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childhood has an essential role on people’s future personality. Therefore, can be deduce that
architecture has an important function in educational environments, so improving aspects of formal
education in early ages, by working with the hidden curriculum, it’s possible to use the construction
as a tool to affect the learning skills of children. Understanding that it is the responsibility of schools
to deal with this very important phase of life, it is considered that it is part of this incumbency to take
care of children's space, so that school architecture dialogue with the principles that will be taught
by pedagogy and in the understanding of sustainability. So, this study presents reflections about the
relationship established between children and environment, and about the importance of an
architectural project centered on the development of a child. In this context, the main goal of this
article is to exhibit the process of project of a kindergarten named “Casa de Brincar”, that considered
the child as protagonist and principal user. Initially, pedagogical methodologies such as Waldorf,
Montessori and Reggio Emilia were studied. Also were searched the pattern language method,
created by Alexander (1977), used by Kowaltowski (2011) and McLennan (2013), as well as the
permaculture principles (Mollison and Holmgren, 1978) and the eco-construction (Sattler, 2008). The
outcome is a child-centered project, planned to foment the student’s autonomy and to evidence the
necessity of care for the environment. The school would be located at Cidade Estrutural, vulnerable
region of Distrito Federal, Brazil. This architecture project has been awarded the first price in the
José Luztemberger’s Bienal, Euro-Elecs of 2015, at Guimarães, Portugal.
Keywords:
School’s architecture, child education, hidden curriculum, sustainability, permaculture.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo busca contribuir para a reflexão sobre a arquitetura escolar e sua influência no
desenvolvimento infantil, por meio da apresentação do processo de projeto da creche e pré-escola
“Casa de Brincar”, um espaço educativo com preocupações sociais e ambientais, localizada na
Cidade Estrutural, região administrativa de Brasília, Distrito Federal. O enfoque central do projeto é
a exploração do espaço como um elemento transformador e educador, o ambiente construído como
ferramenta de ensino por meio de um processo projetual centrado na criança e na sustentabilidade
ambiental e social.
Entende-se que o modelo de ensino que predomina no ocidente atualmente ainda exerce um papel
autoritário e repressor, marcando negativamente a vida de muitas pessoas, que é reforçado nos
projetos de arquitetura, espaços frios e padronizados. Observando empiricamente o sistema
educacional (ocidental) atual pode-se deduzir que não há a preocupação adequada com o espaço
de ensino. Contata-se assim que, como o próprio modo de ensinar, o local onde este ocorre está
obsoleto e ultrapassado, o que justifica a busca alternativas que tragam inovação e soluções para
a educação.
Aproximando a problemática para o contexto brasileiro, a realidade escolar ainda é muito precária
em relação à qualidade de ensino que preze pelo desenvolvimento humano do indivíduo. As práticas
escolares, de modo geral, ainda enraizadas em modelos rígidos e autoritários, não se comprometem
com a promoção da liberdade e da autonomia total da criança e o próprio espaço arquitetônico com
sua concepção inflexível, não contribui para o exercício de novas possibilidades pedagógicas
espaciais. A configuração do espaço escolar deve dialogar diretamente com o método pedagógico
adotado pela instituição e representar de forma física os valores e intuitos da escola, pois assim
eles serão absorvidos pela criança através da vivência do espaço. Portanto, é importante
reconhecer seu caráter pedagógico.
Considera-se que o espaço não é neutro, que a arquitetura não tem apenas significado estético,
econômico e funcional, mas que possui também um sentido sociológico e ecológico, a arquitetura
deve dialogar com as pessoas envolvidas e seu meio, não deve ser algo estático. A humanização