Table of Contents Table of Contents
Previous Page  557 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 557 / 2158 Next Page
Page Background

557

465. ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS: INTEGRAÇÃO DOS

CONHECIMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DOSALUNOS DE ENGENHARIA

APLICADOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

BÖES, Jeferson Spiering*

1

(boes.jeferson@gmail.com

); HENTGES, Tatiane Isabel

1

(tatiisabel@yahoo.com.br

); MONTEIRO, Renan Rhoden

1

(rhodenrenan@gmail.com

); BERNIERI,

Guilherme

1

(bernieri@hotmail.com.br

); FIGUEIRÓ, Jonas

1

(figueiro.jonas@gmail.com

); MANCIO,

Mauricio

1

(mancio@unisinos.br

).

1

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

A integração entre os conhecimentos teóricos e práticos, bem como a compreensão dos problemas

reais das comunidades e a formação de futuros engenheiros motivados – capazes de atuar em

grupo e de modo efetivo para solução de problemas reais – com consciência do impacto

socioambiental de suas atividades, é a proposta da organização não governamental (ONG)

internacional Engenheiros Sem Fronteiras (ESF). Composta principalmente por alunos de

graduação, o ESF promove o desenvolvimento acadêmico e humano dos estudantes,

oportunizando a união dos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas com aplicações

práticas. Como missão, a ONG objetiva fomentar a responsabilidade social e despertar o interesse

por outras áreas da engenharia e pesquisa aplicada destes futuros engenheiros. Ao mesmo tempo,

para a sociedade, os Engenheiros Sem Fronteiras visam contribuir para a solução sustentável ou

minimização dos problemas enfrentados pelas comunidades caracterizadas pela pobreza extrema,

que não possuem condições mínimas de desenvolvimento humano. Dessa forma, este artigo tem

por objetivo apresentar atividades desenvolvidas em projetos dos núcleos Engenheiros Sem

Fronteiras distribuídos pelo Brasil, retratando seu impacto no desenvolvimento social e acadêmico

e mostrando os resultados alcançados e as perspectivas de aplicação, de modo a disseminar este

tipo de iniciativa.

Palavras-chave:

Engenheiros Sem Fronteiras; Desenvolvimento social; Desenvolvimento

acadêmico; Comunidades carentes

ENGINEERS WITHOUT BORDERS: INTEGRATION OF THEORICAL-

PRACTICAL KNOWLEDGE OF ENGINEERING STUDENTS APPLIED IN

SOCIAL DEVELOPMENT

ABSTRACT

The integration of theoretical and practical knowledge, as well as the understanding of the real

problems of the communities and the formation of motivated future engineers - able to work in groups

and to effectively solve real problems - with awareness of the social and environmental impact of

their activities, is the proposal of the international non-governmental organization (NGO) Engineers

Without Borders (EWB). Composed mainly by undergraduate students, the EWB promotes the

students' academic and human development, allowing the union of the theoretical knowledge

acquired in the disciplines with practical applications. As a mission, the NGO aims to foster social

responsibility and arouse interest in other areas of engineering and applied research of these future