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seminários de apresentação de temas referentes ao planejamento urbano, integração entre alunos

da escola e acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo /UPF; desenvolvimento de oficinas

sobre mapeamento do município e da cidade de Passo Fundo, identificando as diretrizes que

norteiam o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado; a localização da escola e dos elementos

urbanos referenciais da cidade A segunda etapa tratou do reconhecimento e documentação de: a)

paisagem urbana do bairro, ; b) formas de parcelamento e do uso do solo urbano, c) disponibilidade

de equipamentos comunitários e de serviços, d) mobilidade urbana, e) infraestrutura urbana de

saneamento, f) sistematização, análise e interpretação dos dados obtidos.

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A pesquisa teve como resultados ações de conscientização da comunidade sobre a cidadania e o

direito à cidade, assim como conhecimentos sobre o planejamento urbano, noções de

sustentabilidade e formação crítica sobre os processos de conformação urbana. Para os

acadêmicos da UPF, a vivência em comunidade alertou para as reais necessidades que um projeto

urbano deva abordar. Ao mesmo tempo, os alunos das escolas municipais foram capacitados a ter

um olhar crítico sobre o espaço urbano em que vivem.

5.1 Resultados a partir do diagnóstico feito pelos alunos

A análise do bairro foi um trabalho baseado nos elementos de estruturação urbana de Kevin Lynch.

Nos fatores da paisagem urbana a analisados foram adotados os itens de análise de legibilidade

urbana proposta por Kevin Lynch (1997) que considera vias, bairros, limites, nós e marcos, inserindo

questões de sustentabilidade e cidadania. Foi realizado um percurso urbano da residência dos

alunos até à escola, com a identificação dos elementos marcantes e simbólicos existentes no

percurso no bairro e também se os mesmos estavam relacionados com outros espaços da cidade.

Foi feita a identificação e localização destes elementos urbanos nos mapas locais e no mapa do

município. No bairro, os alunos se detiveram na identificação do lote onde se encontra a residência

de cada um, analisando as áreas permeáveis e as áreas construídas. Para tanto, novas

metodologias foram propostas, com respostas gráficas através de desenhos e colagens. No lote da

residência de cada aluno foi analisada a implantação da unidade habitacional, verificando a

existência de áreas permeáveis ou não. Trabalhou-se a importância das áreas permeáveis no lote,

no bairro e na área urbana. Foi trabalhado também, em relação à implantação da residência no lote,

formas de expressão gráfica da cobertura e desenvolvimento de cálculos, para verificar a área

construída impermeável, a proporção desta área, e a relação entre uma área e outra, somando

conceitos e expressões numéricas ao trabalho. Grande interesse dos alunos e realização pessoal,

na compreensão do desafio (Fig.2).