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PEREIRA, 2011; MAGAGNIN; CHIKITANI; SANDRINI, 2011; MAGAGNIN; FONTES; SALCEDO,
2014) e identificaram que características físicas relacionadas ao conforto, à segurança pública, à
seguridade e à atratividade são os principais problemas do ambiente construído.
2. OBJETIVO
Este artigo visa identificar o nível de satisfação dos pedestres em relação à microacessibilidade em
um percurso entre ponto de ônibus e
Shopping Center
.
3. MÉTODO DE PESQUISA
3.1 Objeto de estudo
O estudo de caso foi realizado no município de Bauru, localizado na região centro-oeste do Estado
de São Paulo. O público alvo desta pesquisa foram pedestres (inclusive usuários de transporte
público) que frequentam o Bauru
Shopping
. Para realizar a avaliação determinou-se um percurso
no entorno de um
shopping
da cidade. Este trajeto foi definido a partir de observação em campo do
fluxo de pedestres em direção ao local em horários de pico.
O recorte espacial está situado no entorno do Bauru
Shopping
, localizado no Bairro Vila Cidade
Universitária, região sul da cidade. A rota onde a pesquisa foi aplicada possui dez quarteirões e
inicia no ponto de ônibus próximo à Praça da Paz, na Av. Nações Unidas, até a portaria do Bauru
Shopping
(Figura 1).
Figura 1.
Mapa da localização do município no Estado de São Paulo e da área de estudo (sem escala)
3.2 Instrumentos de avaliação
Para a identificação da percepção dos pedestres em relação à microacessibilidade foi utilizada
entrevista estruturada, aplicadas em maio de 2016, a uma amostra de 100 pessoas. Do total desta
amostra, 40% corresponderam a jovens, 45% a adultos e 15% a idosos.
A partir de estudos realizados por Amâncio (2005), Keppe Junior (2007), Ferreira e Sanches (2001)
e Prado (2016) sobre a qualidade dos temas calçadas, travessias e pontos de ônibus foram
selecionados parâmetros físicos e geométricos a serem questionados junto aos pedestres. Estes
parâmetros, indicadores de desempenho do ambiente construído, foram divididos em quatro
categorias: atratividade, conforto, segurança e seguridade (Tabela 1).
Para a definição destas categorias adotou-se o conceito dado por Khisty (1994) que define a