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Gráfico 2.
Frequência das categorias
Nos depoimentos coletados, a dimensão psicológica representa 28% das motivações. Esta
dimensão acaba também incluindo aspectos da percepção dos idosos sobre o envelhecimento nas
ordens física e de autonomia, por se tratar de uma manutenção do bem estar e do conforto através
de uma vida saudável (FREIRE, 2013). Assim, a dimensão aparece na forma de sensação de
“
segurança”
(2 ou 2,67%), “
liberdade”
(1 ou 1,33%),
“conforto”
(2 ou 2,67%) psicológico,
proporcionado por sensação de “
paz e sossego”
(1 ou 1,33%),
“não causar problemas aos filhos”
(5 ou 6,67%), que implica na
sensação de
“independência e autonomia”
(3 ou 4%)
;
e conforto físico,
proporcionado por “
atividades físicas”
(2 ou 2,67%), e por uma
“vida saudável”
(3 ou 4%)
e “
ativa”
(2 ou 2,67%)
.
A dimensão social representa 20% das motivações. Assim, é reconhecida a
importância da manutenção de vínculos para uma velhice ativa, através de “
convivência/
comunidade/ amigos”
(13 ou 17,33%). Fato este que vai ao encontro de Freire (2013) que diz que
solidão é uma causa de sofrimento na velhice mais importante do que a dependência de parentes
e/ou conhecidos. Mas ainda certos limites sociais são apontados pela vontade da existência de uma
composição social desejável através de “
restrição etária (senior cohousing)”
(1 ou 1,33%) e pela
“
privacidade”
(1 ou 1,33%). As preocupações referentes à dimensão econômica têm 6,67% de
frequência, aparecendo como “
soluções para todas as faixas de renda”
(4 ou 5,33%) e “
opções para
aluguel”
(1 ou 1,33%). A dimensão material se destaca pela importância nos depoimentos,
configurando 40% das motivações neles contidas. Têm-se esta dimensão nas palavras-chave:
“
meio urbano/ tecnologia/ cultura” (
4 ou 5,33%), “
solução habitacional para a velhice”
(3 ou 4%),
e
condomínio horizontal
(1 ou 1,33%)
representando tipos de habitação, “
espaço”
(1 ou 1,33%),
“
acessibilidade”
(1 ou 1,33%), “
lazer”
(1 ou 1,33%) e “
assistência à saúde”
(5 ou 6,67%), “
pequenas
casas”
(1 ou 1,33%), “
casas equipadas/adequadas”
(1 ou 1,33%), “
sustentabilidade”
(2 ou 2,67%),
“
vida rural mas próxima ao meio urbano”
(3 ou 4%),
“horta orgânica comunitária”
(2 ou 2,67%),
“
meio rural/ natureza/ animais”
(5 ou 6,67%). A dimensão temporal representa 4% das motivações,
através do apego a laços familiares: “
continuar morando com a família”
(3 ou 4%). E finalmente a
dimensão tempo-espaço, que representa 1,33% das motivações, ao ser mencionada a facilitação
de deslocamento como “
bicicleta/facilidades para pedestres”
(1 ou 1,33%).
Salienta-se que as dimensões materiais são naturalmente de ordem mais objetiva, tendendo a
demonstrar aspectos práticos da composição e configuração ambiental. Assim, era de se esperar
que estas aparecessem com uma frequência mais significativa, uma vez que os discursos são
elaborados numa tentativa de sintetizar aspectos relevantes para possíveis projetos participativos.
Entretanto, somando-se as dimensões sociais com as psicológicas, estas chegam a uma ordem de
48% das motivações dos futuros usuários, ultrapassando as preocupações materiais.
5. CONCLUSÃO
Aqui, apesar de as dimensões materiais apresentarem grande frequência entre as motivações dos
adultos mais velhos, dimensões sociais e psicológicas juntas a ultrapassam em importância. Este
achado vai ao encontro dos perfis de moradores de
cohousings
em outros países. A questão social,
de viver em comunidade, se mostra a principal motivação dos idosos (CHOI, 2013; ALEXANDER,
28,00%
20,00%
6,67%
40,00%
4,00%
1,33%
1900ral
1900ral
1900ral
1900ral
1900ral
1900ral
1900ral
1900ral
DIMENSÕES PSICOLÓGICAS
DIMENSÕES SOCIAIS
DIMENSÕES ECONÔMICAS
DIMENSÕES MATERIAIS
DIMENSÕES TEMPORAIS
DIMENSÕES TEMPO-ESPAÇO