Table of Contents Table of Contents
Previous Page  545 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 545 / 2158 Next Page
Page Background

545

ambiental e organização de espaços paisagísticos no pátio escolar. Em relação aos alunos

universitários, houve desenvolvimento de trabalho final de graduação de reestruturação de um dos

bairros periféricos, tomando como base preliminar o diagnóstico realizado durante o projeto de

pesquisa. Desta forma, a proposta cumpriu objetivo de conscientizar e de despertar a atenção para

as questões de planejamento urbano e sustentabilidade.

Como fragilidades, o projeto abrangeu um número limitado de escolas e de estudantes, não tendo

previsão de continuidade. O tempo reduzido de menos de um ano letivo, e a necessidade de

atendimento aos cronogramas escolar e universitário, também reduziu o prazo de desenvolvimento

das atividades.

6. CONCLUSÃO

A pesquisa tem como resultados o atendimento aos objetivos do edital, de integração entre a

universidade e a educação básica. Também atenderam aos objetivos da proposta de

conscientização da comunidade sobre a cidadania e o direito à cidade, assim como conhecimentos

sobre o planejamento urbano, noções de sustentabilidade e formação crítica sobre os processos de

conformação urbana. Com a análise das diretrizes urbanas do PDDI, foi possível uma maior

compreensão sobre as políticas públicas às áreas periféricas da cidade, podendo assim elencar a

qualidade de vida urbana através do conceito de sustentabilidade, e quais as potencialidades para

aplicação de uma infraestrutura urbana sustentável. Para os alunos do ensino fundamental

envolvidos nesse processo de investigação e instrumentalização urbana, houve uma significativa

evolução no que diz respeito à formação de cidadãos capazes de agir frente às necessidades de

sua comunidade. Para os acadêmicos, a vivência em comunidade alertou para as reais

necessidades que um projeto urbano deva abordar, dentro de princípios de sustentabilidade e

cidadania.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGYEMAN, Julian. The contribution of urban ecosystem education to the development of

sustainable communities and cities. In: BERKOWITZ, Alan R.; NILON, Charles H. HOLLWEG, Karen

S. (Eds.) Understanding urban ecosystem: a new frontier for science and education. Cary

Conference 8th 1999. N. York, Springer-Verlag, 2003. p. 450-464.

BRASIL. Estatuto da Cidade. Lei n° 10.275 de 10 de julho de 2001, que estabelece diretrizes gerais

da política urbana, Guia para implementação pelos municípios e cidadãos. Brasília: Câmara dos

Deputados, coordenação de publicações, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Plano Nacional de Pós-graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010.

HARRISON, Carolyn; BURGUESS, Jacquie. Social science concepts and frameworks for

understanding urban ecosystems. In: BERKOWITZ, Alan R.; NILON, Charles H. HOLLWEG, Karen

S. (Eds.) Understanding urban ecosystem: a new frontier for science and education. Cary

Conference 8th 1999. N. York, Springer-Verlag, 2003. p. 137-140.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MARICATO, E. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2011.