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dois edifícios hierarquizados e conectados, e empregar instalações aparentes, foram tomadas com
base nos padrões de projeto. As figuras 6 e 7 ilustram a aplicação dos padrões.
Figura 6.
Esquema que ilustra a aplicação de padrões
Figura 7.
Esquema com elementos de
de projeto.
sustentabilidade e permacultura.
Autora: Julia Luna. Orientadora: Liza Andrade Autora: Julia Luna. Orientadora: Liza Andrade
A Permacultura exerceu um papel essencial na seleção e definição dos materiais e métodos
construtivos e, em conjunto com os estudos de Sattler (2008), auxiliou na aplicação das técnicas de
bioconstrução empregadas no projeto. Além disso, foi decisivo no âmbito energético, determinando
o uso de placas fotovoltaicas e instalação de elementos que facilitassem a iluminação e ventilação
natural, bem como no que se refere ao manejo de águas, orientando a implantação de sistemas de
captação e armazenamento de águas pluviais. Resoluções relacionadas à gestão de resíduos
também foram tomadas com base em princípios permaculturais, como a inserção de composteiras,
biodigestores, tanque de evapotranspiração e banheiro seco, artefatos que também configuram
componentes educativos. E por último, estes princípios ainda conduziram decisões que delinearam
o desenho da área externa da escola e que são, principalmente, relativas à alimentação, como a
plantação de hortas e agrofloresta.
Finalmente, é notável o valor do processo participativo para este projeto, sem esta etapa o resultado
final não responderia tão bem às exigências e anseios da população local. O produto Casa de
Brincar se enquadra ao contexto local, a nível estético, funcional e social, graças às reuniões
realizadas, nas quais os participantes puderam expor seus desejos. Desta forma, entende-se que
o processo metodológico escolhido foi primordial para o alcance do resultado desejado e, apesar
de um tanto complexo e heterogêneo, mostrou-se satisfatório e efetivo.
O Edital da V edição da Bienal de Sustentabilidade José Lutzenberger para “Escolas Mais