531
3.4 Processo Participativo e propostas alternativas
O processo participativo visou envolver o futuro usuário e a comunidade onde a escola seria inserida
no centro do processo de concepção do projeto, assim a arquitetura foi definida em função das
necessidades dos usuários. Adotou-se como atores principais as funcionárias e mães e pais de
crianças de uma creche beneficente localizada na Cidade Estrutural, a Creche Alecrim, que cuida
de 120 crianças cuja as famílias não podem pagar uma creche para os filhos. Eles especificamente
não seriam os usuários da Casa de Brincar, mas, contextualmente, têm as mesmas demandas e
necessidades dos pais dos alunos da futura creche (Figura 1).
Foram realizadas duas reuniões, na primeira (Figura 1) introduziu-se uma dinâmica com os padrões
espaciais selecionados inicialmente para a Casa de Brincar, nela os participantes puderam escolher
quais padrões gostariam que fossem aplicados ao projeto (Figura 2), e a partir deste exercício
selecionou-se os padrões finais, citados na lista acima. Na segunda reunião (Figura 3) foram
apresentadas quatro propostas de projeto, com aplicação dos padrões e foi pedido para que eles
opinassem e escolhessem a que mais gostavam. Todas as opiniões apresentadas nas reuniões
foram levadas em consideração no desenvolvimento do projeto.
Figura 1.
Primeira reunião
Figura 2.
Padrões escolhidos
Figura 3.
Segunda reunião
Imagens: Elizabeth Braga.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ao final do processo, por meio da metodologia aplicada, foi possível chegar ao resultado desejado,
o projeto de um espaço escolar voltado para a aprendizagem e diversão, que estimula a autonomia,
o “brincar” e o senso de responsabilidade na fase infantil, promovendo um desenvolvimento
saudável em um ambiente construído com responsabilidades sociais e ambientais. As figuras 4 e 5
ilustram o projeto final da Casa de Brincar.
26. Edificação principal mais destacada – a edificação principal destaca-se pelo telhado;
27. Conexão entre espaços internos e externos;
28. Assinatura local - Arquitetura que dialogue com os valores da escola;
29. Sistema de infraestrutura aparente usado como forma de educar;
30. Escola perto do parque – Neste caso, perto de um centro olímpico;
31. Conexão com a comunidade - A escola será aberta à comunidade;
32. Vista das crianças - elementos que respeitem a vista e altura delas;
33. Criança ativa na escola.