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553

Gráfico 2.

Frequência das categorias

Nos depoimentos coletados, a dimensão psicológica representa 28% das motivações. Esta

dimensão acaba também incluindo aspectos da percepção dos idosos sobre o envelhecimento nas

ordens física e de autonomia, por se tratar de uma manutenção do bem estar e do conforto através

de uma vida saudável (FREIRE, 2013). Assim, a dimensão aparece na forma de sensação de

segurança”

(2 ou 2,67%), “

liberdade”

(1 ou 1,33%),

“conforto”

(2 ou 2,67%) psicológico,

proporcionado por sensação de “

paz e sossego”

(1 ou 1,33%),

“não causar problemas aos filhos”

(5 ou 6,67%), que implica na

sensação de

“independência e autonomia”

(3 ou 4%)

;

e conforto físico,

proporcionado por “

atividades físicas”

(2 ou 2,67%), e por uma

“vida saudável”

(3 ou 4%)

e “

ativa”

(2 ou 2,67%)

.

A dimensão social representa 20% das motivações. Assim, é reconhecida a

importância da manutenção de vínculos para uma velhice ativa, através de “

convivência/

comunidade/ amigos”

(13 ou 17,33%). Fato este que vai ao encontro de Freire (2013) que diz que

solidão é uma causa de sofrimento na velhice mais importante do que a dependência de parentes

e/ou conhecidos. Mas ainda certos limites sociais são apontados pela vontade da existência de uma

composição social desejável através de “

restrição etária (senior cohousing)”

(1 ou 1,33%) e pela

privacidade”

(1 ou 1,33%). As preocupações referentes à dimensão econômica têm 6,67% de

frequência, aparecendo como “

soluções para todas as faixas de renda”

(4 ou 5,33%) e “

opções para

aluguel”

(1 ou 1,33%). A dimensão material se destaca pela importância nos depoimentos,

configurando 40% das motivações neles contidas. Têm-se esta dimensão nas palavras-chave:

meio urbano/ tecnologia/ cultura” (

4 ou 5,33%), “

solução habitacional para a velhice”

(3 ou 4%),

e

condomínio horizontal

(1 ou 1,33%)

representando tipos de habitação, “

espaço”

(1 ou 1,33%),

acessibilidade”

(1 ou 1,33%), “

lazer”

(1 ou 1,33%) e “

assistência à saúde”

(5 ou 6,67%), “

pequenas

casas”

(1 ou 1,33%), “

casas equipadas/adequadas”

(1 ou 1,33%), “

sustentabilidade”

(2 ou 2,67%),

vida rural mas próxima ao meio urbano”

(3 ou 4%),

“horta orgânica comunitária”

(2 ou 2,67%),

meio rural/ natureza/ animais”

(5 ou 6,67%). A dimensão temporal representa 4% das motivações,

através do apego a laços familiares: “

continuar morando com a família”

(3 ou 4%). E finalmente a

dimensão tempo-espaço, que representa 1,33% das motivações, ao ser mencionada a facilitação

de deslocamento como “

bicicleta/facilidades para pedestres”

(1 ou 1,33%).

Salienta-se que as dimensões materiais são naturalmente de ordem mais objetiva, tendendo a

demonstrar aspectos práticos da composição e configuração ambiental. Assim, era de se esperar

que estas aparecessem com uma frequência mais significativa, uma vez que os discursos são

elaborados numa tentativa de sintetizar aspectos relevantes para possíveis projetos participativos.

Entretanto, somando-se as dimensões sociais com as psicológicas, estas chegam a uma ordem de

48% das motivações dos futuros usuários, ultrapassando as preocupações materiais.

5. CONCLUSÃO

Aqui, apesar de as dimensões materiais apresentarem grande frequência entre as motivações dos

adultos mais velhos, dimensões sociais e psicológicas juntas a ultrapassam em importância. Este

achado vai ao encontro dos perfis de moradores de

cohousings

em outros países. A questão social,

de viver em comunidade, se mostra a principal motivação dos idosos (CHOI, 2013; ALEXANDER,

28,00%

20,00%

6,67%

40,00%

4,00%

1,33%

1900ral

1900ral

1900ral

1900ral

1900ral

1900ral

1900ral

1900ral

DIMENSÕES PSICOLÓGICAS

DIMENSÕES SOCIAIS

DIMENSÕES ECONÔMICAS

DIMENSÕES MATERIAIS

DIMENSÕES TEMPORAIS

DIMENSÕES TEMPO-ESPAÇO