Table of Contents Table of Contents
Previous Page  533 / 2158 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 533 / 2158 Next Page
Page Background

533

dois edifícios hierarquizados e conectados, e empregar instalações aparentes, foram tomadas com

base nos padrões de projeto. As figuras 6 e 7 ilustram a aplicação dos padrões.

Figura 6.

Esquema que ilustra a aplicação de padrões

Figura 7.

Esquema com elementos de

de projeto.

sustentabilidade e permacultura.

Autora: Julia Luna. Orientadora: Liza Andrade Autora: Julia Luna. Orientadora: Liza Andrade

A Permacultura exerceu um papel essencial na seleção e definição dos materiais e métodos

construtivos e, em conjunto com os estudos de Sattler (2008), auxiliou na aplicação das técnicas de

bioconstrução empregadas no projeto. Além disso, foi decisivo no âmbito energético, determinando

o uso de placas fotovoltaicas e instalação de elementos que facilitassem a iluminação e ventilação

natural, bem como no que se refere ao manejo de águas, orientando a implantação de sistemas de

captação e armazenamento de águas pluviais. Resoluções relacionadas à gestão de resíduos

também foram tomadas com base em princípios permaculturais, como a inserção de composteiras,

biodigestores, tanque de evapotranspiração e banheiro seco, artefatos que também configuram

componentes educativos. E por último, estes princípios ainda conduziram decisões que delinearam

o desenho da área externa da escola e que são, principalmente, relativas à alimentação, como a

plantação de hortas e agrofloresta.

Finalmente, é notável o valor do processo participativo para este projeto, sem esta etapa o resultado

final não responderia tão bem às exigências e anseios da população local. O produto Casa de

Brincar se enquadra ao contexto local, a nível estético, funcional e social, graças às reuniões

realizadas, nas quais os participantes puderam expor seus desejos. Desta forma, entende-se que

o processo metodológico escolhido foi primordial para o alcance do resultado desejado e, apesar

de um tanto complexo e heterogêneo, mostrou-se satisfatório e efetivo.

O Edital da V edição da Bienal de Sustentabilidade José Lutzenberger para “Escolas Mais