Table of Contents Table of Contents
Previous Page  564 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 564 / 2158 Next Page
Page Background

564

7. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Observa-se que os projetos apresentados neste artigo possuem uma versatilidade em sua área de

conhecimento, evidenciando a amplitude para o desenvolvimento de novos projetos. Constata-se

ainda que, em todos os projetos desenvolvidos, há a integração entre os voluntários e a comunidade

e/ou público alvo, havendo um intercâmbio social e educacional. Isso pode ser visto na

Tabela 2

são apresentados os principais resultados buscados nos projetos destacados neste trabalho

Tabela 2.

Principais resultados alcançados pelos projetos apresentados

Projeto

Número de pessoas

envolvidas

Complexidade

Duração

Área de

foco

Quadra

poliesportiva

180.

150 crianças, 10

moradores locais e 20

estudantes de

engenharia

Envolveu projetos

arquitetônicos, etapas comuns

de obras de construção civil

1 ano

Engenharia

Civil

Revitalização do

Sanatório Espírita

154*.

24 voluntários, 28

funcionários e 102

internos

Dificuldade quanto a

burocracia (espaço de órgão

público)

3 anos

Engenharia

Civil

Abrigo solar

370*.

350 abrigados e 20

membros

Instalação dos painéis, busca

de recurso para compra e

parceria para os projetos

2 anos

Engenharia

de Energia

Desafio

Aquaenova

48.

13 organizadores e 35

participantes

Organização de concurso de

inovação. Parceria com

SEBRAE

7 meses

Engenharia

Sustentável

Workshop

educação

ambiental

116.

8 membros, 18

professores e 90 alunos

Organização de evento,

arrecadação de materiais,

divulgação.

1 mês

Engenharia

ambiental

*Valores estimados, tendo em vista que o projeto não foi finalizado.

Simultaneamente com o desenvolvimento dos projetos, desde sua concepção até a execução, as

ações da rede ESF Brasil propiciam aos voluntários, em sua maioria estudantes de engenharia,

uma experiência prática, onde realizam a ponte entre os conhecimentos teóricos aprendidos em

sala de aula, com o conhecimento prático, adquiridos com a aplicação dos projetos.

Além disso, os benefícios aos atingem também o desenvolvimento de competências

complementares à formação do engenheiro, como liderança, trabalho em equipe, gestão de

pessoas e análise crítica.

Somado a isto, há o fator social e humano, que muitas vezes se faz ausente nas grades curriculares

dos cursos de engenharia, possibilitando ao aluno, futuro engenheiro, entender seu papel frente a

sociedade e aos problemas do mundo contemporâneo, assim como compreender os desafios da

profissão escolhida.

8. CONCLUSÃO

O presente trabalho apresentou uma visão geral do surgimento e presença da ONG Engenheiros

Sem Fronteiras no mundo, dando enfoque para a atuação nacional, onde foram destacados alguns

dos inúmeros projetos desenvolvidos pelos voluntários brasileiros.

As atividades desenvolvidas na rede Engenheiros Sem Fronteiras apresentam excelente potencial

motivacional para o engajamento e complementação da formação de atuais alunos de engenharia.

A criação de novos núcleos para o desenvolvimento de projetos apresentados neste artigo, pode