563
análise preliminar, elaborou-se um orçamento descritivo e, a partir deste ponto, iniciou-se a busca
dos recursos necessários para as obras. A prospecção destes recursos partiu em três frentes: (1)
encaminhamento de solicitação de recursos via prefeitura municipal; (2) doações; (3) patrocínios.
Atualmente o projeto encontra-se na fase de prospecção, tendo prazo para término das obras em
dezembro de 2019, possui 24 voluntários envolvidos e o impacto social direto é estimado em
aproximadamente 130 pessoas.
6.3 Abrigo Solar – Núcleo Rio de Janeiro / RJ
O Núcleo Rio de Janeiro, com o projeto Abrigo Solar, objetiva levar a energia alternativa fotovoltaica
para telhados de abrigos que se espalham por todo o Rio de Janeiro, atendendo desde crianças,
idosos, dependentes químicos, e todos que possam necessitar destas instituições. Estas entidades
sofrem para se manter funcionando, enfrentando contas de luz elevadas em função do grande
número de pessoas residentes nestes locais.
Através de financiamento de empresas, foi possível a instalação do sistema em dois abrigos infantis:
a Associação Beneficente AMAR, com aproximadamente 20 crianças, e o Abrigo Beija-Flor,
responsável por abrigar 31 crianças.
Em uma análise prévia para o abrigo AMAR, o projeto Abrigo Solar estima um retorno de
investimento de 7,5 anos e um benefício econômico de aproximadamente R$ 115.000,00,
impactando aproximadamente 350 pessoas e deixando de emitir 55 toneladas métricas de dióxido
de carbono ao longo da vida útil do projeto (24 anos). Enfatiza-se que toda a elaboração do projeto,
instalação e processo de legalização da microgeração distribuída será feita sem custos pela equipe
do ESF-Rio.
6.4 Desafio Ciência, Tecnologia e Inovação – AQUAENOVA – Núcleo Maringá / PR
Idealizado pelo Núcleo Maringá, o Desafio Ciência, Tecnologia e Inovação – AQUAENOVA teve
como objetivo estimular a formação de equipes multidisciplinares, compostas por alunos de
graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do estado do Paraná, para propor
soluções inovadoras que levassem à redução do consumo de água e energia elétrica na indústria
e nas empresas prestadoras de serviço da cidade de Maringá, Paraná. Pretendeu-se, com o
desafio, estimular o pensamento crítico na busca de soluções para problemas específicos, como o
desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras para o mercado ampliando o conhecimento
e propiciando o intercâmbio entre alunos, professores e profissionais das mais diversas áreas,
integrando assim ensino, pesquisa e extensão na busca da sustentabilidade.
O projeto consistiu em um grande desafio, onde interessados deveriam inscrever seu projeto com
a solução inovadora proposta e os vencedores teriam a ideia incubada, com apoio do SEBRAE. O
projeto teve duração de 7 meses, contou com 13 voluntários na organização e 35 participantes
inscritos, impactando a população maringaense, que é estimada em 387,7 mil pessoas.
6.5 Workshop em educação ambiental – Juiz de Fora / MG
Através da organização de um evento, objetivou-se conscientizar o público alvo e mostrar que
muitos materiais podem ser aproveitados mesmo após o uso originalmente projetado. Professores
da rede pública da cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, inscreveram seus alunos para criarem
novos produtos, transformando materiais que seriam descartados em brinquedos que foram doados
para crianças carentes.
O projeto teve duração de aproximadamente um mês e contou com oito voluntários, impactando um
total de 18 professores e seus alunos.