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427. “CASADE BRINCAR”: COMO O PROJETOARQUITETÔNICO DE
ESCOLAS INFANTIS PODE SER MAISADEQUADO PARAO
DESENVOLVIMENTO DACRIANÇA?
LUNA, Julia Regina Braga Pereira*
1
(ju.luna@gmail.com); ANDRADE, Liza Maria Souza
2
(lizamsa@gmail.com);
1
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UnB) – Brasil
2
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UnB) – Brasil
*
Julia R. B. P. Luna
RESUMO
Neste artigo parte-se do princípio que o espaço exerce influência sobre o bem-estar e qualidade de
vida dos indivíduos que nele habitam e que a arquitetura possui, entre outros, um sentido
sociológico e afetivo, exercendo assim, um papel importante nos ambientes educativos. Considera-
se, também, que a fase infantil é determinante na formação da nossa personalidade, e por isso a
educação formal necessita de estímulos advindos do currículo oculto, tendo o ambiente construído
como uma valiosa ferramenta de educação. Entendendo que às escolas cabe a responsabilidade
de lidar com esta fase, julga-se que faz parte deste encargo cuidar do espaço infantil, de forma que
a arquitetura escolar dialogue com os princípios que serão ensinados pela pedagogia e no
entendimento da sustentabilidade. Assim, este trabalho apresenta reflexões sobre a relação
estabelecida entre criança e lugar, e trata da importância de um projeto arquitetônico desenvolvido
para atender as necessidades da educação infantil. Neste sentido, o objetivo deste artigo é
apresentar a metodologia de processo de projeto arquitetônico de uma escola infantil intitulada
“Casa de Brincar”, que tem a criança como protagonista e principal usuário de um ambiente
adequado ao seu desenvolvimento. Inicialmente, estudou-se metodologias pedagógicas como a
Waldorf,
Montessori
e
Reggio Emilia,
bem como os parâmetros de projeto para edifícios escolares
concebidos por Kowaltowski (2011) e os padrões de organização desenvolvidos por Alexander
(1977) e McLennan (2013), além dos princípios da Permacultura (Mollison e Holmgren, 1978) e da
ecoconstrução (Sattler, 2008). O resultado obtido foi a proposta de uma escola situada na Cidade
Estrutural, região administrativa do Distrito Federal em situação de vulnerabilidade social e
ambiental, que foge do modelo tradicional atual, projetada visando as necessidades e anseios da
criança, desenvolvido para promover autonomia e educação ambiental por meio do entendimento
do ambiente construído. Este projeto foi premiado em primeiro lugar na Bienal José Luztemberger
do Euro-Elecs de 2015 em Guimarães, Portugal.
Palavras-chave:
Arquitetura escolar, educação infantil, currículo oculto, sustentabilidade,
permacultura.
"PLAYING HOUSE": HOW CAN THE ARCHITECTURAL DESIGN OF
CHILDREN SCHOOLS BE MORE SUITABLE FOR THE DEVELOPMENT
OF THE CHILD?
ABSTRACT
This article is based upon two main concepts, first being that architecture has a strong influence on
the sociological and behavioral aspect of individuals. On the second hand, it’s assumed that