545
ambiental e organização de espaços paisagísticos no pátio escolar. Em relação aos alunos
universitários, houve desenvolvimento de trabalho final de graduação de reestruturação de um dos
bairros periféricos, tomando como base preliminar o diagnóstico realizado durante o projeto de
pesquisa. Desta forma, a proposta cumpriu objetivo de conscientizar e de despertar a atenção para
as questões de planejamento urbano e sustentabilidade.
Como fragilidades, o projeto abrangeu um número limitado de escolas e de estudantes, não tendo
previsão de continuidade. O tempo reduzido de menos de um ano letivo, e a necessidade de
atendimento aos cronogramas escolar e universitário, também reduziu o prazo de desenvolvimento
das atividades.
6. CONCLUSÃO
A pesquisa tem como resultados o atendimento aos objetivos do edital, de integração entre a
universidade e a educação básica. Também atenderam aos objetivos da proposta de
conscientização da comunidade sobre a cidadania e o direito à cidade, assim como conhecimentos
sobre o planejamento urbano, noções de sustentabilidade e formação crítica sobre os processos de
conformação urbana. Com a análise das diretrizes urbanas do PDDI, foi possível uma maior
compreensão sobre as políticas públicas às áreas periféricas da cidade, podendo assim elencar a
qualidade de vida urbana através do conceito de sustentabilidade, e quais as potencialidades para
aplicação de uma infraestrutura urbana sustentável. Para os alunos do ensino fundamental
envolvidos nesse processo de investigação e instrumentalização urbana, houve uma significativa
evolução no que diz respeito à formação de cidadãos capazes de agir frente às necessidades de
sua comunidade. Para os acadêmicos, a vivência em comunidade alertou para as reais
necessidades que um projeto urbano deva abordar, dentro de princípios de sustentabilidade e
cidadania.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AGYEMAN, Julian. The contribution of urban ecosystem education to the development of
sustainable communities and cities. In: BERKOWITZ, Alan R.; NILON, Charles H. HOLLWEG, Karen
S. (Eds.) Understanding urban ecosystem: a new frontier for science and education. Cary
Conference 8th 1999. N. York, Springer-Verlag, 2003. p. 450-464.
BRASIL. Estatuto da Cidade. Lei n° 10.275 de 10 de julho de 2001, que estabelece diretrizes gerais
da política urbana, Guia para implementação pelos municípios e cidadãos. Brasília: Câmara dos
Deputados, coordenação de publicações, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Plano Nacional de Pós-graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010.
HARRISON, Carolyn; BURGUESS, Jacquie. Social science concepts and frameworks for
understanding urban ecosystems. In: BERKOWITZ, Alan R.; NILON, Charles H. HOLLWEG, Karen
S. (Eds.) Understanding urban ecosystem: a new frontier for science and education. Cary
Conference 8th 1999. N. York, Springer-Verlag, 2003. p. 137-140.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MARICATO, E. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2011.