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427. “CASADE BRINCAR”: COMO O PROJETOARQUITETÔNICO DE

ESCOLAS INFANTIS PODE SER MAISADEQUADO PARAO

DESENVOLVIMENTO DACRIANÇA?

LUNA, Julia Regina Braga Pereira*

1

(ju.luna@gmail.com

); ANDRADE, Liza Maria Souza

2

(lizamsa@gmail.com

);

1

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UnB) – Brasil

2

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UnB) – Brasil

*

Julia R. B. P. Luna

RESUMO

Neste artigo parte-se do princípio que o espaço exerce influência sobre o bem-estar e qualidade de

vida dos indivíduos que nele habitam e que a arquitetura possui, entre outros, um sentido

sociológico e afetivo, exercendo assim, um papel importante nos ambientes educativos. Considera-

se, também, que a fase infantil é determinante na formação da nossa personalidade, e por isso a

educação formal necessita de estímulos advindos do currículo oculto, tendo o ambiente construído

como uma valiosa ferramenta de educação. Entendendo que às escolas cabe a responsabilidade

de lidar com esta fase, julga-se que faz parte deste encargo cuidar do espaço infantil, de forma que

a arquitetura escolar dialogue com os princípios que serão ensinados pela pedagogia e no

entendimento da sustentabilidade. Assim, este trabalho apresenta reflexões sobre a relação

estabelecida entre criança e lugar, e trata da importância de um projeto arquitetônico desenvolvido

para atender as necessidades da educação infantil. Neste sentido, o objetivo deste artigo é

apresentar a metodologia de processo de projeto arquitetônico de uma escola infantil intitulada

“Casa de Brincar”, que tem a criança como protagonista e principal usuário de um ambiente

adequado ao seu desenvolvimento. Inicialmente, estudou-se metodologias pedagógicas como a

Waldorf,

Montessori

e

Reggio Emilia,

bem como os parâmetros de projeto para edifícios escolares

concebidos por Kowaltowski (2011) e os padrões de organização desenvolvidos por Alexander

(1977) e McLennan (2013), além dos princípios da Permacultura (Mollison e Holmgren, 1978) e da

ecoconstrução (Sattler, 2008). O resultado obtido foi a proposta de uma escola situada na Cidade

Estrutural, região administrativa do Distrito Federal em situação de vulnerabilidade social e

ambiental, que foge do modelo tradicional atual, projetada visando as necessidades e anseios da

criança, desenvolvido para promover autonomia e educação ambiental por meio do entendimento

do ambiente construído. Este projeto foi premiado em primeiro lugar na Bienal José Luztemberger

do Euro-Elecs de 2015 em Guimarães, Portugal.

Palavras-chave:

Arquitetura escolar, educação infantil, currículo oculto, sustentabilidade,

permacultura.

"PLAYING HOUSE": HOW CAN THE ARCHITECTURAL DESIGN OF

CHILDREN SCHOOLS BE MORE SUITABLE FOR THE DEVELOPMENT

OF THE CHILD?

ABSTRACT

This article is based upon two main concepts, first being that architecture has a strong influence on

the sociological and behavioral aspect of individuals. On the second hand, it’s assumed that