Table of Contents Table of Contents
Previous Page  537 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 537 / 2158 Next Page
Page Background

537

449. SUSTENTABILIDADE URBANA E CIDADANIA: INTEGRAÇÃO

MULTIDISCIPLINAR ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA

KALIL, Rosa M. L.*

1

(kalil@upf.br

); GELPI, Adriana²

(gelpi@upf.br

); OLVEIRA, Wagner M. de³

(wagneroliveira@upf.br

); FENGLER, Jaqueline B.

4

(141900@upf.br

); CENCI, João H.

5

(141903@upf.br

);

*

Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil

2

Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil

3

Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil

4

Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil

5

Universidade de Passo Fundo (UPF), Brasil

RESUMO

Dentre as dimensões da educação universitária está a integração entre ensino, pesquisa e

extensão. No entanto, há dificuldade em desenvolver ações extensionistas a partir da pós-

graduação, que tem o foco predominante na pesquisa e produção científica. As agências de fomento

Fapergs e Capes propuseram edital de iniciação científica envolvendo curso de pós-graduação e

escolas de educação básica, contemplado pelo Programa de pós-graduação em Engenharia Civil e

Ambiental da UPF. A proposta enfocou o tema do planejamento urbano e da sustentabilidade como

caminhos para a educação e a cidadania em Passo Fundo, RS. Este trabalho apresenta os

resultados da pesquisa participativa envolvendo alunos e professores de escolas de ensino básico

e estudantes e pesquisadores da universidade buscando na integração interdisciplinar, contribuir

para a qualificação do processo educacional, dinamizada junto à comunidade. As atividades

objetivaram integrar, trabalhar e divulgar conceitos para a comunidade de escolas parceiras em

bairros periféricos de Passo Fundo: a escola Guaracy Barroso Marinho e a Escola Jardim América.

A metodologia ocorreu em primeira etapa na universidade e nas escolas (seminários,

apresentações e oficinas sobre planejamento urbano e sustentabilidade), e na segunda houve

levantamento de campo (reconhecimento, documentação e análise dos elementos urbanos) e

proposição de melhorias. A pesquisa participativa resultou na conscientização da comunidade sobre

a cidadania e o direito à cidade, na aquisição de conhecimentos sobre o planejamento urbano,

sustentabilidade e formação crítica sobre os processos urbanos. Aos acadêmicos, a vivência em

comunidade alertou para as reais necessidades e demandas de projetos de intervenção urbana, os

alunos das escolas capacitaram-se um olhar crítico sobre o espaço urbano em que vivem. A

interação universidade/escola demonstrou a carência da difusão de conhecimento em nível

comunitário, deixando claro que a universidade pode ter um maior alcance social e científico ao

integrar a educação básica à sua metodologia de ensino.

Palavras-chave:

planejamento, sustentabilidade, periferia urbana, integração universidade-

educação básica.

URBAN SUSTAINABILITY AND CITIZENSHIP: MULTIDISCIPLINARY

INTEGRATION BETWEEN UNIVERSITY AND BASIC EDUCATION

ABSTRACT

Among the dimensions of university education is the integration between teaching, research and

extension. However, there is difficulty in developing extensionist actions from the postgraduate level,