Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1871 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1871 / 2158 Next Page
Page Background

1871

PEREIRA, 2011; MAGAGNIN; CHIKITANI; SANDRINI, 2011; MAGAGNIN; FONTES; SALCEDO,

2014) e identificaram que características físicas relacionadas ao conforto, à segurança pública, à

seguridade e à atratividade são os principais problemas do ambiente construído.

2. OBJETIVO

Este artigo visa identificar o nível de satisfação dos pedestres em relação à microacessibilidade em

um percurso entre ponto de ônibus e

Shopping Center

.

3. MÉTODO DE PESQUISA

3.1 Objeto de estudo

O estudo de caso foi realizado no município de Bauru, localizado na região centro-oeste do Estado

de São Paulo. O público alvo desta pesquisa foram pedestres (inclusive usuários de transporte

público) que frequentam o Bauru

Shopping

. Para realizar a avaliação determinou-se um percurso

no entorno de um

shopping

da cidade. Este trajeto foi definido a partir de observação em campo do

fluxo de pedestres em direção ao local em horários de pico.

O recorte espacial está situado no entorno do Bauru

Shopping

, localizado no Bairro Vila Cidade

Universitária, região sul da cidade. A rota onde a pesquisa foi aplicada possui dez quarteirões e

inicia no ponto de ônibus próximo à Praça da Paz, na Av. Nações Unidas, até a portaria do Bauru

Shopping

(Figura 1).

Figura 1.

Mapa da localização do município no Estado de São Paulo e da área de estudo (sem escala)

3.2 Instrumentos de avaliação

Para a identificação da percepção dos pedestres em relação à microacessibilidade foi utilizada

entrevista estruturada, aplicadas em maio de 2016, a uma amostra de 100 pessoas. Do total desta

amostra, 40% corresponderam a jovens, 45% a adultos e 15% a idosos.

A partir de estudos realizados por Amâncio (2005), Keppe Junior (2007), Ferreira e Sanches (2001)

e Prado (2016) sobre a qualidade dos temas calçadas, travessias e pontos de ônibus foram

selecionados parâmetros físicos e geométricos a serem questionados junto aos pedestres. Estes

parâmetros, indicadores de desempenho do ambiente construído, foram divididos em quatro

categorias: atratividade, conforto, segurança e seguridade (Tabela 1).

Para a definição destas categorias adotou-se o conceito dado por Khisty (1994) que define a