito

dos pontos de ônibus, os indicadores com melhor e pior classificação referem-se à qualidade dos

bancos e às informações sobre as linhas de ônibus, respectivamente. O indicador que recebeu pior

avaliação no domínio travessias foi a condição do piso e o melhor avaliado foi o tempo de travessia

nos semáforos.

Analisando os dados da tabela 2 e figura 6, de forma global, nota-se que os cinco indicadores com

pior avaliação pertencem à categoria conforto. Especificamente, na análise da categoria conforto

80% do total de indicadores é referente ao tema Pontos de ônibus e 20% ao tema Calçadas. Dentre