564
7. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Observa-se que os projetos apresentados neste artigo possuem uma versatilidade em sua área de
conhecimento, evidenciando a amplitude para o desenvolvimento de novos projetos. Constata-se
ainda que, em todos os projetos desenvolvidos, há a integração entre os voluntários e a comunidade
e/ou público alvo, havendo um intercâmbio social e educacional. Isso pode ser visto na
Tabela 2são apresentados os principais resultados buscados nos projetos destacados neste trabalho
Tabela 2.
Principais resultados alcançados pelos projetos apresentados
Projeto
Número de pessoas
envolvidas
Complexidade
Duração
Área de
foco
Quadra
poliesportiva
180.
150 crianças, 10
moradores locais e 20
estudantes de
engenharia
Envolveu projetos
arquitetônicos, etapas comuns
de obras de construção civil
1 ano
Engenharia
Civil
Revitalização do
Sanatório Espírita
154*.
24 voluntários, 28
funcionários e 102
internos
Dificuldade quanto a
burocracia (espaço de órgão
público)
3 anos
Engenharia
Civil
Abrigo solar
370*.
350 abrigados e 20
membros
Instalação dos painéis, busca
de recurso para compra e
parceria para os projetos
2 anos
Engenharia
de Energia
Desafio
Aquaenova
48.
13 organizadores e 35
participantes
Organização de concurso de
inovação. Parceria com
SEBRAE
7 meses
Engenharia
Sustentável
Workshop
educação
ambiental
116.
8 membros, 18
professores e 90 alunos
Organização de evento,
arrecadação de materiais,
divulgação.
1 mês
Engenharia
ambiental
*Valores estimados, tendo em vista que o projeto não foi finalizado.
Simultaneamente com o desenvolvimento dos projetos, desde sua concepção até a execução, as
ações da rede ESF Brasil propiciam aos voluntários, em sua maioria estudantes de engenharia,
uma experiência prática, onde realizam a ponte entre os conhecimentos teóricos aprendidos em
sala de aula, com o conhecimento prático, adquiridos com a aplicação dos projetos.
Além disso, os benefícios aos atingem também o desenvolvimento de competências
complementares à formação do engenheiro, como liderança, trabalho em equipe, gestão de
pessoas e análise crítica.
Somado a isto, há o fator social e humano, que muitas vezes se faz ausente nas grades curriculares
dos cursos de engenharia, possibilitando ao aluno, futuro engenheiro, entender seu papel frente a
sociedade e aos problemas do mundo contemporâneo, assim como compreender os desafios da
profissão escolhida.
8. CONCLUSÃO
O presente trabalho apresentou uma visão geral do surgimento e presença da ONG Engenheiros
Sem Fronteiras no mundo, dando enfoque para a atuação nacional, onde foram destacados alguns
dos inúmeros projetos desenvolvidos pelos voluntários brasileiros.
As atividades desenvolvidas na rede Engenheiros Sem Fronteiras apresentam excelente potencial
motivacional para o engajamento e complementação da formação de atuais alunos de engenharia.
A criação de novos núcleos para o desenvolvimento de projetos apresentados neste artigo, pode