Table of Contents Table of Contents
Previous Page  544 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 544 / 2158 Next Page
Page Background

544

Figura 3.

Visita à UPF

Figura 4.

Visita à Câmara de Vereadores

Fonte: os autores

Fonte: os autores

5.4 Socialização: as questões de cidadania e participação popular

As atividades desenvolvidas durante todo o processo de trabalho de pesquisa culminaram num

momento ápice: a visita dos alunos à Câmara de Vereadores do município de Passo Fundo. A visita

contou com entrevista de uma vereadora, a qual explanou sobre as atividades da vereança e a

importância da participação popular na gestão e no cuidado às cidades; Após a palestra e entrevista

com a vereadora e a partir dos conceitos, análises e diagnóstico realizado pelos alunos em cada

bairro, houve a participação dos mesmos, na TRIBUNA POPULAR, a convite da vereadora. No

momento da tribuna popular, a professora e um aluno de cada bairro colocaram as necessidades

informadas pelos demais colegas aos representantes dos vereadores (Fig.4).

5.5 Internacionalização: o compartilhamento de conhecimento e cultura

No segundo semestre do desenvolvimento da pesquisa, houve a participação de alunos

intercambistas vindos da Argentina. Nos encontros semanais, os intercambistas que pertenciam

aos cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil, auxiliavam nos ensinamentos de conceitos

urbanos, assim como se inteiravam sobre o panorama urbano das áreas periféricas da cidade de

Passo Fundo. Aproveitando a participação especial dos intercambistas argentinos no trabalho, foi

proposto desenvolver nas escolas, com foco nos alunos do nono nível, uma “HORA ARGENTINA”,

quando os alunos estrangeiros teriam como compromisso, fazer uma pequena palestra sobre seu

país de origem, a Argentina. Alunos argentinos preparam uma pequena apresentação multimídia

sobre o país, a cultura, os costumes, a alimentação, os jogos, a bandeira e naturalmente os

esportes.

5.6 Potencialidades e fragilidades da pesquisa

Como potencialidades observou-se a participação das escolas municipais, tanto por seus

professores quanto pelos alunos, que demonstram avidez por metodologias mais ativas e pela

interação com os estudantes universitários. O percurso no bairro e o percurso urbano realizado com

o conhecimento dos referenciais acerca de planejamento urbano, sustentabilidade e cidadania,

trouxe conscientização aos participantes. No ano seguinte uma das escolas desenvolveu projeto de

sustentabilidade no bairro, adotando a mesma metodologia de visitas guiadas e registros

fotográficos das questões urbanas. A outra escola solicitou e terá desenvolvido projeto de educação