Table of Contents Table of Contents
Previous Page  543 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 543 / 2158 Next Page
Page Background

543

Figura 2.

Oficinas sobre planejamento urbano e sustentabilidade

Fonte: os autores

5.2 Resultados baseados na proposta urbana elaborada pelos alunos

Após os estudos sobre os temas relacionados a inserção urbana, e levando em consideração o

diagnóstico urbano realizado pelos próprios alunos, foram desenvolvidas atividades com o intuito

de desenvolver a formação crítica e a capacidade dos alunos em propor melhorias urbanas e sociais

para o seu bairro. Cada aluno, depois de observar a falta de equipamentos urbanos e áreas de lazer

no bairro, desenvolveu em caráter esquemático o projeto do que gostaria que o seu bairro tivesse,

dentre os principais elementos propostos estão: praças e parques; equipamentos esportivos:

quadras, pistas de skate; equipamentos culturais: cinemas, áreas para apresentações artísticas;

espaços para a vida em sociedade: tribuna social (Fig. 4).

5.3 Instrumentalização: a universidade e a inserção comunitária

Para o fechamento das atividades, houve a integração das duas escolas através de um percurso

urbano, identificando os pontos localizados nos mapas e após, atividades na Universidade de Passo

Fundo. Nas dependências da universidade, houve a vista ao Museu Zoobotânico, apresentando o

projeto do Museu e as exposições desenvolvidas no local: “Biodiversidade: Preservação do Ser

Humano”, “Ecossistemas do Brasil” (Fig. 3). Depois os alunos foram encaminhados a dois

laboratórios de informática da FEAR – Faculdade de Engenharia e Arquitetura, onde auxiliados por

monitores, desenvolveram ou deram sequência à OFICINA DE SKETCHUP já iniciada,

precariamente, nas escolas: 1 - Para o pleno desenvolvimento desta atividade, com 30 alunos das

escolas municipais, foram convidados alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo para auxiliar e

tutorar a tarefa; 2 - O encanto dos alunos convidados e dos próprios monitores foi tão grande, que

a atividade mereceu ser reportada na página web da instituição; 3 - A oficina contou com a presença

de oito monitores, os quais auxiliaram as turmas no aprendizado do programa e no desenho de uma

pequena residência e seu entorno.