557
465. ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS: INTEGRAÇÃO DOS
CONHECIMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DOSALUNOS DE ENGENHARIA
APLICADOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
BÖES, Jeferson Spiering*
1
(boes.jeferson@gmail.com); HENTGES, Tatiane Isabel
1
(tatiisabel@yahoo.com.br); MONTEIRO, Renan Rhoden
1
(rhodenrenan@gmail.com); BERNIERI,
Guilherme
1
(bernieri@hotmail.com.br); FIGUEIRÓ, Jonas
1
(figueiro.jonas@gmail.com); MANCIO,
Mauricio
1
(mancio@unisinos.br).
1
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil
*
Autor correspondente
RESUMO
A integração entre os conhecimentos teóricos e práticos, bem como a compreensão dos problemas
reais das comunidades e a formação de futuros engenheiros motivados – capazes de atuar em
grupo e de modo efetivo para solução de problemas reais – com consciência do impacto
socioambiental de suas atividades, é a proposta da organização não governamental (ONG)
internacional Engenheiros Sem Fronteiras (ESF). Composta principalmente por alunos de
graduação, o ESF promove o desenvolvimento acadêmico e humano dos estudantes,
oportunizando a união dos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas com aplicações
práticas. Como missão, a ONG objetiva fomentar a responsabilidade social e despertar o interesse
por outras áreas da engenharia e pesquisa aplicada destes futuros engenheiros. Ao mesmo tempo,
para a sociedade, os Engenheiros Sem Fronteiras visam contribuir para a solução sustentável ou
minimização dos problemas enfrentados pelas comunidades caracterizadas pela pobreza extrema,
que não possuem condições mínimas de desenvolvimento humano. Dessa forma, este artigo tem
por objetivo apresentar atividades desenvolvidas em projetos dos núcleos Engenheiros Sem
Fronteiras distribuídos pelo Brasil, retratando seu impacto no desenvolvimento social e acadêmico
e mostrando os resultados alcançados e as perspectivas de aplicação, de modo a disseminar este
tipo de iniciativa.
Palavras-chave:
Engenheiros Sem Fronteiras; Desenvolvimento social; Desenvolvimento
acadêmico; Comunidades carentes
ENGINEERS WITHOUT BORDERS: INTEGRATION OF THEORICAL-
PRACTICAL KNOWLEDGE OF ENGINEERING STUDENTS APPLIED IN
SOCIAL DEVELOPMENT
ABSTRACT
The integration of theoretical and practical knowledge, as well as the understanding of the real
problems of the communities and the formation of motivated future engineers - able to work in groups
and to effectively solve real problems - with awareness of the social and environmental impact of
their activities, is the proposal of the international non-governmental organization (NGO) Engineers
Without Borders (EWB). Composed mainly by undergraduate students, the EWB promotes the
students' academic and human development, allowing the union of the theoretical knowledge
acquired in the disciplines with practical applications. As a mission, the NGO aims to foster social
responsibility and arouse interest in other areas of engineering and applied research of these future