544
Figura 3.
Visita à UPF
Figura 4.
Visita à Câmara de Vereadores
Fonte: os autores
Fonte: os autores
5.4 Socialização: as questões de cidadania e participação popular
As atividades desenvolvidas durante todo o processo de trabalho de pesquisa culminaram num
momento ápice: a visita dos alunos à Câmara de Vereadores do município de Passo Fundo. A visita
contou com entrevista de uma vereadora, a qual explanou sobre as atividades da vereança e a
importância da participação popular na gestão e no cuidado às cidades; Após a palestra e entrevista
com a vereadora e a partir dos conceitos, análises e diagnóstico realizado pelos alunos em cada
bairro, houve a participação dos mesmos, na TRIBUNA POPULAR, a convite da vereadora. No
momento da tribuna popular, a professora e um aluno de cada bairro colocaram as necessidades
informadas pelos demais colegas aos representantes dos vereadores (Fig.4).
5.5 Internacionalização: o compartilhamento de conhecimento e cultura
No segundo semestre do desenvolvimento da pesquisa, houve a participação de alunos
intercambistas vindos da Argentina. Nos encontros semanais, os intercambistas que pertenciam
aos cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil, auxiliavam nos ensinamentos de conceitos
urbanos, assim como se inteiravam sobre o panorama urbano das áreas periféricas da cidade de
Passo Fundo. Aproveitando a participação especial dos intercambistas argentinos no trabalho, foi
proposto desenvolver nas escolas, com foco nos alunos do nono nível, uma “HORA ARGENTINA”,
quando os alunos estrangeiros teriam como compromisso, fazer uma pequena palestra sobre seu
país de origem, a Argentina. Alunos argentinos preparam uma pequena apresentação multimídia
sobre o país, a cultura, os costumes, a alimentação, os jogos, a bandeira e naturalmente os
esportes.
5.6 Potencialidades e fragilidades da pesquisa
Como potencialidades observou-se a participação das escolas municipais, tanto por seus
professores quanto pelos alunos, que demonstram avidez por metodologias mais ativas e pela
interação com os estudantes universitários. O percurso no bairro e o percurso urbano realizado com
o conhecimento dos referenciais acerca de planejamento urbano, sustentabilidade e cidadania,
trouxe conscientização aos participantes. No ano seguinte uma das escolas desenvolveu projeto de
sustentabilidade no bairro, adotando a mesma metodologia de visitas guiadas e registros
fotográficos das questões urbanas. A outra escola solicitou e terá desenvolvido projeto de educação