Table of Contents Table of Contents
Previous Page  567 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 567 / 2158 Next Page
Page Background

567

493. A IMPORTÂNCIAE DESAFIOS DOS SOFTWARES NO ENSINO DE

ARQUITETURAE URBANISMO: VENTILAÇÃO EAERODINÂMICADAS

CONSTRUÇÕES

ROSA, Cleyton*

1

(cleyton.rosa@arquitetura.ufjf.br

); REIS, Gustavo

1

(gustavo.bonin@arquitetura.ufjf.br

); ZAMBRANO, Letícia¹

(leticia.zambrano@ufjf.edu.br

);

BRANDÃO, Guilherme¹

(guilherme.loures@engenharia.ufjf.br

)

1

Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

*

Autor correspondente

RESUMO

O adensamento das cidades é uma realidade e uma necessidade. As populações almejam viver em

cidades e os princípios para cidades sustentáveis orientam ao adensamento como estratégia de se

preservar os limites e a pressão das cidades sobre as zonas rurais. É notória a necessidade de

instrumentos que facilitem a realização de estudos de implantação das edificações que gerem

resultados consistentes e ágeis para a concepção de projetos urbanos. Fatores ligados ao conforto,

como iluminação natural e ventilação nas edificações, de longa data, são alvo de atenção das

legislações, porém, atualmente, a luta contra o aquecimento global e pela sustentabilidade das

cidades ganhou mais importância. O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação de instrumentos

de modelagem computacional baseada em linguagem CFD (Computational Fluids Dynamics) no

ensino do projeto arquitetônico e urbano, como meio de capacitar os futuros profissionais a lidarem

melhor com os desafios enfrentados no ambiente urbano. Diversos fatores podem ser analisados

na simulação computacional resultando em soluções projetuais ambientalmente mais eficientes e

econômicas. A metodologia envolveu a pesquisa e teste dos softwares disponíveis para o estudo

de ventilação e aerodinâmica das construções. Foram realizadas simulações similares ao conteúdo

da bibliografia de referência que, geralmente, baseava-se em modelos matemáticos e simulações

de modelos físicos em túnel de vento ou mesas d’água, como os estudos de Olgyay (1998) e

Mascaró (1985). Os resultados demonstraram que os softwares analisados, dentre os disponíveis

no mercado, apresentaram potencialidades específicas para cada fase de projeto e cada escala de

estudo (meio urbano, edificação e espaço interno). O trabalho permite concluir que tais softwares

podem ser acessíveis à estudantes de Arquitetura e Urbanismo, contribuindo para sua

popularização no ensino e no mercado.

Palavras-chave:

Ensino de Arquitetura, Simulação, Ventilação, Aerodinâmica das construções.

THE IMPORTANCE AND THE CHALLENGES OF SOFTWARE IN

ARCHITECTURE AND URBANISM EDUCATION: VENTILATION AND

BUILDING AERODYNAMICS

ABSTRACT

The densification of cities is a reality and a necessity. Populations aim to live in cities and the

principles for sustainable cities indicate densification as a strategy to preserve the limits and pressure

of cities on rural areas. The need for instruments that facilitate the implementation of studies of

buildings that generate consistent and agile results for urbanism projects is well known. Factors

related to comfort, such as natural lighting and buildings ventilation, have long been the focus of

legislation, but today, the fight against global warming and for the sustainability of cities has gained